A laranja possui um currículo extenso e versátil. Por ser rica em vitamina C, é muito procurada para combater e prevenir sintomas da gripe e do resfriado.
Mas a laranja não se limita apenas a estes cuidados.
Made in China
Após desembarcar no Brasil, no idos do século XVII, com a ajuda dos portugueses e espanhóis que aqui, ancoraram suas caravelas cobertas de laranjas vindas da China. Nesse tempo, iniciaram-se então as primeiras descobertas do que esse fruto poderia fazer pela nossa saúde e bem-estar – incluindo as receitas gostosas.
Benefícios para o sistema digestivo
O óleo extraído da fruta apresenta possibilidades na prevenção e cuidados de outros problemas, como por exemplo, os que se manifestam no sistema digestivo.
De acordo com informações lançadas no portal do Conselho Federal de Medicina (CFM), em 2014, um levantamento apontava que “A dispepsia funcional, também conhecida como indigestão, é responsável por 40 a 70% das queixas gastroenterológicas e está presente em 25 a 40% da população geral e apenas 22% dos pacientes chegam ao especialista.
A síndrome do intestino irritável alcança 10 a 20% da população de países europeus e nos Estados Unidos.”
“Devido a esses problemas, muitas vezes as pessoas se afastam dos trabalhos, se afastam da vida social, e isto traz uma série de fatores que faz com que a qualidade de vida caia.” Afirma o então presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), José Roberto de Almeida.
Diante desse cenário, o óleo de laranja funciona como um meio natural na prevenção dessas doenças e na facilitação da digestão, graças ao magnésio presente em sua composição.
O óleo de laranja é indicado para:
- Diarréia
- Constipação
- Síndrome do intestino irritado
- Flatulências
- Colites – inflamação do intestino grosso (cólon),
- Indigestão
- Retenção de líquidos
- Eliminação de gorduras
- Enjoos
- Colesterol ruim alto
- Queimaduras
- Feridas
Bye bye depressão
Além desses benefícios, o óleo atua como antidepressivo, calmante e relaxante. Efeitos que podem ser aliados a aromaterapia.
Como consumir?
Pode-se consumir algumas gotas do óleo como molho ou ingrediente para comidas e saladas.
- Misturado à água, pode ser utilizado em massagens, banhos de imersão, compressas, inalações, escalda-pés.
- Quando usar em banheiras, utilize no máximo quatro gotas para uma de tamanho médio. Se houver excesso do produto na água, podem ocorrer irritações na pele.
Contraindicações
Ao utilizar o produto para massagens, evite exposição ao sol, pois por ser feito de fruta cítrica, pode causar queimaduras manchas de pele.
Onde encontrar:
Você encontra o óleo de laranja acessando este link: mundodosoleos.com ou indo até a nossa loja localizada no CLSW 504 Bloco “B” loja 46, Sudoeste, Brasília (DF). Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no facebook e acompanhe novidades e artigos como esse. Gostou do artigo? Já usou óleo de laranja? Conte pra gente e compartilhe pelo Facebook .