7 óleos essenciais para tosse (e como usar)

7 óleos essenciais para tosse (e como usar)

A aromaterapia é uma terapia natural que utiliza óleos essenciais para tratar vários problemas no corpo. Uma vez que todos os óleos podem ser inalados, esta terapia é excelente no tratamento de problemas respiratórios.

Embora sejam naturais, os óleos essenciais devem sempre ser utilizados com supervisão de um aromaterapeuta ou outro profissional de saúde, já que, em alguns casos, especialmente de crianças ou pessoas com maior sensibilidade, pode haver um agravamento dos sintomas.

Para combater a tosse, alguns dos óleos essenciais com maior comprovação científica incluem:

  1. Eucalipto;
  2. Hortelã-pimenta (menta piperita);
  3. Árvore-do-chá, Melaleuca ou Tea tree;
  4. Tomilho;
  5. Alecrim
  6. Lavanda;
  7. Orégano.

Esta terapia pode ser usada para complementar o tratamento médico porque, além de tratar a tosse e acalmar as vias respiratórias superiores, tem também um efeito anti-séptico, impedindo o desenvolvimento de vírus e bactérias nos pulmões, que podem evoluir para uma pneumonia, por exemplo.

Como usar os óleos contra a tosse

Para aproveitar as propriedades medicinais presente em cada planta pode-se adotar as seguintes estratégias:

1. Inalar o frasco do óleo

Fazer inalações diretamente do frasco do óleo essencial é a forma mais completa de tratar o corpo, pois além de as partículas do óleo entrarem em contato direto com a muscosa do pulmão, também conseguem chegar rapidamente no cérebro, levando o corpo a se re-equilibrar.

Para se fazer inalações corretamente deve-se inspirar fundo com o nariz próximo a boca do frasco, prender o ar por 2 ou 3 segundos e depois deitar o ar para fora pela boca. De início, deve-se fazer 3 a 5 inalações, 10 vezes por dia, 1 depois ir aumentando até as 10 inalações, 10 vezes por dia. Antes de dormir, também se pode fazer 10 minutos de inalação, especialmente se a tosse estiver interrompendo o sono.

2. Colocar gotas no travesseiro

Basta adicionar 1 ou 2 gotas do óleo essencial que deseja usar diretamente num travesseiro, ou num pequeno saquinho de cheiro que pode ser colocada por baixo do travesseiro para aproveitar o seu aroma durante o sono.

3. Usar um difusor de essências

Uma outra forma é utilizar um difusor de essências para que o aroma se espalhe pelo ar. Basta adicionar 1 ou 2 gotas diretamente no equipamento, o que pode ser uma boa estratégia para usar tanto durante o dia, quanto à noite.

4. Usar uma bacia com água quente

Uma outra forma é utilizar um recipiente com água fervendo e acrescente os óleos essenciais, que irão evaporar com a água quente, aromatizar o quarto e irão penetrar no pulmão da pessoa com tosse através da respiração.

5. Massagem no peito com óleos

Misturar 2 gotas do óleo essencial que pretende usar em 1 colher de sopa de um óleo vegetal, como óleo de sésamo ou de coco. A massagem no peito ajuda a descongestionar o nariz, sendo ótima para ser aplicada após o banho e antes de ir dormir.

Bibliografia

  • UENO-LIO, T. el a.. Lavender essential oil inhalation suppresses allergic airway inflammation and mucous cell hyperplasia in a murine model of asthma. Life Sciences. Vol.108, n.2. 109-115, 2014
  • HORVATH, Gyorgyi; ÁCS, Kamilla. Essential oils in the treatment of respiratory tract diseases highlighting their role in bacterial infections and their anti-inflammatory action: a review. Flavour and Fragrance Journal. n.30. 331-341, 2015
  • FABIO, A et al. Screening of the antibacterial effects of a variety of essential oils on microorganisms responsible for respiratory infections. Phytotherapy Research. Vol.21, n.4. 374-377, 2007

Fonte: https://www.tuasaude.com/aromaterapia-para-tosse/

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados