ÓLEO ABSOLUTO DE AÇAFRÃO VERDADEIRO, UMA FLOR DE RENOME

ÓLEO ABSOLUTO DE AÇAFRÃO VERDADEIRO, UMA FLOR DE RENOME

 

ÓLEO ABSOLUTO DE AÇAFRÃO VERDADEIRO, UMA FLOR DE RENOME

Nenhuma outra flor possui uma história tão renomada quanto a de açafrão verdadeiro (Crocus sativus). Ela acompanha célebres conotações históricas e culturais, que margeiam e ecoam por toda a bacia do Mediterrâneo.

Citado nos cânticos sagrados, no Papiro de Ebers e nas artes minoicas, a flor de açafrão sustenta até os dias atuais a sua valiosa reputação. Além de seu uso ornamental, e como corante luxuoso para tingimento de vestes cerimoniais de grandes imperadores, a flor veio a ser empregada como artigo comercial de garantia para aquisição de ouro e joias. No século XV homens chegaram a ser enterrados vivos como forma de punição, por adulteração da colheita da espécie.

Pertencente à família Iridaceae o açafrão verdadeiro apresenta-se como uma planta perene, de até 30 cm de altura, cultivada majoritariamente nas regiões entre a Europa e a Ásia Ocidental. No mês de outubro nos encanta com suas belas flores roxas, que desabrocham somente uma vez ao ano.

Dos estigmas da flor é possível extrair um óleo absoluto, que se destaca por seu aroma único, quente, picante e herbáceo, muito apreciado na perfumaria para a composição de perfumes exóticos e orientais.

O óleo absoluto de açafrão é um item raro e nobre. É rico em componentes voláteis como o safranal, que lhe confere o seu aroma, e também em componentes como a crocina e picrocina, responsáveis pela sua cor e sabor, respectivamente.

As atuações farmacológicas do safranal, ativo majoritário do óleo, são amplamente estudadas. Estas estão atreladas, assim como na maioria dos óleos essenciais e seus constituintes, ao seu potencial antioxidante.

PRINCIPAIS PROPRIEDADES DO ÓLEO ABSOLUTO DE AÇAFRÃO VERDADEIRO:

 Antioxidante. Combate de radicais livres.
 Hipotensor.
 Potencial cardioprotetor.
 Potencial neuroprotetor.
 Anticonvulsivante.
 Anti-aterosclerose.
 Antimicrobiano.
 Antitussígeno.
 Antinociceptivo. Indicado para dor neuropática e fadiga física.

ATUAÇÃO NO CAMPO EMOCIONAL:

 Antidepressivo.
 Ansiolítico.

CONTRAINDICAÇÃO:

👉 O óleo absoluto de açafrão verdadeiro apresenta potencial irritativo para a pele. Indicado realizar teste de sensibilidade cutânea previamente ao uso.
👉 Contraindicado para peles hipersensíveis, doentes ou danificadas, bem como crianças.
👉 Tisserand e Young (2013) recomenda que o nível máximo de concentração para uso cutâneo do óleo absoluto de açafrão seja de 0,02% .

 ATENÇÃO: a palavra “açafrão” origina-se de “zafaran”, que em árabe significa "amarelo". Popularmente o nome açafrão também é atribuído a espécie Curcuma longa, conhecido como turmérico. Entretanto ambos não devem ser confundidos.

O QUE É UM ÓLEO ABSOLUTO?

Os óleos absolutos possibilitam extrair da planta moléculas maiores ou não voláteis, que não podem ser extraídos por destilação a vapor, método de extração tradicional dos óleos essenciais. Por possuírem moléculas mais densas, os absolutos costumam apresentar consistência mais espessa, podendo formar uma massa sólida ou viscosa, variando de acordo com o tipo de planta.

DILUIÇÃO: Alguns óleos essenciais e óleos absolutos são comercializados em sua forma diluída, de modo a torná-los mais acessíveis ao público. Esta diluição geralmente acontece com óleos advindos de plantas raras ou de difícil obtenção, cujo óleo requer uma quantidade muito elevada da planta para a sua produção.

A diluição, no entanto, não altera as propriedades terapêuticas e a composição química dos óleos essenciais/absolutos e, em alguns casos até mesmo favorece a sua aplicação.

Os óleos da Laszlo comercializados em sua forma diluída possuem como diluente uma substância 100% natural de nome miristato de isopropila, este é resistente à oxidação e a hidrolise, não é sensibilizante ou irritante e é completamente absorvido pela pele e metabolizado pelo organismo humano.

Quer conhecer de perto este óleo essencial raro e nobre? A Laszlo disponibiliza o óleo essencial de absoluto puro e também diluído.

👉 Você encontra nossos produtos em nossas lojas física e virtual. Acesse:

https://www.mundodosoleos.com/products/absoluto-de-acafrao-10-gt-franca-laszlo-frasco-com-10ml

REFERÊNCIAS:

FÁBIÁN LÁSZLÓ

MOSHIRI M et al. Clinical Applications of Saffron (Crocus sativus) and its Constituents: A Review. Drug Res 2014; 64: 1–9

REZAEE, Ramin, HOSSEIN, Hosseinzadeh. “Safranal: from an aromatic natural product to a rewarding pharmacological agent.” Iranian journal of basic medical sciences vol. 16,1 (2013): 12-26.

GRUPO LASZLO

LASZLO
O Essencial em sua Vida.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados