Óleo de Amendoim: Não só não causa como ajuda a prevenir o Câncer!

Óleo de Amendoim: Não só não causa como ajuda a prevenir o Câncer!

Gente, todos nós vimos que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta segunda-feira (10/4), a comercialização de amendoim da marca Paulista, por apresentar alto teor de aflatoxinas, substância tóxica e cancerígena. A suspensão vale para um lote específico da empresa.

Mas não se preocupem que a suspensão foi só para uma marca! Então ainda podemos falar e nos deliciar com essa iguaria que petiscamos antes das refeições ou tomando aquelas cervejinhas com os amigos.

Mas só para você não ficar achando que ele faz mal (como falamos antes, uma marca não fala por todas!) o Mundo dos Óleos decidiu fazer um post todo dedicado a exaltar os benefícios trazidos pelo Óleo de Amendoim. Então confira e saia da neura de atrelar amendoim a coisas ruins!  Vamos lá!

 

Ajuda a combater o Câncer

Sim! Ele não só não causa câncer como ajuda a combater! Para você ter uma ideia, o Óleo de Amendoim possui altos níveis de polifenóis antioxidantes, incluindo resveratrol. Este composto funciona eliminando os radicais livres presentes no corpo, que são os subprodutos perigosos do metabolismo celular responsáveis por uma ampla variedade de doenças, incluindo o câncer. Estudos têm demonstrado que a mudança para um óleo vegetal rico em resveratrol, como Óleo de Amendoim, pode diminuir suas chances de desenvolver câncer, graças a este poderoso antioxidante.

 

O resveratrol é encontrado em muitas frutas e amêndoas, mas é especialmente abundante na casca de uvas vermelhas. As quantidades variam de cultivo para cultivo, mas, em média, 1 g de casca contém de 50 microgramas a 100 microgramas da substância. O vinho tinto contém cerca de 1,5 mg a 3,0 mg por litro. Já 1 g de amendoim apresenta 5 microgramas de resveratrol.

 

Para se ter uma ideia, a Fundação do Câncer publicou em 2012 uma matéria mostrando que o revestarol é um dos aliados da medicina moderna no combate ao câncer. “Atualmente, o resveratrol apresenta entre seus efeitos positivos o aumento da expectativa de vida e redução do risco de desenvolvimento de diversos tipos de câncer. A partir da técnica de sinalização celular, identificamos os mecanismos bioquímicos e moleculares envolvidos neste processo. Ou seja, de que forma o resveratrol atua, por diversos mecanismos, na capacidade de aumentar a morte celular, diminuir a proliferação de células tumorais, regular o ciclo celular e modular enzimas antioxidantes e anti-inflamatórias”, afirma Eliane Fialho, professora e pesquisadora do programa de Oncobiologia da UFRJ.

 

Claro que todas as dosagens e modos de uso devem ser muito bem controladas e, por isso, recomendamos sempre que você consulte seu médico para tratar de qualquer problema ou doença que você venha tendo. Mas saiba que o Óleo de Amendoim vem para ajudar viu!

 

Ajuda a saúde do coração

As principais fontes nutritivas do Óleo de Amendoim são os ácidos graxos mono e poli-insaturados, as famosas gorduras do bem. De origem vegetal, elas ajudam a diminuir os níveis de LDL — o colesterol ruim —, principal inimigo do coração. Portanto, esses nutrientes atuam contra as placas de gorduras e, assim, diminuem o risco de pressão alta, acidente vascular cerebral (AVC) e infarto.

O Óleo de Amendoim extraído também é rico em ômegas 6 e 9, proteínas, vitaminas, lipídios, carboidratos e minerais, que regulam as funções sanguíneas hepáticas

 

Pele bela e jovem

O Óleo de Amendoim é uma ótima alternativa para quem quer cuidar bem da pele. Isso porque ele é rico em vitamina E e em antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce da pele, além de garantir a elasticidade da mesma. Ele também pode ser usado coadjuvante no combate às estrias e à flacidez, especialmente para quem está em processo de emagrecimento ou gravidez.

 

No caso específico da gestação, o truque aqui é misturar óleo de amendoim com água e aplicar no local onde a pele está mais esticada. Ele fornece hidratação e diversos outros elementos para reduzir as chances do surgimento das estrias devido à maternidade.

 

Combate a indigestão

 

Se você exagerou na refeição e está com o estômago pesado, ele também pode ajudar. O óleo de amendoim é um bom digestivo e colabora para acelerar o metabolismo. É, ainda, fonte de proteínas.

 

O segredo é não pesar na dose. O Óleo de Amendoim precisa ser consumido com moderação, ainda mais se o seu objetivo é perder peso. Portanto, recomenda-se o consumo de uma colher de sopa por dia, que soma cerca de 108kcal.

Nunca consuma ou aplique insumos vegetais ou animais sem orientação e acompanhamento de um profissional qualificado e de sua confiança.

“O Ministério da Saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas de que este produto previna, trate ou cure doenças. ”

Onde encontrar: Você encontra esses e outros Óleos acessando este link: mundodosoleos.com ou indo até a nossa loja localizada no CLSW 504 Bloco “B” loja 46, Sudoeste, Brasília (DF).

Descarte do Óleo

O descarte não adequado dos Óleos pode acarretar entupimento nas tubulações e ainda poluir a água. Por isso, procure locais próprios para o descarte. Armazene em um vidro e dirija-se aos postos de coleta da sua cidade.

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e artigos como esse.

Voltar para o blog

1 comentário

Muchas gracias. ?Como puedo iniciar sesion?

yenhcozouy

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados