ARTIGO CIENTÍFICO -Determinação do Perfil de Ácidos Graxos do Óleo da Amêndoa do Fruto do Licuri

ARTIGO CIENTÍFICO -Determinação do Perfil de Ácidos Graxos do Óleo da Amêndoa do Fruto do Licuri

TÍTULO: DETERMINAÇÃO DO PERFIL DE ÁCIDOS GRAXOS DO ÓLEO DA AMÊNDOA DO FRUTO DO LICURI (SYAGRUS CORONATA (MARTIUS) BECCARI)

AUTORES: BATISTA, A. A. - CEFET-BA, RIBEIRO, N. M. - CEFET-BA, SANTIAGO, D. J.- CEFET-BA, VELOSO, M.C.C.- CEFET-BA*
VELOSO@CEFETBA.BR


RESUMO: O licuri (Syagrus coronata) é uma palmeira nativa do Brasil, largamente disseminada por todo o semi-árido do país. O fruto do licuri, conhecido pela mesma denominação da palmeira, é totalmente comestível. Apesar do grande potencial nutritivo e oleaginoso do licuri, pouca atenção tem sido dada para o estudo detalhado do valor nutritivo deste fruto. Neste trabalho foi determinada a composição de ácidos graxos do óleo da amêndoa do fruto do licuri. Os lipídeos totais foram extraídos pelo método Bligh-Dyer. Os ácidos graxos foram determinados na forma de ésteres metílicos. A análise dos ésteres metílicos foi feita por Cromatografia Gasosa acoplada a Espectrometria de Massas. A quantificação foi feita por normalização, e os ácidos graxos (AG) determinados foram predominantemente saturados.

PALAVRAS CHAVES: licuri; amêndoa; ácidos graxos

INTRODUÇÃO: O licuri (Syagrus coronata (Martius) Beccari) é uma palmeira largamente disseminada por todo o semi-árido do Nordeste brasileiro. Conhecida como “ouricuri” e “nicuri”, esta palmeira nativa da Mata Atlântica é capaz de resistir à secas prolongadas, florescer e frutificar por um longo período do ano. Por ser uma espécie totalmente aproveitável, é considerado um provedor fundamental de recursos para a subsistência da população de regiões pobres (DRUMOND et al, 2000).O fruto do licuri, conhecido pela mesma denominação da palmeira, frutifica em cachos (CREPALDI et al, 2001). Enquanto verdes possuem uma polpa fibrosa e um endosperma líquido, que se torna sólido no amadurecimento, dando origem à amêndoa. A polpa e a amêndoa, in natura, são usadas para o consumo humano. Apesar do grande potencial nutritivo e oleaginoso do licuri, pouca atenção tem sido dada para o estudo detalhado do valor nutritivo e do aproveitamento completo deste fruto. Estudos sobre a composição centesimal de sua polpa e da amêndoa são incipientes, e a composição detalhada de seus AG não está descrita na literatura. Este trabalho teve por objetivo a determinação da composição de AG do óleo da amêndoa do licuri.

MATERIAL E MÉTODOS: Os frutos coletados foram lavados, pesados e mensurados. Alíquotas de 3g da amêndoa, foram trituradas e colocadas em agitação, por 30 min., com uma mistura de MeOH:CHCl3:H2O (20:10:10mL). Posteriormente, foram adicionados 10mL de CHCl3, e a suspensão foi agitada por 2 min.Os lipídeos foram saponificados com NaOH (0,5M), e metilados com uma sol. 14% de BF3 em MeOH (METCALFE et al, 1966). Os ésteres metílicos foram extraídos e analisados por CGAR-EM, utilizando coluna capilar HP-5MS (30m x 0,25mm D.I. e 1μm de 5% fenil-polidimetilsiloxano). As injeções foram feitas em split(1:50). As condições cromatográficas foram: temp. inicial de 1200C →1700C (80C/min) e depois até 2400C (20C/min), mantendo-se por 10min a 2400C. Temp. injetor em 2500C. A detecção foi feita utilizando ionização por impacto de elétrons (70eV): temp. da linha de transferência, 2500C; temp. da fonte de íons a 2500C. A identificação dos AG foi feita pelo uso em conjunto dos seguintes parâmetros: comparação dos tempos de retenção dos ésteres metílicos com os de padrões autênticos; comparação entre os fragmentos destes com os de padrões e os das substâncias contidas na biblioteca NIST.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram utilizados frutos maduros com peso médio de 6,90g±0,61; 2,16cm de diâmetro transversal e 2,69cm de diâmetro longitudinal. A amêndoa, após a retirada do endocarpo, apresentou um alto rendimento (44,15%). Não existe um método padrão para a extração de lipídeos, que é feita de diversos modos, dependendo do tipo de matriz. O método utilizado neste trabalho foi o desenvolvido por Bligh&Dyer. Os AG contidos no conteúdo de lipídeos totais, foram determinados na forma de ésteres metílicos, e a análise destes foi feita por CGAR/EM. A quantificação foi feita por normalização, considerando-se a porcentagem de área do respectivo pico em relação à área total dos picos detectados, incluídos os picos não identificados. Os AG determinados no óleo metilado da amêndoa são constituídos predominantemente AG saturados, sendo que os mais abundantes foram: caprílico (C8:0) (27%), cáprico (C10:0) (15%), láurico (C12:0) (39%), mirístico (C14:0) (8,1%), palmítico (16:0)(4,0%) e o esteárico(18:0)(4,2%) O único AG insaturado determinado foi o ácido oléico (C18:1), da família -9, que apresentou-se apenas em pequena quantidade (4,5%)



CONCLUSÕES: Na fração lipídica da amêndoa do licuri foram encontrados uma pequena variedade de ácidos graxos, sendo estes majoritariamente saturados. Este perfil indica que este óleo não apresenta, de acordo com as atuais definições de um alimento funcional, um grande potencial nutritivo. No entanto esta composição lhe confere perspectivas para ser utilizado na indústria de cosméticos.

AGRADECIMENTOS:PRONEX/FAPESB CNPq e CEFET-BA

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:BLIGH, E. G; DYER, W. J. a rapid method of total lipid extraction and purification. Can. J. Biochem. Physiol. 1959, 37, 911-917.
CREPALDI, I. C.; Muradian-Almeida, L. B.; Rios, M. D. G.; Penteado, M. V. C.; Salatino, A. Composição nutricional do fruto do licuri (Syagrus coronata (Martius) Beccari). Revista Brasileira de Botânica, 2001, 2, 155-159.
DRUMOND, M. A. Avaliação e identificação de ações prioritárias para a conservação, utilização sustentável e repartição de benefícios da biodiversidade do bioma caatinga. Site www.biodiversitas.org/caatinga/relatorios/uso_sustentavel.pdf, acessado em 14/08/2003.
METCALFE, L. D.; SCHMITZ, A. A.; PELKA, J. R. Rapid preparation of fatty acid esters from lipids for gas chromatography analysis. Anal. Chem. 1966, 38, 514-515
Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados