Óleo de Coco: muito além do emagrecimento

Óleo de Coco: muito além do emagrecimento

Após as festas de fim de ano e os exageros das férias, o primeiro mês do ano torna-se o mês internacional das dietas, das promessas de se praticar exercícios físicos e do desejo de começar uma vida mais saudável. O óleo de coco ficou conhecido nacionalmente pela fama de emagrecedor. Basta o verão apontar que o assunto volta à tona.

Seguindo à risca uma dieta hipocalórica e adicionando o óleo de coco no cardápio, pacientes de um estudo realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) constataram na balança, perda de peso significativa e redução da gordura localizada na barriga em apenas um mês. Mas não apenas isso, o óleo de coco surpreende também em outras áreas do nosso corpo. Confira!

Amigo da balança. Melhor amigo do coração.

O óleo de coco virgem se diferencia dos demais óleos, pois a gordura saturada em sua composição, os triglicerídeos de cadeia média (TCM) são rapidamente absorvidos pelo intestino e pelo fígado, gera mais energia ao organismo e acelera o metabolismo, ao contrário dos ácidos de cadeia longa que encontramos nos óleos de cozinha. O óleo de coco diminui o colesterol ruim ( LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL), um amigo para o coração, pois ele é responsável em fazer uma limpeza no sangue.

Outros benefícios para a saúde

Nem só de magreza vive o óleo de coco. A natureza da sua composição atua em diversas áreas do nosso corpo.

. Fonte de Vitamina E

Cabelos, unhas e pele saudáveis. O óleo de coco previne o envelhecimento precoce e um pouco dele no couro cabeludo ou nos cremes para cabelos promove nutrição extra aos fios capilares proporcionando brilho, maciez e combate ao ressecamento.

.Cicatrizes

Seu poder antibactericida pode ser usado no tratamento de herpes, feridas, cicatrizes e picada de insetos.

. Intestino  

O óleo de coco ajuda na absorção dos nutrientes no corpo, combate as bactérias prejudiciais e melhora o funcionamento do sistema digestivo, aliviando a prisão de ventre.

.Imunidade

Sua composição atua contra vírus, fungos e bactérias ruins, fortalece o sistema imunológico, o que ajuda muito no tratamento de doenças.

 

.Saciedade

De acordo com os pesquisadores da Universidade de Columbia e do Centro de Pesquisa sobre Obesidade de Nova York, ambos nos Estados Unidos, revelaram que os TCM encontrados no óleo de coco ativam hormônios como a colecistoquinina, peptídeo YY e peptídeo inibitório intestinal que promovem a sensação de saciedade. Uma ajuda para quem tem compulsão em comer.

.Alzheimer e câncer

Estudos avançados apontamque o consumo de óleo de coco pode tratar doenças degenerativas como Azheimer e tumores malignos. No entanto, ainda há divergências no campo da medicina. Aguardemos os próximos capítulos dessa discussão.

Como utilizar:

O óleo de coco pode ser encontrado também em cápsulas. Não há diferença na sua composição, apenas na sua forma de consumo. Enquanto o óleo líquido pode ser utilizado nos alimentos, as cápsulas facilitam a dieta de quem possui um dia a dia corrido por serem fáceis de carregar.

Como ingerir?

O óleo pode ser misturado em iogurtes, saladas e vitaminas. Também no preparo de bolos e tortas. O seu uso não é recomendado para frituras.

Uma colher de sopa por dia é o suficiente para uma dieta balanceada. O consumo em quantidade maior gera índices de gorduras saturadas excedentes ao que o seu organismo precisa. Além disso, você vai gerar mais energia do que poderá gastar.

Óleo de coco é um remédio?

O óleo de coco não é um remédio. Trata-se de uma fonte natural para a saúde com excelentes resultados comprovados em pesquisas.

Onde encontrar:

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no facebook e acompanhe novidades e artigos como esse.


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Related Posts

ATIVIDADES INSETICIDA, REPELENTE E ANTIFÚNGICA DO ÓLEO ESSENCIAL DE Cinnamomum cassia
ATIVIDADES INSETICIDA, REPELENTE E ANTIFÚNGICA DO ÓLEO ESSENCIAL DE Cinnamomum cassia
RESUMO Devido ao uso indiscriminado de agentes químicos e as perdas de grãos armazenados, faz-se necessário a busca ...
Read More
MÉTODOS ALTERNATIVOS PARA O CONTROLE in vitro DE Colletotrichum gloeosporioides AGENTE CAUSAL DA ANTRACNOSE EM PIMENTA DEDO-DEMOÇA
MÉTODOS ALTERNATIVOS PARA O CONTROLE in vitro DE Colletotrichum gloeosporioides AGENTE CAUSAL DA ANTRACNOSE EM PIMENTA DEDO-DEMOÇA
RESUMO   A utilização de diferentes métodos visando o controle de doenças fitopatológicas proporciona uma redução da ...
Read More
Elaboração de fórmulas farmacêuticas de uso tópico utilizando óleo essencial extraído do capim limão
Elaboração de fórmulas farmacêuticas de uso tópico utilizando óleo essencial extraído do capim limão
RESUMO   Óleos essenciais são mistura de compostos, que podem ser extraídos de plantas aromáticas por destilação de a...
Read More