Óleo de Alecrim: beleza mediterrânea para pele, cabelo e corpo!

Óleo de Alecrim: beleza mediterrânea para pele, cabelo e corpo!

Todo mundo que gosta de uma boa culinária não dispensa o alecrim em sua cozinha. Isso porque, além de ter aquele aroma maravilhoso, pode ser utilizado em diferentes formas como infusões, raminhos secos, etc, obviamente, dando um gostinho característico que só o alecrim tem!

 

Mas você sabia que, além de delicioso, ele é altamente nutritivo e saudável para o nosso corpo? Pois bem, é sim! Para você ter uma ideia, devido às suas propriedades, ele já se tornou frequente objeto de estudo de cientistas. Ele é uma ótima fonte de ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio e vitamina B6.

 

História do Alecrim

 

alecrim, também referido como Rosmarinus Officinalis, é extremamente popular na região do Mediterrâneo como uma erva culinária. Vários pratos são preparados com óleo de alecrim, bem como folhas de alecrim recém-colhidas.

 

Esta planta vem sendo utilizada por milhares de anos. Há vestígios que afirmam que na época dos egípcios já era conhecido o poder do alecrim em diversas aplicações. Acredita-se que no ano 500 a.C. formava parte da dieta de gregos e romanos, além de ser uma planta medicinal destacada.

 

No século XIV, começou a se fazer óleo de alecrim, que era usado em um cosmético popular na época: a Água da Rainha da Hungria. Mais tarde, nos séculos XVI e XVII, o alecrim passou a ser usado como um estimulante digestivo.

 

Óleo de Alecrim, por sua vez, é obtido principalmente a partir das folhas. O arbusto de alecrim é da família de hortelã, que inclui manjericão, lavanda, murta e sálvia. É intenso, muito concentrado e quase nunca é usado puro, e sim diluído em outros componentes.

 

Confira alguns benefícios do Óleo de Alecrim para a pele, cabelo e corpo!

 

Benefícios do Óleo de Alecrim

 

Para a pele

 

Combate os radicais livres

 

As propriedades do Óleo de Alecrim são altamente benéficas à pele, fazendo com que ele possa ser utilizado como estimulante da circulação periférica ou em tratamento para pele oleosa ou acneica. Isso porque, os antioxidantes presentes no alecrim ajudam a neutralizar os danos causados pelos radicais livres que comprometem a estrutura de sustentação da pele, levando a rugas, flacidez e manchas.

 

O óleo também é uma boa fonte de ferro, cálcio e vitamina B6, que mantém os níveis de colágeno. Também é uma fonte rica de manganês, um mineral que ajuda a minimizar as rugas e a proteger a saúde da pele, deixando-a limpa e refrescante.

 

Ajuda a desodorizar a pele

 

Devido à ação antimicrobiana, o Óleo de Alecrim também pode ser utilizado até como desodorante, uma vez que a ação principal dos desodorantes é combater o mau cheiro, eliminando os micro-organismos que causam odores. Por isso, ele pode ser adicionado ao sabonete e a sais de banho – além de proporcionar aroma, o óleo contribui para a eliminação de bactérias e até de micoses. Sempre bom recomendar a diluição do óleo em água ou outros diluidores para evitar que o excesso de concentrado cause algum problema.

Para o Corpo

Relaxa os músculos.

 

O conselho científico alemão, um órgão similar ao FDA americano e ao departamento de agricultura no Brasil, aprovou o uso do Óleo de Alecrim para tratar dores musculares e artrite devido ao reconhecimento das propriedades analgésicas do óleo.

 

Se você quiser utilizar o óleo para tratar dores musculares, basta massagear o local com o Óleo de Alecrim até total absorção. Entre todas as formas de uso estão a massagem que deve ser feita com o óleo de alecrim diluído em outros óleos vegetais, o escalda pés, banhos, calor aromático, difusores, compressas, loções e aromatizantes de ambiente.

 

Melhora o sistema imunológico

 

Óleo de Alecrim estimula a atividade de antioxidantes que são armas poderosas para combater as infecções e doenças. A massagem e inalação do óleo essencial de alecrim diminui os níveis de cortisol. Isso ajuda na eliminação da atividade de radicais livres em seu corpo.

 

Este óleo é frequentemente usado ou inalado em sessões de Aromaterapia para aumentar a força do sistema imunológico. Ele também ajuda a combater doenças causadas por radicais livres, como câncer e doenças cardíacas.

 

Para os Cabelos

 

Tira a oleosidade, dá brilho e escurece o fio

 

Óleo de Alecrim pode ser usado para tratar cabelos oleosos e também apresenta funções anticaspa e serve como tônico capilar. Outra função do óleo é estimular a circulação no fio capilar e, por isso, ao ser utilizado em xampus e condicionadores, costuma acrescentar brilho aos fios.

 

Além de ser um estimulante para as raízes e também o couro cabeludo, o Óleo de Alecrim é conhecido por suas propriedades de escurecimento e, portanto, é uma ótima opção para tingir os cabelos de forma natural, ao invés de usar produtos químicos.

 

Ajuda no crescimento capilar

 

Lembra que falamos que o Alecrim é usado desde a antiguidade? Então, um dos usos do Óleo de Alecrim (sim, eles produziam óleos também), especialmente na região do Mediterrâneo, para estimular o crescimento dos cabelos.

 

Mas voltando aos tempos modernos, um estudo feito com 84 pessoas que tiveram alopecia areata, uma doença autoimune inflamatória que provoca a queda de cabelo, mostrou que dentre os que usaram o Óleo de Alecrim diariamente, durante sete meses, tiveram um crescimento significativo no cabelo em relação àqueles que não fizeram as massagens.

 

Cuidado!

 

Ele pode ser abortivo!

 

Pesquisas divulgadas pela Revista Brasileira de Pesquisas Médicas e Biológicas apontaram que o extrato de alecrim, usado em ratos, apresentaram o efeito embriotóxico, causando o aborto.

Pode causar desidratação!

 

Outra pesquisa publicada no Jornal of Ethnopharmacology, afirma que o consumo do alecrim pode causar um efeito diurético, aumentando assim um risco de desidratação e alterando a concentração de lítio no corpo, podendo chegar a níveis tóxicos.


Ganhe benefícios para pele, cabelos e saúde usando o Óleo de Alecrim. Adquira agora!

Nunca consuma ou aplique insumos vegetais ou animais sem orientação e acompanhamento de um profissional qualificado e de sua confiança.

 

“O Ministério da Saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas de que este produto previna, trate ou cure doenças. ”

 

Onde encontrar: Você encontra esses e outros Óleos acessando este link: mundodosoleos.com ou indo até a nossa loja localizada no CLSW 504 Bloco “B” loja 46, Sudoeste, Brasília (DF).

 

Descarte do Óleo

 

O descarte não adequado dos Óleos pode acarretar entupimento nas tubulações e ainda poluir a água. Por isso, procure locais próprios para o descarte. Armazene em um vidro e dirija-se aos postos de coleta da sua cidade.

 

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e artigos como esse.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados