Combata a Enxaqueca usando essas maravilhas aqui!

Quem tem ou teve nunca esquece. É uma dor muito característica que faz com que não consigamos sair da cama nem abrir os olhos. É uma dor aguda que parece latejar uma parte do cérebro, que incomoda horrores como é difícil ficar simplesmente esperando que ela passe. É claro que estamos falando da famosa e indesejável enxaqueca!

 

Mas afinal, o que é enxaqueca?  

 

Enxaqueca são crises de dor de cabeça que duram de horas a dias, podendo vir com enjoo, vômitos, sensibilidade à luz, barulho e cheiros. Em alguns casos ocorre visão embaçada, visão de pontos luminosos, cegueira parcial, fala embaralhada, formigamentos na face e corpo.

Enxaqueca é uma doença crônica. Doença crônica é aquela doença que teve início há algum tempo atrás, mas não tem data para terminar. A enxaqueca é bem assim: a primeira crise acontece num determinado momento da vida, e depois pode se repetir, indo e vindo, por tempo indeterminado.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC), cerca de 30 milhões de brasileiros sofrem de enxaqueca e, dentre esses, 75% são mulheres. “Muitas podem ser as causas da enxaqueca, desde problemas tensionais, normalmente associados ao estresse, até resultantes de tumores, aneurismas, medicamentos fortes e até ressaca”.

 

Causas da Enxaqueca

 

As causas exatas da enxaqueca ainda são desconhecidas, embora se saiba que elas estão relacionadas com alterações do cérebro e possuem influência genética. A enxaqueca começa quando as células nervosas, já em estado de hiperexcitabilidade, reagem ao que chamamos de gatilho (frequentemente externo) que envia impulsos para os vasos sanguíneos, causando sua constrição seguida de uma dilatação (expansão) e a libertação de prostaglandinas, serotonina e outras substâncias inflamatórias que causam a dor.

O padrão de crise é sempre o mesmo para cada indivíduo, variando apenas em intensidade. O espaçamento entre crises é variável. Sabe-se também que os gatilhos para as crises em enxaqueca variam de indivíduo para indivíduo, sendo que, em alguns casos, a pessoa pode não apresentar nenhum gatilho específico. Os gatilhos de enxaqueca mais comuns são:

  • Jejum prolongado;
  • Estresse;
  • Dormir mais ou menos do que o de costume;
  • Mudanças bruscas de temperatura e umidade;
  • Perfumes e outros odores muito fortes;
  • Esforço físico;
  • Luzes e sons intensos;
  • Abuso de medicamentos, incluindo analgésicos;
  • Fatores hormonais: é comum mulheres portadoras de enxaqueca apresentarem dor nas fases pré, durante ou após a menstruação. Esse tipo de migrânea é chamado de enxaqueca menstrual. Esse tipo de enxaqueca tende a melhorar espontaneamente na menopausa. Muitas mulheres têm as crises pioradas, ou até melhoradas, a partir do momento que iniciam o uso de anticoncepcionais orais
  • Alimentos e bebidas: queijos amarelos envelhecidos, frutas cítricas (principalmente laranja, limão, abacaxi e pêssego), carnes processadas, frituras e gorduras em excesso, chocolates, café, chá e refrigerantes à base de cola, aspartame (adoçante artificial), glutamato monossódico (tipo de sal usado como intensificador de sabor, principalmente em comida chinesa), excesso de álcool.

 

Como Aliviar a Enxaqueca?

 

GELO E ÁGUA

Nas regiões que doem, como a frontal da cabeça, podemos aplicar uma compressa gelada ou uma bolsa de gelo, que proporcionam uma sensação refrescante na pele; além disso, a terapia com gelo ajuda a aliviar a dor, mas não deixe por mais de 20 minutos seguidos em contato com a pele.

Beba água para hidratar o corpo, já que a desidratação é um dos fatores que ocasionam a enxaqueca, também evite consumir bebidas com cafeína, que podem piorar a dor e são desencadeiam a enxaqueca em muitos dos casos.

 

RELAXAMENTO

 

Pratique o relaxamento quando estiver na cama e feche os olhos; é importante que você respire profundamente e se concentre em relaxar um grupo muscular por vez, até que haja relaxado todos os músculos do corpo.

 

DIETA

 

A dieta pode desempenhar um papel fundamental na prevenção e alívio da severidade de uma enxaqueca, por exemplo:

O cálcio tem propriedades antiespasmódicas e ajuda a aliviar a enxaqueca nas mulheres que passam pelo período pós-menopausa, e combinado com vitamina D, reduz significativamente a frequência, severidade e duração das dores de cabeça; os dois compostos podem ser encontrados em vegetais verdes, como espinafre, brócolis e couve, e alimentos fortificados com cálcio, como cereais. É importante evitar produtos lácteos, como queijos e leite.

O ômega-3 do azeite de peixe e as gorduras mono insaturadas do azeite de oliva podem ter um impacto benéfico nas dores de cabeça que tem como causa a enxaqueca. Adicione à sua dieta peixes, sementes e óleo de linhaça, óleo de canola e nozes.

Se você tem níveis de magnésio muito baixos e sofre de enxaqueca recorrente, é necessário que consuma alimentos ricos em magnésio ou suplementos, para prevenir a aparição da dor e aliviar episódios de enxaqueca.

O gengibre tem um efeito anti-inflamatório e anti-histamínico e pode inibir a dor de cabeça, se é ingerido assim que a dor começa.

 

Óleos essenciais que podem combater a Enxaqueca

 

Os óleos essenciais funcionam no tratamento de dores de cabeça e enxaquecas, pois irão agir no “gatilho”, na origem, chegar à raiz do problema em vez de minimizar a dor temporariamente.

