O damasco teve seu primeiro cultivo na China, a sua árvore – conhecida como damasqueiro – e veio para a América no século XVIII. Apesar da safra do fruto fresco ocorrer entre maio e agosto (vindo do Hemisfério Norte) e no fim de dezembro a março (origem na América do Sul), o damasco seco sempre está disponível em qualquer época do ano e em qualquer mercado.
A fruta ainda é rica em seu valor nutricional. A cada 100 gramas, a fruta possui 12% de Vitamina C, 12% de vitamina A, 6% de Potássio e somente 48 calorias. O damasco é considerado também uma grande aliada do emagrecimento, podendo compor dietas e fazer com que você aí do outro, que está em busca da silhueta magra e perfeita, alcance resultados ainda mais eficientes e rápidos no processo de perda de peso.
A fruta é geralmente muito usada para uso terapêutico no tratamento de asma, bronquite, tuberculose, etc. Isso porque ele é uma perfeita fonte de minerais e vitaminas que são extremamente benéficas para o corpo humano.
Óleo de Damasco
Muito parecido com o pêssego, o damasco possui um caroço no centro do fruto, onde se concentram diversos óleos e nutrientes. A partir da prensagem a frio do caroço, é extraído o Óleo de Damasco que também possui propriedades medicinais que oferecem muitos benefícios para o nosso corpo.
Benefícios do Óleo de Damasco
Combate células cancerígenas
O Óleo de Damasco possui um benefício amplamente conhecido na prevenção do câncer (ósseo, de pele e cervical), devido ele ser rico em vitamina B17. O Óleo de Damasco ajuda na eliminação das células cancerosas do corpo.
Reduz a pressão arterial
O Óleo de Damasco é rico em vitamina B17 que é bastante útil no controle da pressão arterial. Isso porque, segundo estudos, a Vitamina B17 ajuda a reduzir a dor associada com artrite e a redução da pressão arterial elevada.
Aumenta a produção de células sanguíneas
Além disso, o Óleo de Damasco também possui vitaminas A, B1, B2, B3, B5 e C, ferro, cobre, potássio, sódio e magnésio. Estes componentes ajudam no tratamento de anemia, por exemplo, pois o cobre e o ferro auxiliam a produção de hemoglobina.
Auxilia no crescimento capilar
O Óleo de Damasco é maravilhoso para o cabelo. Ele promove o crescimento do cabelo por causa dos nutrientes que possui, especialmente a vitamina E. Ele também reduz os problemas do couro cabeludo seco e ajuda a melhorar o brilho do cabelo, sem oleosidade.
Combate dores provenientes de úlcera e ouvidos
O Óleo de Damasco também funciona como um agente anti-inflamatório (uma vez que o mesmo ajuda a reduzir a pressão arterial). Por causa dessa qualidade, o óleo acaba por ajudar a reduzir os sintomas da artrite, além de amenizar as dores fortes de úlceras, estômago e dores provenientes do canal auditivo
Como utilizar o Óleo de Damasco
Para cabelos: Misture algumas gotas de Óleo de Damasco com o seu shampoo.
Limpeza de pele: Aplique o Óleo de Damasco no rosto com a ajuda de um algodão embebido em água morna.
Dores de ouvido: Coloque poucas gotas do Óleo de Damasco na área afetada.
Úlceras (de estômago): Tome uma colher (de chá) do Óleo de Damasco em jejum.
Contraindicações
O Óleo de Damasco não possui nenhuma contraindicação, mas é aconselhável evitar o seu uso no caso de alergia ao óleo ou ao damasco. Lembre-se de sempre se certificar de que o óleo é 100% natural, sem a adição de quaisquer aditivos ou conservantes.
Por mais que seja algo natural e que possua muitos benefícios, não podemos nunca esquecer de evitar o uso excessivo de qualquer produto, mantendo sempre o equilíbrio.
2 comentários
Comprei a Manteiga Hidratante com Óleo de Damasco. Estou usando na pele do rosto e nas pontas dos cabelos. Gostaria de adquirir o Óleo!
Excelentes i nformacoes! Amei! Comecei a usar para a pele a 3 dias.
E ja posso notar uma melhoria nas linhas finas do rosto.