Óleo de Coco: 9 benefícios comprovados cientificamente

Você com certeza já deve ter ouvido que o Óleo de Coco Extra Virgem é ótimo para isso ou para aquilo. Também já deve ter visto várias matérias que tentam provar que todos os benefícios deste óleo na verdade são falácias. O que queremos agora é te mostrar que, apesar do que é dito por essas matérias, o Óleo de Coco Extra Virgem traz sim benefícios (e inúmeros viu) tanto para a saúde quanto para a estética do nosso corpo. Vamos colocar 9 deles comprovados com estudos e artigos. Confira!

 

1 – De gordura ruim para gordura boa

Gordura-boa-e-gordura-ruim-Mundo-dos-Óleos
O Óleo de Coco é rico em gordura boa para o corpo!

Óleo de Coco Extra Virgem se tornou muito popular nos círculos de saúde alternativa, apesar do fato de que por muitos anos foi considerado uma gordura “ruim”, devido ao seu alto teor de gordura saturada. No entanto, hoje novos estudos mostram que a gordura saturada do óleo de coco, particularmente Óleo de Coco Extra Virgem, não é a mesma gordura saturada que existem em outros tipos de óleos. Interessante né?

 

Ele contém os ácidos gordos de cadeia média que são muito mais fáceis de serem metabolizados pelo o corpo do que os ácidos gordos de cadeia longa, encontrada em muitos outros óleos de cozinha. Ele também contém vários compostos que são bons para sua saúde, incluindo o ácido caprílico, ácido cáprico e ácido láurico

 

Vamos ver certinho a composição do Óleo de Coco Extra Virgem:

 

46% da sua composição é de ácido láurico (um ácido graxo de cadeia média). Para você ter uma ideia, o leite materno que é considerado por todos o alimento mais perfeito da natureza, tem 20%.

Esse ácido láurico ao ser absorvido vira monolaurina no sangue o tornando um potente antibiótico (matando bactéria e tratando diversas infecções), antiinflamatório, antifúngico e antiparasitário (pois mata vermes e parasitas).

E olha que já existiram outros estudos que ajudam a corroborar essa afirmação: O primeiro, fez um acompanhamento de 40 mulheres que usaram o Óleo de Coco Extra Virgem e ficou constatado que o uso deste óleo reduziu o nível de colesterol juntamente com o LDL (Proteína de Baixa Densidade), e aumentou o HDL (Proteína de Alta Densidade).

Já o outro estudo mostrou que, além de reduzir o colesterol LDL, o Óleo de Coco Extra Virgem também desempenha importante ação antioxidante no corpo e melhora a coagulação sanguínea. É sempre bom ressaltar que essa melhora na coagulação do sangue ajuda a combater riscos cardiovasculares, a longo prazo, pode ser o diferencial entre um coração saudável e um coração infartado.

 

2 – Colabora na queima de gordura

Queima-de-gordura-Mundo-dos-Óleos

O Óleo de Coco Extra Virgem colabora para queima de gordura

O mesmo estudo feito com as 40 mulheres também constatou que que as mulheres que tomaram uma colher de Óleo de Coco Extra Virgem a cada dia tiveram uma redução significativa na gordura abdominal.

Isso acontece porque, como dito antes, o Óleo de Coco Extra Virgem não contém gorduras saturadas de cadeia longa. A gordura que esta belezura tem é composta por Triglicerídeos de Cadeia Média (TCM).

O TCM, por sua vez, pode aumentar o gasto energético quando comparados com a mesma quantidade de calorias provenientes de gorduras de cadeia mais longa (comuns em outros tipos de óleos como o azeite de oliva).

 

3 – É um ótimo aliado para a pele

Pele-saudável-Mundo-dos-Óleos

Tenha a Pele mais saudável com o Óleo de Coco

Não é só ingerindo o Óleo de Coco Extra Virgem que você vai te dar benefícios. Para a pele, por exemplo, ele é excelente.

Além dos óleos minerais, o Óleo de Coco Extra Virgem não apresenta nenhum efeito colateral adverso comprovado, sendo uma ótima solução segura para prevenir o ressecamento e descamação da pele.

Mais uma vez vamos aos estudos. Um estudo, também publicado no site PubMed, feito com pacientes com pele seca comprovou que o Óleo de Coco Extra Virgem melhora a hidratação e conteúdo lipídico da pele. Não é à toa que o óleo é muito usado pela indústria cosmética como ingrediente base de vários produtos de beleza e cuidados corporais como sabonetes, loções e cremes hidratantes.

Outro benefício comprovado do Óleo de Coco Extra Virgem é a sua atuação como protetor solar, bloqueando aproximadamente 20% dos raios UVA e UVB.

 

4 – O Óleo fortalece o sistema imunológico

Sistema-Imunológico-Mundo-dos-Óleos

Fortaleça o seu sistema imunológico com o Óleo de Coco Extra Virgem

 

Como dissemos antes, 46% dos ácidos graxos presentes no Óleo de Coco Extra Virgem correspondem ao ácido láurico. Além desses graxos de cadeia média, o óleo, quando digeridos pelas enzimas estomacais, forma um monoglicerídeo chamado monolaurina. Tanto o ácido láurico quanto a monolaurina podem combater patógenos nocivos.

Para se ter uma ideia, mais um estudo com o Óleo de Coco Extra Virgem mostrou que microorganismos como Cândida (fungo nocivo para o corpo) e Staphylococcus Aureus (bactéria também maligna) são neutralizados quando estão em contato com essas substâncias.

 

5 – Ajuda a reduzir o apetite

Reduzir-apetite-Mundo-dos-Óleos

Reduza o seu apetite ingerindo o Óleo de Coco Extra Virgem

Aí é mais um ganho para quem quer perder peso. O Óleo de Coco Extra Virgem ajuda a reduzir aquela famosa boca grande. Mas como ele faz isso?

Mais uma vez voltamos aos ácidos graxos presentes no óleo. Quando eles são metabolizados no fígado, formam-se solventes que possuem um ótimo potencial para reduzir o apetite.

Já outro estudo, homens saudáveis foram alimentados com várias quantidades de Triglicerídeos de Cadeia Longa (TCL) e Média (TCM, presentes no Óleo de Coco Extra Virgem). Ao fim dos testes, foi constatado que os homens que foram alimentados com doses maiores de TCM tiveram uma redução diariamente de calorias queridas diariamente, quando comparados com os outros que foram alimentados com TCL.

 

6 – Faz muito bem para os cabelos

Cabelos-hidratados-Mundo-dos-Óleos

Tenha o Cabelo mais hidratado com o Óleo de Coco Extra Virgem

Já falamos que o Óleo de Coco Extra Virgem faz bem para o coração, para a pele, para o sistema imunológico e para reduzir o peso de forma saudável. Se ele faz bem para todas essas áreas do corpo humano, será que ele faz bem para os cabelos? É claro que sim!

Um artigo também publicado na PubMed mostra que o Óleo de Coco Extra Virgem tem um poder penetrante maior que os óleos minerais. Isso acaba por credenciar o óleo como um protetor melhor para os cabelos danificados do que os outros óleos.

Além disso, mais um estudo prova que o Óleo de Coco Extra Virgem ajuda na redução da perda proteica dos fios, pois ele se liga às moléculas de proteína das fibras capilares, o que os ajuda a sustenta-las. Falando fácil: o Óleo de Coco Extra Virgem deixa os cabelos saudáveis, hidratados e protegidos.

 

7 – Ajuda a amenizar os efeitos da Osteoporose

Osteoporose-Mundo-dos-Óleos

Amenize os efeitos da Osteoporose com o Óleo de Coco Extra Virgem

Osteoporose é uma doença em que a degradação estrutural e a diminuição da densidade mineral dos ossos aumentam o risco de fraturas ósseas. É a causa mais comum de fraturas em idosos. Entre os ossos que se fraturam com maior frequência estão as vértebras, os ossos do antebraço e a anca. A doença geralmente não manifesta sintomas até à ocorrência de uma fratura. Os ossos podem tornar-se de tal forma frágeis que se fraturam espontaneamente ou à mínima pressão.

A prevalência da osteoporose, acompanhada da morbidade e mortalidade de suas fraturas, aumenta a cada ano. Estima-se que com o envelhecimento populacional na América Latina, o ano de 2050, quando comparado a 1950, terá um crescimento de 400% no número de fraturas de quadril para homens e mulheres entre 50 e 60 anos, e próximo de 700% nas idades superiores a 65 anos.

Estima-se que a proporção da osteoporose para homens e mulheres seja de seis mulheres para um homem a partir dos 50 anos e duas para um acima de 60 anos. Aproximadamente uma em cada três mulheres vai apresentar uma fratura óssea durante a vida. Essa condição se deve, entre outros fatores, à redução do estrógeno principalmente após a menopausa.

Um estudo recente sugere que atrelar dietas específicas juntamente ao Óleo de Coco Extra Virgem pode reverter os efeitos da deficiência de estrógeno, inclusive na perda de densidade óssea. Compostos antioxidantes presentes no óleo tem o potencial de manter a estrutura óssea e prevenir a perda da densidade devido a alterações hormonais.

 

8 – Ajuda a combater a Diabetes

Diabetes-Mundo-dos-Óleos

Combata a Diabetes usando o Óleo de Coco Extra Virgem

 

Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta. A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares. A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta, portanto em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia.

Um dado alarmante: O número de brasileiros diagnosticados com diabetes cresceu 61,8% nos últimos 10 anos, passando de 5,5% da população em 2006 para 8,9% em 2016. A pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada em abril deste ano pelo Ministério da Saúde, revela ainda que as mulheres registram mais diagnósticos da doença – o grupo passou de 6,3% para 9,9% no período, contra índices de 4,6% e 7,8% registrados entre os homens.

Mas o que o Óleo de Coco Extra Virgem tem a ver com isso? Muito! Um estudo recente constatou que dietas ricas em TCM, que como falamos antes está muito presente no Óleo de Coco Extra Virgem, protegem e ajudam a célula a acabar com a resistência à insulina.

 

9 – Melhora a função cerebral em pacientes com Alzheimer

Alzheimer-Mundo-dos-Óleos

Melhore a função cerebral usando o Óleo de Coco Extra Virgem

A Doença de Alzheimer é uma enfermidade incurável que se agrava ao longo do tempo, mas pode e deve ser tratada. Quase todas as suas vítimas são pessoas idosas. Talvez, por isso, a doença tenha ficado erroneamente conhecida como “esclerose” ou “caduquice”.

A doença se apresenta como demência, ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. Quando diagnosticada no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família.

Pacientes com essa enfermidade acabam por apresentar uma menor capacidade de transformar a glicose em energia em algumas partes do cérebro. Como o Óleo de Coco Extra Virgem quando metabolizado no corpo acabam por produzir corpos cetônicos que são usados como fonte de energia no coração, no cérebro e no tecido muscular e, por isso, pesquisadores têm sugerido que eles podem fornecer uma fonte de energia alternativa para aquelas células defeituosas reduzindo os sintomas do mal de Alzheimer.

Também já houve um estudo onde ficou apontado que o consumo de Triglicerídeos de Cadeia Média (TCM) levou a melhora imediata dos na função cerebral de pacientes com Alzheimer em estágio inicial.

 

Mais Benefícios que o Óleo de Coco Extra Virgem pode trazer

 

Cicatrização de feridas: Um estudo em ratos descobriu que as feridas tratadas com Óleo de Coco Virgem, curavam mais rapidamente e apresentavam maior reticulação de colágeno do que no grupo de controle.

Prevenção de estrias: Na Ásia, o Óleo de Coco Extra Virgem é comumente usado para prevenir as estrias durante a gravidez. Já tem estrias? As mulheres também descobriram que a aplicação de Óleo de Coco Extra Virgem pode reduzir significativamente a quantidade de estrias depois de terem se formado

Sistema digestivo: Muitas pessoas com problemas digestivos afirmam que o Óleo de Coco Extra Virgem ajudou a combater problemas intestinais como a síndrome do intestino irritável, prisão de ventre e indigestão. Isso porque ele combate bactérias prejudiciais no sistema digestivo e também auxilia a absorção de nutrientes no corpo

 

Suporte da tireoide: Muitas pessoas acreditam que o consumo de Óleo de Coco Extra Virgem pode ajudar com os sintomas de hipotireoidismo. Enquanto evidência científica está em conflito neste sentido, muitas pessoas com hipotireoidismo melhoraram com sucesso, e muitas reverteram a hipotireoidismo por conta de ter parado de tomar a medicação da tireóide. Lembre-se que ele pode não funcionar para todos e é importante consultar com seu médico antes de parar qualquer medicação.

 

Ajuda a combater problemas na pele: O Óleo de Coco Extra Virgem também ajuda a combater as bactérias e outros problemas de pele, incluindo erupções cutâneas, dermatite, acne, rugas, eczema e psoríase. Muitas pessoas quando estão com a pele irritada esfregam o Óleo de Coco Extra Virgem no local para aliviar a inflamação e reduzir os sintomas.

oleo-de-coco-Mundo-dos-Óleos
Melhore a sua vida com o Óleo de Coco

Nunca consuma ou aplique insumos vegetais ou animais sem orientação e acompanhamento de um profissional qualificado e de sua confiança.

 

“O Ministério da Saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas de que este produto previna, trate ou cure doenças. ”

Onde encontrar: Você encontra esses e outros Óleos acessando este link: mundodosoleos.com ou indo até a nossa loja localizada no CLSW 504 Bloco “B” loja 46, Sudoeste, Brasília (DF).

Descarte do Óleo

O descarte não adequado dos Óleos pode acarretar entupimento nas tubulações e ainda poluir a água. Por isso, procure locais próprios para o descarte. Armazene em um vidro e dirija-se aos postos de coleta da sua cidade.

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e artigos como esse.


4 comentários

  • Faço uso contínuo. Uso no rosto, nos pés e nas mãos. Estou amando o resultado.

    Núbia
  • Amei ! Usar óleo p estrias. Infecção na vagina, p rugas e proteção p pele misturado com protetor . Para os cabelos uma força crescimento e brilho. Uso sempre bem pouquinho ele é poderoso.. estou feliz por usar ele. Recomendo ! !
    Claudiane
  • Estou usando o óleo de côco extra virgem e tenho obtido muito efeitos positivos.

    CreuseliteAlencar
  • Muito interessante e esclarecedor a matéria na minha opinião.

    Fábio Gustavo

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Related Posts

4 Óleos Essenciais que Reduzem a Retenção de Água e o Inchaço nas Pernas
4 Óleos Essenciais que Reduzem a Retenção de Água e o Inchaço nas Pernas
4 Óleos Essenciais que Reduzem a Retenção de Água e o Inchaço nas PernasVocê sente suas pernas, tornozelos ou pés inc...
Read More
ARTIGO CIENTÍFICO -Determinação do Perfil de Ácidos Graxos do Óleo da Amêndoa do Fruto do Licuri
ARTIGO CIENTÍFICO -Determinação do Perfil de Ácidos Graxos do Óleo da Amêndoa do Fruto do Licuri
TÍTULO: DETERMINAÇÃO DO PERFIL DE ÁCIDOS GRAXOS DO ÓLEO DA AMÊNDOA DO FRUTO DO LICURI (SYAGRUS CORONATA (MARTIUS) BEC...
Read More
Saboroso e com Muitos Nutrientes, Óleo de Licuri Previne Doenças e tem usos Cosméticos
Saboroso e com Muitos Nutrientes, Óleo de Licuri Previne Doenças e tem usos Cosméticos
Mais conhecido regionalmente, o óleo extraído do semiárido nordestino pode ser usado na cozinha ou em cosméticos Pro...
Read More