Benefícios do Óleo de Coco

Benefícios do Óleo de Coco

BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE COCO

Óleo de coco é extraído do coco, ou cocos nucifera, utilizando um processo molhado, primeiro fazendo o leite de coco (pressionando, desfiando e misturando com água) e depois deslizando o óleo para depois de se separar da água (geralmente entre 12 e 24 horas).

Ou em processo a seco pressionando o coco, retalhando-o a partir da noz do coco para obter-se óleo de coco virgem. Esse é o método que produzimos.

Óleo de coco caseiro pode ser feito usando o método tradicional de processo por via molhada.

Benefícios de saúde do óleo de coco e medicinais vêm dos ácidos graxos como o ácido láurico, assim como a vitamina E, vitamina K, gama tocoferol (outra forma de vitamina E) e ferro.

Ácido láurico no óleo de coco dá-lhe as suas propriedades anti-bacterianas, anti-viral e anti-fúngicos.Estas propriedades têm a capacidade para curar muitos tipos diferentes de doenças.

O antioxidante da vitamina E protege-nos dos radicais livres que atacam tecidos e órgãos e também auxilia o corpo na utilização de vitamina K, essencial para a coagulação do sangue.

Nosso corpo usa ferro para muitas razões diferentes, incluindo a produção de hemoglobina e mioglobina. O composto de ferro no óleo de coco ajuda a prevenir a anemia, uma deficiência de ferro que causa hematomas excessivos, entre outras coisas.

Benefícios para a saúde com óleo de coco são inúmeros e entre eles é para o uso medicinal do cuidado do cabelo e para o fortalecimento dos ossos e dentes.Tratamentos capilares e cuidados com a pele, perda de peso, alívio do estresse, digestão, imunidade e contusões são algumas das áreas menores que se pode beneficiar do óleo de coco.

Para pele e cabelo, o óleo de coco age como um hidratante natural para ajudar a se livrar do couro cabeludo seco e escamoso ou na pele. Ele também ajuda a evitar piolhos. Quando usado como óleo de massagem no couro cabeludo, ajuda a remover a fadiga mental e estresse.

As propriedades antimicrobianas no óleo de coco ajudam o organismo a absorver importantes vitaminas e nutrientes, incluindo cálcio para os ossos ficarem mais fortes, o que ajuda na digestão e melhor imunidade contra várias infecções, incluindo HIV e câncer.

Os Benefícios de saúde do óleo de coco e usos medicinais incluem perda de peso através de uma melhor digestão e metabolismo aumentado. Benefícios de saúde do óleo de coco e usos medicinais podem cobrir muitas áreas, mas como ele é usado é muito mais restrito.

Óleo de coco pode ser usado para cozinhar, assim recebemos os benefícios saudáveis, ou como um óleo de massagem ou condicionador para receber seus benefícios externos. O óleo de coco é usado em muitas loções e cremes  que usamos no nosso dia a dia, mas podemos ter mais benefícios se consumirmos óleo de coco em nossa dieta como uma medida preventiva contra doenças comuns. 

AÇÃO ANTIOXIDANTE

Colabora na diminuição da produção de Radicais Livres, pois a gordura do coco diminui as necessidades de Vitamina E do organismo.

 

COLESTEROL

Ajuda na redução do chamado mau colesterol, LDL, evitando que o mesmo se oxide. Além disso, ainda promove a elevação do bom colesterol, o HDL, contribuindo assim na prevenção e tratamento das doenças cerebrais e cardiovasculares.

 

COLABORA NO PROCESSO DE EMAGRECIMENTO

De fácil absorção, a gordura do coco é melhor fonte de triglicerídeos de cadeia média, não necessita de enzimas para sua digestão e metabolismo. No fígado, estes triglicerídeos se transformam rapidamente em energia, desta maneira não se depositam no organismo. Por isto, ela é considerada termogênica, capaz de gerar calor e queimar calorias. Esta capacidade, aliada à facilidade que a gordura de coco tem de estimular a glândula tireoide, aumenta o metabolismo basal, e consequentemente emagrece.

 

MELHORA O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Indo na prevenção e no combate aos vermes, bactérias, vírus e fungos, restabelece a energia roubada por estes agentes. Consequentemente, melhora a absorção dos nutrientes, aumentando todas as defesas do organismo. A gordura do coco apresenta a maior concentração de Ácido Láurico dentre todas as gorduras vegetais. Este ácido é o mesmo ácido graxo presente no leite materno e no organismo, e convertido em monolaurin, tem ações para combater inúmeras infecções. Centenas de trabalhos científicos mostram que a gordura de coco extra virgem é capaz de ajudar a combater uma infinidade de bactérias, leveduras, fungos e vírus tais como sarampo, herpes, estomatite vesicular, Cytomegalovirus (CMV), Epstein Bar Vírus, vírus da hepatite C (HCV), AIDS (HIV), giárdia, cândida, cryptosporidium e outros parasitas intestinais.

 

REGULA A FUNÇÃO INTESTINAL

Tanto no caso do prisão de ventre, como no caso da diarréia, os componentes da gordura de coco agem normalizando as funções intestinais.

 

TIREOIDE

Estudos realizados há mais de 30 anos comprovam que a gordura de coco estimula a função da glândula tireoide, tendo ainda ação antienvelhecimento, já que o bom funcionamento da tireoide faz com que o mau colesterol produza hormônios antienvelhecimento, Pregnenolona, Progesterona e DHEA.

 

AÇÃO COSMÉTICA

Os efeitos dos cremes e loções comerciais são temporários, pois em poucas horas, a água proveniente deles é absorvida, acabam não sendo hidratantes eficazes, além de trazer uma montanha de radicais livres, que acabam por agravar a situação da pele.

A gordura do coco pode ser aplicada diretamente sobre a pele e mesmo nos cabelos, é só massagear uma quantidade equivalente a uma colher de sobremesa antes do banho. Além de hidratar a pele e não conter radicais livres, previne rugas garantindo uma verdadeira ação antienvelhecimento, isto se deve à lubrificação da pele, permitindo que os nutrientes do sangue cheguem até ela.

 

AÇÃO DERMATOLÓGICA

Além do poder bactericida, pode ser usada como cicatrizante de feridas, picadas de insetos, proporciona alívio para queimaduras, eczemas e dermatites de contato, bem como no tratamento e herpes e candidíase.

 

DIABÉTICOS

A gordura do coco ajuda a controlar a compulsão por carboidratos. Assim como os alimentos ricos em fibras ajudam a manter um níveis estáveis de insulina no sangue, consequentemente facilitando a vida dos diabéticos, a gordura do coco proporciona uma sensação de saciedade ainda maior, e não estimula a liberação de insulina, contribuindo desta forma para diminuir a compulsão por carboidratos.

 

FADIGA CRÔNICA E FIBRIOMIALGIA

A esmagadora maioria da classe médica ainda insiste em afirmar que estas duas são, na verdade, um quadro depressivo mascarado, devendo portanto ser tratados com antidepressivos. Enquanto na fibromialgia predomina o sintoma DOR, na síndrome da fadiga crônica predomina o CANSAÇO. Hoje, a gordura de coco extra virgem talvez seja uma das melhores soluções para combater ambas.

 

Em resumo, são estes os benefícios do óleo de coco. É preciso estar atento para comprar sempre o extra virgem, prensado a frio e com o selo de autenticidade e pureza. Quanto às cápsulas, sempre tenha orientação para o uso suplementar de cápsulas.

Sobre o óleo para cozinhar, você pode trocar TODOS os óleos pelo óleo de coco, que inclusive pode ser reutilizado sem prejuízo nenhum, quantas vezes você quiser.

 

 

Fontes:

Orgânicos Facts Saúde Benefícios do óleo de coco

EUA Notícias Saúde: O óleo de coco e água de côco fornecem benefícios à saúde?

https://drvictorsorrentino.com.br/os-beneficios-do-oleo-de-coco/

 

CONHEÇA NOSSOS PRODUTOS!
Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados