Você conhece a Manteiga de Ucuúba? Ela é a nova queridinha do mundo da beleza. Ela já chegou para conquistar o mercado de cosmético que já está correndo para incorporá-la à produção de novos produtos. Então venha conhecer um pouco sobre esse novo produto que já está disponível aqui no Mundo do Óleos.
O nome da árvore ucuúba vem da linguagem indígena e significa ‘ucu’ (graxa) e ‘yba’ (árvore). Ela vive mais perto de regiões alagadas e pode atingir a altura de 25m a 35m! Sua madeira é de excelente qualidade e utilizada para fazer madeira laminada.
Medicina tradicional e uso popular
Nativa da Amazônia, a ucuúba pode ser uma utilizada das mais diferentes formas e usos. Tribos do Amazonas e do nordeste brasileiro, por exemplo, inalam a resina destas árvores (após a mesma estar fervida, seca e pulverizada) pois a mesma proporciona uma sensação alucinógena semelhante à do chá de Ayahuasca.
Já o suco fresco e de cor vermelha extraída de sua casca é usado tradicionalmente para tratar abscessos, fleimões, infecções da pele e da unha, furúnculos, fissuras anais, infecções da glândula parótida, amigdalites, infecções bacterianas, entre outros.
A seiva da ucuuba, por sua vez, pode ser utilizada para queda de cabelos, para clarear e tira manchas da pele, além de ajudar na cicatrização de cortes em locais que não existe condições de sutura.
Uso cosmético
Quando utilizada em formulações para os cuidados com a pele, ela proporciona a sensação de leveza e garante um toque aveludado. A Manteiga de Ucuúba é recomendada também no tratamento dos cabelos ressecados, quebradiços e enfraquecidos, pois possui propriedades capazes de repor os nutrientes dos fios.
Em forma de Manteiga, a Ucuúba possui é dura e amarelada, podendo ser usada, em combinação com outros ingredientes, para a produção de velas e sabonetes vegetais, e pode ser um substituto vegetal para a parafina que, todos sabemos, é oriunda do petróleo.
Além disso, a Manteiga de Ucuúba contém os ácidos palmítico e oleico, que têm a propriedade de penetrar nas camadas mais profundas da pele. Ela promove a regeneração dos tecidos da pele porque tem propriedades anti-sépticas, anti-inflamatórias, antiparasíticas, emolientes, cicatrizantes e revitalizantes, devido ao poder renovador celular fantástico de seus fitoativos.
Por isso é indicada em formulações para tratamento de peles sensíveis, que necessitam de rápida cicatrização, como a pele oleosa e acneica ou para cuidar das rachaduras nos pés em particular nos calcanhares com resultados efetivos na hidratação de áreas ressecadas.
Como usar o produto
Pele: aplique na pele limpa e seca. Deixe agir de trinta minutos a uma hora, após lave normalmente. Se preferir, deixe agir durante a noite. Repita a aplicação de duas a três vezes por semana.
Cabelo: aplique no cabelo seco, livre de resíduos químicos (se não tiver, não precisa lavar). Deixe agir de trinta minutos a uma hora e faça a Lavagem Preservadora de Umectação. Repita de duas a três vezes na semana, dependendo do grau de ressecamento de seu cabelo.
Unhas: para garantir unhas suaves e bonitas, lave as mãos e os pés e aplique a manteiga nas unhas secas, deixando agir por trinta minutos. Se preferir, deixe durante a noite, pois facilita usar durante o período em que não se utilizam as mãos.
Nunca consuma ou aplique insumos vegetais ou animais sem orientação e acompanhamento de um profissional qualificado e de sua confiança.
“O Ministério da Saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas de que este produto previna, trate ou cure doenças. ”
Onde encontrar: Você encontra esses e outros Óleos acessando este link: mundodosoleos.com ou indo até a nossa loja localizada no CLSW 504 Bloco “B” loja 46, Sudoeste, Brasília (DF).
Descarte do Óleo
O descarte não adequado dos Óleos pode acarretar entupimento nas tubulações e ainda poluir a água. Por isso, procure locais próprios para o descarte. Armazene em um vidro e dirija-se aos postos de coleta da sua cidade.
Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e artigos como esse.
2 comentários
Olá, para usar a seiva é preciso diluir em outro óleo? Qual seria o óleo indicado e a proporção?
Vou começar a trabalhar com essa manteiga agora mas já tinha já visto