Efeitos da inalação de óleos essenciais de Limão Siciliano, Sândalo e Cânfora na atividade do cérebro humano

Efeitos da inalação de óleos essenciais de Limão Siciliano, Sândalo e Cânfora na atividade do cérebro humano

Efeitos da inalação de óleos essenciais de Citrus limonum L., Santalum
album e Cinnamomum camphora na atividade do cérebro humano

Introdução:

A inalação de óleos essenciais tem vários efeitos no corpo humano. No entanto, seus efeitos sobre a função cognitiva e a base neural permanecem obscuros. Nosso objetivo foi investigar os efeitos da inalação de óleos essenciais de limão, sândalo e kusunoki em seres humanos e na atividade cerebral e função de memória usando eletroencefalografia multicanal e
estimativa da atividade da fonte cerebral.


Métodos:

Os participantes realizaram uma tarefa de memória de trabalho letra 2-back durante medições eletroencefalográficas antes e depois da inalação de óleo essencial. Cérebro ativação, dificuldade da tarefa, grau de concentração e desempenho da tarefa foram comparados entre os óleos essenciais e um controle sem perfume.


Resultados:

- O desempenho da tarefa melhorou significativamente após a inalação do óleo essencial de limão siciliano.

- A inalação do óleo essencial de limão siciliano resultou na ativação das bandas delta e theta no córtex pré-frontal, incluindo o cingulado anterior e o córtex orbito frontal, superior giro temporal, para-hipocampal e ínsula. Durante a inalação, alfa persistente ativação de banda foi observada no córtex pré-frontal, incluindo o córtex cingulado anterior.

- A inalação do óleo essencial de sândalo levou à ativação das bandas beta e gama no córtex pré-frontal, incluindo o córtex cingulado anterior.

Conclusão: Nossos achados demonstram que diferentes óleos essenciais têm efeitos específicos na atividade cerebral relacionada à emoção e ao processamento da memória.

 

Fonte: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/pdf/10.1002/brb3.2889

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados