Aprenda como matar pulgas e carrapatos do seu bichinho com Óleo de Neem

Ter um cãozinho como animal de estimação é fazer uma amizade pra vida inteira. Quem nunca se emocionou com os filmes “Sempre ao seu lado”, “Marley e Eu”, “Bethoven”, dentre tantas produções cinematográficas que sem a gente sentir nos envolve na vontade de cuidar do bichinho. Quem disse uma vez que cachorro é o melhor amigo do homem, acertou em cheio.

Estudos já revelaram que a relação entre o ser humano e os animais não só é boa, mas também, recomendável. Principalmente para as crianças que se deparam com um universo novo, despertando-lhes grandes sensações de bem-estar.

Quase todo mundo teve, tem ou deseja ter um cachorrinho. Mas como em toda relação de amizade, o companheirismo segue os ritos nos momentos de cuidados e aí chegamos na hora boa do banho. Ê beleza! Dependendo da raça, do tamanho e da personalidade canina, o banho vira um evento à parte dentro de casa.

Nem tudo são flores, e quando pensamos nos peludinhos, temos que redobrar os cuidados com as teimosas das pulgas e dos carrapatos que insistem em aparecer. Se a gente vacila, lá estão eles fazendo a farra, sugam de canudinho o sangue dos nossos animais que tanto amamos.

Pensando nisso, lembramos de um Óleo Essencial que é tiro e queda no assunto. O Óleo de Neem que além de seus conhecidos e bem-sucedidos benefícios como repelente de insetos, também possui resultados fantásticos contra pulgas e carrapatos.

Por se tratar de um líquido 100% natural, mais especificamente endereçado à árvore Azadirachta índica, mais conhecida na vizinhança da mãe natureza com o nome de Nim ou Neem, os riscos de intoxicação e alergia aos nossos animais é nulo. Diferentemente dos produtos tóxicos que recorremos, os quais nem sempre fazem bem à saúde do pet.

Gente, esta dica é tão maravilhosa que não pode ficar guardada, escondida, só entre nós. Ela precisa ser espalhada pelo mundo inteiro, pregada no outdoor da Time Square, colocada à disposição de todos mesmo. Porque esse método natural acaba de vez com as pulgas. Só quem já teve inúmeros planos, de resgate da saúde do anima, frustrados e perdidos para as bandidas das pulgas e dos danados dos carrapatos, sabe bem do que eu tô falando.

Além disso, quando o nosso bichinho passa por esse perrengue, o ambiente também se contamina e ameaça a saúde da família inteira. Sem mais delongas, vamos lá à superdica!!

Como eliminar as pulgas e carrapatos?

Adicione 100 ml do Óleo de Neem em 10 litros de água e aplique sobre o pelo do cachorro, pode ser a última água do banho. Ou você pode utilizar essa mesma receitinha, colocando algumas gotinhas dentro do shampoo do pet.  Repita o procedimento uma vez por semana.

Não há a necessidade de aplicar o Óleo diariamente ou mais do que o recomendado. Uma vez a cada sete dias, é o suficiente para eliminar as pulgas e os carrapatos, pois os efeitos do Neem é de caráter residual, ou seja, mantém por este período todo. Outro toque importante, é aplicar no fim da tarde, pois a exposição ao sol diminui em 60% a sua atuação.

Por que mata carrapatos?

Segundo especialistas, este composto atua provocando distúrbios fisiológicos no parasita, impedindo-os de se reproduzirem.

É importante informar sobre o exercício da paciência neste momento, pois o Óleo de Neem produz resultados em médio e longo prazo, de forma gradativa. No entanto, já na primeira aplicação é possível perceber uma resposta positiva depois de algumas horas da aplicação.

Pulverize o ambiente

Lembra que esse tipo de problema que surge nos pelos dos nossos cães pode ameaçar a saúde da nossa família também? Para evitar o alastramento das pulgas e dos carrapatos por toda a casa, você vai precisar dar uma pulverizada em todo o ambiente pelo qual o cachorro vive e compartilha com o restante da família. Misture 10 ml em um litro de água e despeje dentro de uma bombinha. Agite bem o Óleo antes e depois de misturá-lo.

Óleo de Neem também combate o mosquito da dengue

Mais de 400 tipos de insetos podem ser combatidos pelo uso deste Óleo. E dentre essa multidão, encontra-se o mosquito que tem tirado o sono dos brasileiros e brasileiras desde o ano passado. O tal do mosquito Aedes aeghypti. Quando aplicado sobre a pele, o Neem repele os insetos, formando uma camada protetora contra picadas.

E sabe o que mais? Em nossas pesquisas avançadas, descobrimos que comparado ao repelente encontrado nas prateleiras das lojas, o Neem também sai em vantagem, pois a nossa pele absorve até 15% desses produtos químicos. Ou seja, nas vezes em que passamos esses produtos, estamos jogando para a nossa corrente sanguínea, substâncias tóxicas que podem desencadear problemas sérios na nossa saúde como: distúrbios reprodutivos, mutações do material genético e distúrbios do sistema nervoso central.

Assim como o ser humano, os nossos animais de estimação também sofrem com o uso de produtos tóxicos. É por essas e outras razões que indicamos os Óleos Vegetais e Essenciais devido à capacidade que possuem em tratar, prevenir doenças e alcançar objetivos desejados de bem-estar sem colocarmos em risco a nossa saúde. É claro e bem orientado por aqui, que antes de você recorrer a qualquer tipo de método alternativo, você procure um especialista de sua confiança.