Utilizando óleos essenciais para dores de cabeça, não existem efeitos colaterais desagradáveis e você pode controlar a quantidade a ser usada, regulando a dosagem para o nível de dor de cabeça que você está sentindo.

Conheça agora 3 óleos essenciais que podem ser a solução natural para seu problema:

 

Óleo Essencial de Hortelã Pimenta

 

Um dos efeitos mais interessantes do Óleo Essencial de Hortelã Pimenta é sua capacidade de “resfriar” por um longo período. Além disso, inibe contrações musculares e quando aplicado na região frontal da cabeça, ativa a circulação sanguínea.

Um estudo realizado em 1996, mostrou que aplicar topicamente o Óleo Essencial de Hortelã Pimenta na região frontal da cabeça e nas têmporas efetivamente alivia dores de cabeça causadas por tensão.

Inclusive existem medicamentos convencionais para alívio de dor de cabeça onde o princípio ativo é o Mentol, componente majoritário do óleo essencial.

 

Dica de uso

 

Com o objetivo de melhorar a circulação sanguínea, reduzir a dor e aliviar a tensão, dilua duas a três gotas de Óleo Essencial de Hortelã Pimenta com seu óleo carreador predileto. Aplique na nuca, na testa, nas têmporas e nos ombros.

 

Óleo Essencial de Lavanda

 

A variedade de efeitos e aplicações do Óleo Essencial de Lavanda são realmente incríveis, mas o que podemos salientar nesse caso é a sua capacidade de indução ao relaxamento e alívio da tensão, fadiga e estresse.

Esta ação sedativa, que age em nosso Sistema Límbico, tem como resultado o alívio de dores de cabeça relacionadas a estados de ansiedade, agitação e outros estados emocionais relacionados.

Por isso, alivia sentimentos de inquietação, auxilia em estados de sono perturbado e regula os níveis de serotonina, que estão relacionados com ataques de enxaqueca.

Um estudo de 2012 publicado na Neurology Europeia descobriu que o Óleo Essencial de Lavanda é uma forma eficaz e segura no tratamento da enxaqueca.

 

Dica de Uso

 

Para elevar o humor, melhorar a qualidade do sono e aliviar o stress, coloque cinco gotas de Óleo Essencial de Lavanda nos ambientes que você mais passa seu tempo durante o dia, seja em casa ou no trabalho. Você pode fazer isso com o auxílio de um difusor ou ainda diluir em álcool de cereais e borrifar no ambiente.

 

Aplique o Óleo Essencial de Lavanda topicamente na parte de trás do pescoço, têmporas e pulsos para alívio do estresse ou tensões causadas por dores de cabeça.

Para relaxar o corpo e a mente, adicione 5 gotas para um banho de água quente na banheira ou escalda pés. Respire profundamente o vapor para que as propriedades sedativas comecem a ter efeito.

 

Óleo Essencial de Alecrim

 

Talvez o efeito mais conhecido do Óleo Essencial de Alecrim é seu potencial estimulante. Mas o que você provavelmente não sabia é que ele possui efeitos anti-inflamatórios e analgésicos, que auxiliam no alívio da dor de cabeça, na melhora da circulação e estado de alerta.

O Alecrim pode reduzir o estresse e combater os “gatilhos” que ocasionam os ataques de enxaqueca.

 

Dica de uso

 

Use uma gota de Óleo Essencial de Alecrim internamente, adicionando-o ao chá, água ou sopa quando estiver com dor de cabeça ou enxaqueca.

Para reduzir a dor de cabeça, misture duas gotas do óleo com duas gotas de Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta e uma colher de chá de óleo de coco, e esfregue-o no templos, testa e nuca.

 

Óleo-Essencial-de-Hortelã-Pimenta-Mundo-dos-Óleos
Compre o Óleo Essencial de hortelã-pimenta e combata a enxaqueca

Nunca consuma ou aplique insumos vegetais ou animais sem orientação e acompanhamento de um profissional qualificado e de sua confiança.

 

“O Ministério da Saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas de que este produto previna, trate ou cure doenças. ”

 

Onde encontrar: Você encontra esses e outros Óleos acessando este link: mundodosoleos.com ou indo até a nossa loja localizada no CLSW 504 Bloco “B” loja 46, Sudoeste, Brasília (DF).

 

Descarte do Óleo

 

O descarte não adequado dos Óleos pode acarretar entupimento nas tubulações e ainda poluir a água. Por isso, procure locais próprios para o descarte. Armazene em um vidro e dirija-se aos postos de coleta da sua cidade.

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e artigos como esse.


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Related Posts

ARTIGO CIENTÍFICO -Determinação do Perfil de Ácidos Graxos do Óleo da Amêndoa do Fruto do Licuri
ARTIGO CIENTÍFICO -Determinação do Perfil de Ácidos Graxos do Óleo da Amêndoa do Fruto do Licuri
TÍTULO: DETERMINAÇÃO DO PERFIL DE ÁCIDOS GRAXOS DO ÓLEO DA AMÊNDOA DO FRUTO DO LICURI (SYAGRUS CORONATA (MARTIUS) BEC...
Read More
Saboroso e com Muitos Nutrientes, Óleo de Licuri Previne Doenças e tem usos Cosméticos
Saboroso e com Muitos Nutrientes, Óleo de Licuri Previne Doenças e tem usos Cosméticos
Mais conhecido regionalmente, o óleo extraído do semiárido nordestino pode ser usado na cozinha ou em cosméticos Pro...
Read More
Aromaterapia Para Melasmas e Manchas Escuras na Pele
Aromaterapia Para Melasmas e Manchas Escuras na Pele
AROMATERAPIA PARA MELASMAS E MANCHAS ESCURAS DE PELE Você sabia que 90% das pessoas que têm melasmas (manchas escuras...
Read More