Obesidade e Excesso de Peso? Saiba como acabar com isso já!

Obesidade e Excesso de Peso? Saiba como acabar com isso já!

Na semana passada o Ministério da Saúde divulgou dados da nova edição da pesquisa Vigitel que são alarmantes para o Brasil: um em cada cinco brasileiros é obeso. Para se ter uma ideia, de 2006 para cá, a população obesa do país passou de 11,8% para 18,9%. No mesmo período, o excesso de peso também teve um crescimento pavoroso de 26%.

Ao todo, a pesquisa ouviu mais de 53 mil pessoas com mais de 18 anos, em todas as capitais do país. O objetivo, segundo o órgão, é monitorar os hábitos de saúde e fatores de risco para doenças crônicas, como diabete e hipertensão.

O cálculo para saber se uma pessoa é obesa ou com excesso de peso é obtido através do Índice de Massa Corpórea (IMC) que divide o peso da pessoa pela altura ao quadrado. Índices iguais ou maiores que 25 são considerados como excesso de peso e maiores de 30 kg/m2, obesidade. Um exemplo: uma pessoa que tem 1,7m de altura e pesa 70 kg tem o índice de massa corpórea de 24,22kg/m2 (essa pessoa, portanto, não está com excesso de peso).

 

Alimentação precária

O estudo ainda apontou que o consumo de feijão caiu de 67,5% em 2012 para 61,3% em 2016. A queda pode ser explicada pela crise econômica que se instaurou no país e que afetou diretamente o consumo dos brasileiros, principalmente em relação a leguminosa.

Mas outro apontamento mostra outro problema nos hábitos alimentares no país: apenas 1 a cada 3 brasileiros consome frutas e hortaliças nos cinco dias da semana. “O Brasil passa por uma transição nutricional, que antes era de desnutrição e agora estamos entre os países que apresentam altas prevalências de obesidade”, afirmou a coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde Michele Lessa.

 

Mulheres estão mais obesas que os homens

O estudo aponta também que a porcentagem de mulheres obesas é maior do que a dos homens: enquanto 8,1% dos homens são obesos, 19,6% das mulheres se encontram no mesmo estado. Quando o cenário é excesso de peso o cenário inverte: 50,5% das mulheres e 57,7% dos homens.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso; e mais de 700 milhões, obesos.

 

Como combater a obesidade e o excesso de peso?

Para aqueles que querem ter uma vida mais saudável e, consequentemente, perder peso não tem segredo: É comer melhor e praticar atividades físicas. Lógico que, em casos mais extremos, pode ser necessário uma intervenção cirúrgica, mas quem sempre irá ter o poder de decisão sobre essa questão é o médico.

Então, se você quer perder peso de forma saudável, é muito importante que você pratique atividades físicas e tenha uma alimentação balanceada e saudável. Neste último existem várias dicas que podem te ajudar.

 

Óleo de Coco

Óleo de Coco está na moda por um simples motivo: ele ajuda a emagrecer!  Em uma pesquisa realizada na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, o Óleo de Coco foi adicionado às refeições dos participantes. Eles não só apresentaram uma perda significativa de peso, como perderam sete vezes mais a gordura da barriga do que os outros!

 

Isso acontece porque o óleo é rico em antioxidantes que apresentam uma série de benefícios para o organismo: prevenção de doenças cardiovasculares, auxílio no emagrecimento, redução das taxas de colesterol, ação antifúngica (auxiliando no tratamento de candidíase e gastrite bacteriana) e fortalecimento da imunidade.

 

Por ser um alimento termogênico, o Óleo de Coco aumenta o gasto energético do organismo e, em consequência, a perda de peso e de medida na cintura. Também promove mais saciedade, por ser uma gordura que aumenta o tempo com que os alimentos passam do estômago para o intestino.

 

Dica de consumo: Uma característica do Óleo de Coco é cristalizar em temperaturas mais baixas. Caso isso aconteça, aqueça o óleo em banho maria e espere ele voltar a temperatura ambiente para usar, por exemplo, como tempero para saladas.

 

Óleo de Linhaça

A linhaça é uma semente oleaginosa rica em ácidos graxos, que ajudam na redução de triglicerídeos, na regulação da pressão arterial e no combate à inflamação das células de gordura. O óleo desta semente ainda possui ligninas em sua composição, que são transformadas em substâncias semelhantes aos hormônios estrógenos e, em consequência, levam à redução do colesterol total e do LDL (colesterol ruim) e à regulação da pressão arterial. Os ácidos graxos do Óleo de Linhaça também estimulam mais à saciedade do que os outros tipos de óleo.

 

Dica de consumo: Assim como o Óleo de Coco, o Óleo de Linhaça pode perfeitamente ser usado para temperar saladas

 

Óleo de Cártamo

O óleo extraído da semente de cártamo é muito bom para quem quer perder a gordura localizada na barriga. Isso porque ele possui cerca de 80% de ácido linoleico e 20% a 40% de ácido oleico, duas substâncias muito importantes e que ajudam na perda de peso. Porém, assim como qualquer produto, seu consumo deve ser moderado:

 

Dica de consumo: Para o Óleo de Cártamo, o ideal é tomar uma colher de sopa meia hora antes ou depois de todas as refeições.

Nunca consuma ou aplique insumos vegetais ou animais sem orientação e acompanhamento de um profissional qualificado e de sua confiança.

“O Ministério da Saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas de que este produto previna, trate ou cure doenças. ”

Onde encontrar: Você encontra esses e outros Óleos acessando este link: mundodosoleos.com ou indo até a nossa loja localizada no CLSW 504 Bloco “B” loja 46, Sudoeste, Brasília (DF).

Descarte do Óleo

O descarte não adequado dos Óleos pode acarretar entupimento nas tubulações e ainda poluir a água. Por isso, procure locais próprios para o descarte. Armazene em um vidro e dirija-se aos postos de coleta da sua cidade.

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e artigos como esse.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados