Hidrate e proteja a sua pele e cabelos usando o Óleo de Jaborandi

Hidrate e proteja a sua pele e cabelos usando o Óleo de Jaborandi

Você sabia que Caboclos e índios costumavam preparar um chá com folhas de Jaborandi e usar a bebida como diurética ou para induzir a produção de suor no corpo? Mas esses não são os únicos benefícios trazidos por essa maravilha proveniente especialmente do norte e nordeste do Brasil e Paraguai.

Os alcaloides presentes no jaborandi são os princípios ativos com ação mais expressiva na sua composição, pois estimulam o crescimento e renovação celular na pele e cabelos, tendo como destaque sua utilização na prevenção e tratamento da queda de cabelos de diversas causas.

E com o Óleo de Jaborandi não é diferente. Ele é 100% natural, não tem adição de produtos químicos e, por ser extraído a frio (ou seja, não tem sua forma mais pura e original agredida) garante a bioatividade dos ácidos graxos essenciais e os benefícios que estes proporcionam ao nosso organismo.

Ele também contém taninos, que possuem atividade anti-seborréica e adstringente, o que o torna um excelente ativo para pele e couro cabeludo oleoso, ajudando no tratamento de caspa e seborreia.

Além disso, o Óleo de Jaborandi contém pilocarpina, um tipo de alcalóide parassimpaticomimético que atua sobre a matriz dos fios de cabelos e estimula o crescimento capilar e prevenindo a queda. Por isso o Óleo de Jaborandi é bastante difundido para promover o crescimento capilar, tendo o seu valor terapêutico reconhecido no tratamento da calvície, ajudando a fortalecer, evitar a queda, estimular e reparar os fios, conferindo também brilho e volume.

Mas não é só para os cabelos que o Óleo de Jaborandi traz benefícios. No caso da pele, por exemplo, sua ação adstringente ajuda a eliminar impurezas, auxilia no controle da oleosidade, sendo indicado para o combate a acne; ajudando também a fortalecer, suavizar e refrescar a pele, prevenindo sua flacidez, possuindo também um efeito levemente cicatrizante e calmante. Já a sua ação emoliente é indicada para o tratamento de peles desidratadas, combatendo a perda de elasticidade, rugas, fissuras, descamações e inflamações

Fazendo umectação com o Óleo de Jaborandi

Para fazer uma umectação fazendo uso do óleo é bem simples. Basta esquentar um pouco de Óleo de Jaborandi no micro-ondas (cerca de 15 segundos) ou em banho-maria, até que fique morno. Não pode ficar muito quente, senão vai causar um efeito contrário!

Use o suficiente para envolver todos os fios, sem ficar pingando.

Com o cabelo seco, aplique o óleo morno, mecha por mecha, fazendo movimentos da raiz e indo até as pontas para “enluvar o cabelo”, isso serve para aquecer os fios, estimulando a absorção do produto

Depois coloque uma touca plástica, envolvendo os fios. Deixe agir por pelo menos 2 horas!

Se o seu cabelo estiver muito ressecado, é melhor dormir com o Óleo de Jaborandi nos fios para eles absorverem os componentes por mais tempo, e só retire no dia seguinte, assim que acordar.

Por fim, lave o cabelo normalmente com shampoo e condicionador de sua preferência. Você pode passar o shampoo quantas vezes forem necessárias, até retirar completamente o óleo.

Contraindicações

Antes de fazer uso do Óleo de Jaborandi, consulte um médico para que ele aprove a ideia e possa acompanhar o seu caso. Há alguns relatos de que o uso interno pode causar diarreia, vômitos e insuficiência cardíaca. Já o uso externo pode causar a irritação ocular, diminuição da visão periférica e da percepção da claridade. Mulheres grávidas e lactantes não devem fazer uso do Óleo de Jaborandi, assim como as pessoas com problemas cardíacos.

Nunca consuma ou aplique insumos vegetais ou animais sem orientação e acompanhamento de um profissional qualificado e de sua confiança.

“O Ministério da Saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas de que este produto previna, trate ou cure doenças. ”

Onde encontrar: Você encontra esses e outros Óleos acessando este link: mundodosoleos.com ou indo até a nossa loja localizada no CLSW 504 Bloco “B” loja 46, Sudoeste, Brasília (DF).

Descarte do Óleo

O descarte não adequado dos Óleos pode acarretar entupimento nas tubulações e ainda poluir a água. Por isso, procure locais próprios para o descarte. Armazene em um vidro e dirija-se aos postos de coleta da sua cidade.

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e artigos como esse.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados