ÓLEO ABSOLUTO DE AÇAFRÃO VERDADEIRO, UMA FLOR DE RENOME

 

ÓLEO ABSOLUTO DE AÇAFRÃO VERDADEIRO, UMA FLOR DE RENOME

Nenhuma outra flor possui uma história tão renomada quanto a de açafrão verdadeiro (Crocus sativus). Ela acompanha célebres conotações históricas e culturais, que margeiam e ecoam por toda a bacia do Mediterrâneo.

Citado nos cânticos sagrados, no Papiro de Ebers e nas artes minoicas, a flor de açafrão sustenta até os dias atuais a sua valiosa reputação. Além de seu uso ornamental, e como corante luxuoso para tingimento de vestes cerimoniais de grandes imperadores, a flor veio a ser empregada como artigo comercial de garantia para aquisição de ouro e joias. No século XV homens chegaram a ser enterrados vivos como forma de punição, por adulteração da colheita da espécie.

Pertencente à família Iridaceae o açafrão verdadeiro apresenta-se como uma planta perene, de até 30 cm de altura, cultivada majoritariamente nas regiões entre a Europa e a Ásia Ocidental. No mês de outubro nos encanta com suas belas flores roxas, que desabrocham somente uma vez ao ano.

Dos estigmas da flor é possível extrair um óleo absoluto, que se destaca por seu aroma único, quente, picante e herbáceo, muito apreciado na perfumaria para a composição de perfumes exóticos e orientais.

O óleo absoluto de açafrão é um item raro e nobre. É rico em componentes voláteis como o safranal, que lhe confere o seu aroma, e também em componentes como a crocina e picrocina, responsáveis pela sua cor e sabor, respectivamente.

As atuações farmacológicas do safranal, ativo majoritário do óleo, são amplamente estudadas. Estas estão atreladas, assim como na maioria dos óleos essenciais e seus constituintes, ao seu potencial antioxidante.

PRINCIPAIS PROPRIEDADES DO ÓLEO ABSOLUTO DE AÇAFRÃO VERDADEIRO:

 Antioxidante. Combate de radicais livres.
 Hipotensor.
 Potencial cardioprotetor.
 Potencial neuroprotetor.
 Anticonvulsivante.
 Anti-aterosclerose.
 Antimicrobiano.
 Antitussígeno.
 Antinociceptivo. Indicado para dor neuropática e fadiga física.

ATUAÇÃO NO CAMPO EMOCIONAL:

 Antidepressivo.
 Ansiolítico.

CONTRAINDICAÇÃO:

👉 O óleo absoluto de açafrão verdadeiro apresenta potencial irritativo para a pele. Indicado realizar teste de sensibilidade cutânea previamente ao uso.
👉 Contraindicado para peles hipersensíveis, doentes ou danificadas, bem como crianças.
👉 Tisserand e Young (2013) recomenda que o nível máximo de concentração para uso cutâneo do óleo absoluto de açafrão seja de 0,02% .

 ATENÇÃO: a palavra “açafrão” origina-se de “zafaran”, que em árabe significa "amarelo". Popularmente o nome açafrão também é atribuído a espécie Curcuma longa, conhecido como turmérico. Entretanto ambos não devem ser confundidos.

O QUE É UM ÓLEO ABSOLUTO?

Os óleos absolutos possibilitam extrair da planta moléculas maiores ou não voláteis, que não podem ser extraídos por destilação a vapor, método de extração tradicional dos óleos essenciais. Por possuírem moléculas mais densas, os absolutos costumam apresentar consistência mais espessa, podendo formar uma massa sólida ou viscosa, variando de acordo com o tipo de planta.

DILUIÇÃO: Alguns óleos essenciais e óleos absolutos são comercializados em sua forma diluída, de modo a torná-los mais acessíveis ao público. Esta diluição geralmente acontece com óleos advindos de plantas raras ou de difícil obtenção, cujo óleo requer uma quantidade muito elevada da planta para a sua produção.

A diluição, no entanto, não altera as propriedades terapêuticas e a composição química dos óleos essenciais/absolutos e, em alguns casos até mesmo favorece a sua aplicação.

Os óleos da Laszlo comercializados em sua forma diluída possuem como diluente uma substância 100% natural de nome miristato de isopropila, este é resistente à oxidação e a hidrolise, não é sensibilizante ou irritante e é completamente absorvido pela pele e metabolizado pelo organismo humano.

Quer conhecer de perto este óleo essencial raro e nobre? A Laszlo disponibiliza o óleo essencial de absoluto puro e também diluído.

👉 Você encontra nossos produtos em nossas lojas física e virtual. Acesse:

https://www.mundodosoleos.com/products/absoluto-de-acafrao-10-gt-franca-laszlo-frasco-com-10ml

REFERÊNCIAS:

FÁBIÁN LÁSZLÓ

MOSHIRI M et al. Clinical Applications of Saffron (Crocus sativus) and its Constituents: A Review. Drug Res 2014; 64: 1–9

REZAEE, Ramin, HOSSEIN, Hosseinzadeh. “Safranal: from an aromatic natural product to a rewarding pharmacological agent.” Iranian journal of basic medical sciences vol. 16,1 (2013): 12-26.

GRUPO LASZLO

LASZLO
O Essencial em sua Vida.


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Related Posts

ÓLEOS ESSENCIAIS: EVENTOS ADVERSOS E SEGURANÇA NA INDICAÇÃO
ÓLEOS ESSENCIAIS: EVENTOS ADVERSOS E SEGURANÇA NA INDICAÇÃO
ÓLEOS ESSENCIAIS: EVENTOS ADVERSOS E SEGURANÇA NA INDICAÇÃO   Trabalho de conclusão apresentado ao Curso de Pósgradua...
Read More
Atividade antibacteriana do óleo essencial de Lavandula hybrida Grosso associado á cefalotina contra cepas de Staphylococcus aureus
Atividade antibacteriana do óleo essencial de Lavandula hybrida Grosso associado á cefalotina contra cepas de Staphylococcus aureus
Atividade antibacteriana do óleo essencial de Lavandula hybrida Grosso associado á cefalotina contra cepas de Staphyl...
Read More
Os Melhores Óleos Essenciais para Tireoide
Os Melhores Óleos Essenciais para Tireoide
Os Melhores Óleos Essenciais para Tireoide Publicado em 11/02/2019 por By Samia Aromaterapia A tireóide é uma glâ...
Read More