descubra-o-poder-dos-oleos-essenciais-na-aromaterapia

Vocês já ouviram falar em aromaterapia?

Não?

Então preparamos um post todo dedicado a essa prática para que você possa entender certinho o que é para que serve. Aproveite!

A Aromaterapia é uma terapia holística que proporciona sensação de bem-estar, tanto físico quanto psicológico, com a utilização de Óleos Essenciais. Embora o termo “aromaterapia” não tenha aparecido até o início do século XX, o conceito tem sido usado há milhares de anos. Os egípcios, por exemplo, usaram aromas para tratar doenças. Já o médico grego Dioscórides escreveu vários livros sobre óleos essenciais e suas propriedades curativas.

A terapia funciona de 2 formas: física e emocional. Física através da absorção dos óleos essenciais pela pele, quando utilizados no corpo ou rosto e Emocional através da inalação, que é um canal direto para o sistema límbico (parte do cérebro responsável pelas nossas emoções e comportamentos).

Então, uma pessoa que esteja se sentindo triste pode praticar aromaterapia usando o Óleo Essencial de Eucalipto para ficar um pouco mais animada e alegre. Ou uma pessoa que seja muito raivosa ou agressiva pode fazer uso desse método, com o Óleo Essencial de Laranja para se sentir mais calmo e relaxado.

Mas o que são esses Óleos Essenciais?

Óleos essenciais são substâncias naturais bem concentradas, extraídas de plantas aromáticas. Estudos comprovam que os Óleos Essenciais possuem diversos componentes químicos terapêuticos, o que ajuda a proporcionar um bem-estar físico e emocional.

Os óleos essenciais podem ser usados diluídos sobre a pele, através de massagens, cremes, loções, gel ou puro, através da inalação. O objetivo é proporcionar bem-estar físico e emocional para as pessoas, já que eles possuem diversos componentes químicos terapêuticos.

Existe alguma diferença entre Óleos Essenciais e Essências?

Muita! Os Óleos Essenciais, como falamos antes, são substâncias naturais concentradas que trazem benefícios terapêuticos. Já as essências sintéticas não são usadas para fins terapêuticos e sim para perfumar locais

Veja esse exemplo: Se eu tenho dificuldade para dormir, posso usar o Óleo Essencial de Lavanda que me ajudará a relaxar e dormir. Agora, se eu comprar a essência sintética de lavanda eu não terei benefício terapêutico algum e vou apenas perfumar meu ambiente.

Entendi. Agora, como os Óleos Essenciais são usados na aromaterapia?

É bom lembrar que os Óleos Essenciais já são muito populares nos ramos farmacêuticos, terapêuticos e cosméticos. Quando não aplicados 100% puros, podem ser diluídos em óleos vegetais, como os de semente de uva, amêndoas ou girassol ou mesmo em cremes ou géis de base neutra (é bom evitar composições com parafinas e derivados de petróleo). Deste modo, os Óleos essenciais se tornam mais fáceis de serem utilizados em massagens, banhos ou loções corporais.

Aqui estão os óleos essenciais mais utilizados na aromaterapia, e suas propriedades para cada situação.

Óleo Essencial de Alecrim  Energize sua Mente

O óleo essencial de alecrim, além de ser um poderoso aliado na perda de peso, ainda tem efeitos para o cérebro e, principalmente, o sistema nervoso. Melhora a memória, a concentração, alivia as dores de cabeça, fadiga mental e exaustão nervosa.

A aromaterapia indica que este óleo é ainda adequado para tratar perturbações tão diversas como a diarreia, flatulência, dispepsia, colite, icterícia, dores musculares e disfunções hepáticas. As dores musculares, reumáticas, artríticas e relacionadas com a gota também encontram conforto no alecrim

Também é muito usado no pré e pós-operatório, para a realização de drenagem linfática.

Óleo Essencial de Lavanda – Durma melhor

É o óleo mais usado na aromaterapia, e o mais versátil. Isso porque ele é número um no combate ao estresse e às tensões nervosas. Excelente no tratamento da insônia: basta uma gota no travesseiro para que seus efeitos sejam sentidos. Combate a ansiedade e a depressão. Alivia dores musculares e hematomas. É antisséptico e um excelente antídoto contra picadas de abelhas, borrachudos, formigas e outros insetos. Eficaz contra queimaduras de sol ou por combustão, aliviando a dor, cicatrizando e regenerando a pele. No tratamento pós-cirúrgico evita a ocorrência de queloides.

Óleo Essencial de Eucalipto – Respire de forma suave

O Óleo Essencial de Eucalipto tem ressonância com os sistemas do corpo e suas indicações terapêuticas tratam dos mais diversos problemas. Casos como infecções da pele (cutânea); bronquites, pneumonia, gripes, sinusites, laringites, amigdalites, tosse, dor de cabeça, cistite, gonorreia e herpes vaginal, artrite
s, reumatismos e dores musculares por estresse, todos podem ser amenizados com o tratamento do Óleo de Eucalipto.

Contraindicações

Os óleos essenciais, além de se serem altamente concentrados, podem causar manchas se usados sobre a pele e expostos ao sol. Por isso, é preciso ter o cuidado de usá-los apenas diluídos em óleos vegetais, bases neutras de creme hidratante ou álcool de cereais.

No caso de gestantes, aconselha-se evitar o uso dos óleos essenciais até o quinto mês de gravidez (óleos vegetais, como de amêndoas e semente de uva, podem ser usados). Já para as crianças, o óleo essencial é permitido, mas em dosagens mínimas – 1 ou 2 gotas no aromatizador de ambiente. O contato do produto com a pele dos pequenos deve ser evitado.

Óleos Essenciais não são remédios, e em tratamentos médicos devem ser utilizados apenas como coadjuvantes. Os óleos essenciais não devem ser ingeridos.

Mas espera! Para você que é nosso cliente (ou que nunca consumiu nenhum de nossos produtos), vem aí a Black Friday do Mundo dos Óleos. Todos os mais de 350 produtos de nosso estoque estão em promoção! E para você ter acesso a todas as nossas ofertas, basta você baixar aqui o nosso cupom e acessar o nosso site! Mas corra porque o número de cupons é limitado e válido só até o dia 25 deste mês!

Nunca consuma ou aplique insumos vegetais ou animais sem orientação e acompanhamento de um profissional qualificado e de sua confiança.

“O Ministério da Saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas de que este produto previna, trate ou cure doenças. ”

Onde encontrar: Você encontra esses e outros Óleos acessando este link: mundodosoleos.com ou indo até a nossa loja localizada no CLSW 504 Bloco “B” loja 46, Sudoeste, Brasília (DF).

Descarte do Óleo

O descarte não adequado dos Óleos pode acarretar entupimento nas tubulações e ainda poluir a água. Por isso, procure locais próprios para o descarte. Armazene em um vidro e dirija-se aos postos de coleta da sua cidade.

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e artigos como esse.
oleos-essenciais-mundo-dos-oleos


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Related Posts

4 Óleos Essenciais que Reduzem a Retenção de Água e o Inchaço nas Pernas
4 Óleos Essenciais que Reduzem a Retenção de Água e o Inchaço nas Pernas
4 Óleos Essenciais que Reduzem a Retenção de Água e o Inchaço nas PernasVocê sente suas pernas, tornozelos ou pés inc...
Read More
ARTIGO CIENTÍFICO -Determinação do Perfil de Ácidos Graxos do Óleo da Amêndoa do Fruto do Licuri
ARTIGO CIENTÍFICO -Determinação do Perfil de Ácidos Graxos do Óleo da Amêndoa do Fruto do Licuri
TÍTULO: DETERMINAÇÃO DO PERFIL DE ÁCIDOS GRAXOS DO ÓLEO DA AMÊNDOA DO FRUTO DO LICURI (SYAGRUS CORONATA (MARTIUS) BEC...
Read More
Saboroso e com Muitos Nutrientes, Óleo de Licuri Previne Doenças e tem usos Cosméticos
Saboroso e com Muitos Nutrientes, Óleo de Licuri Previne Doenças e tem usos Cosméticos
Mais conhecido regionalmente, o óleo extraído do semiárido nordestino pode ser usado na cozinha ou em cosméticos Pro...
Read More