Outras dicas importantes para manter as pulgas e carrapatos longe da sua casa

  • Utilize aspirador de pó

Sim, esse aparelhinho barulhento é capaz de sugar as pulgas, eliminando-as do carpete, dos buraquinhos do sofá, estofado, e de onde menos se espera. Passe o aspirador na casa inteira sem dó, até que o mascote da casa se recupere. Não esqueça de esvaziar o saco do aspirador para que não haja nenhuma possibilidade de reprodução dos parasitas.

  • Bicarbonato de sódio no carpete

Mais uma dica boa e barata. Jogue bicarbonato sobre o carpete e deixe agir por pelo menos 4h. Em seguida, finalize a aplicação com o uso do aspirador de pó.

  • Vinagre de maçã na água do pet

Serve para cães e gatos. A promessa manter as pulgas e os carrapatos longe deles. Uma colher de chá na água dos animais é o suficiente.

  • Água quente

Lave a caminha e os objetos do animal com água quente para matar as pulgas que estiverem nesses lugares.

  • Lavar as roupas de cama

Vigilância redobrada durante a infestação. Dessa forma, você vai ter que prestar ainda mais atenção às roupas de cama e de uso pessoal também, pois essas pragas adoram dar uma passeada.

Descarte do Óleo

O descarte não adequado dos Óleos pode acarretar entupimento nas tubulações e ainda polui a água. Por isso, procure locais próprios para o descarte. Armazene em um vidro e dirija-se aos postos de coleta da sua cidade.

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e artigos como esse.

Referências: Dicas naturais para o combate de pulgas e carrapatos, ComPaixão  Animal. Disponível em: http://blogs.d24am.com/compaixaoanimal/2013/06/10/dicas-naturais-para-combate-de-pulgas-e-carrapatos/

Como matar pulgas em cães, Wikihow. Disponível em: http://pt.wikihow.com/Matar-Pulgas-em-C%C3%A3es

Pulgas em Cães – Tratando com óleos essenciais, Aromais. Disponível em: http://aromais.blogspot.com.br/2011/02/pulgas-e-caes-tratando-com-oleos.html

Óleo de Neem para pulgas e carrapatos, Remédio Caseiro. Disponível em: http://www.remedio-caseiro.com/oleo-de-neem-para-pulgas-e-carrapatos/

Óleo de Neem: melhor forma de combater pulga, carrapato e piolho, Dogdogs.net. Disponível em: http://www.dogdogs.net/oleo-de-neem-melhor-forma-de-combater-pulga-carrapato-e-piolho/

Use Neem para prevenir e combater a dengue, Panela de Pressão. Disponível em: http://paneladepressao.nossascidades.org/campaigns/223

Repelente Caseiro Contra Mosquito da Dengue (ATUALIZADO), Mulher curiosa. Disponível em: http://mulhercuriosa.com.br/repelente-caseiro-contra-mosquito-da-dengue-atualizado

Como matar pulgas naturalmente, Wikihow. Disponível em: http://pt.wikihow.com/Matar-Pulgas-Naturalmente


2 comentários

  • Sobre o risco de intoxicação de animais com o óleo de neem, ele não é nulo.
    Existem diversos trabalhos sérios demonstrando que o maior risco é exatamente com o óleo, muito por sua concentração e uso sem uma dosagem correta. Não estou desmerecendo os diversos usos e benefícios do neem, mas assim como tudo, tem que ser usado com cautela, e quem for usá-lo merece saber tanto dos benefícios quanto dos riscos.

    Deixo aqui estes artigos, caso se interessem:

    https://www.passeidireto.com/arquivo/21449694/intoxicacao-em-pequenos-animais

    BARCELOUX, D.G. Medical toxicology of n atural substances: foods, fungi, medicinal herbs, plants and venomous animals. New Jerse y: Wiley, 2008. 1157 p.

    https://www.livrosgratis.com.br/ler-livro-online-106352/eficacia-do-nim-azadirachta-indica-no-controle-de-ectoparasitos-dos-animais-domesticos

    https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/39019/000792167.pdf?sequence=1

    Bruna
  • Onde compro esse óleo de nem? É eficaz contra pulgas e carrapatos?

    Regina

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Related Posts

ÓLEOS ESSENCIAIS: EVENTOS ADVERSOS E SEGURANÇA NA INDICAÇÃO
ÓLEOS ESSENCIAIS: EVENTOS ADVERSOS E SEGURANÇA NA INDICAÇÃO
ÓLEOS ESSENCIAIS: EVENTOS ADVERSOS E SEGURANÇA NA INDICAÇÃO   Trabalho de conclusão apresentado ao Curso de Pósgradua...
Read More
Atividade antibacteriana do óleo essencial de Lavandula hybrida Grosso associado á cefalotina contra cepas de Staphylococcus aureus
Atividade antibacteriana do óleo essencial de Lavandula hybrida Grosso associado á cefalotina contra cepas de Staphylococcus aureus
Atividade antibacteriana do óleo essencial de Lavandula hybrida Grosso associado á cefalotina contra cepas de Staphyl...
Read More
Os Melhores Óleos Essenciais para Tireoide
Os Melhores Óleos Essenciais para Tireoide
Os Melhores Óleos Essenciais para Tireoide Publicado em 11/02/2019 por By Samia Aromaterapia A tireóide é uma glâ...
Read More