Conheça 8 maravilhas trazidas por este óleo conhecido como “Ouro do Deserto”!

Conheça 8 maravilhas trazidas por este óleo conhecido como “Ouro do Deserto”!

Você sabe o que é a Jojoba?

Jojoba é uma espécie de arbusto que cresce nos desertos Mojave – Deserto árido e considerado o mais seco da América do Norte – e Sonora – Deserto que cobre grande parte do sudoeste dos Estados Unidos.

Pois bem, o arbusto A jojoba tem crescido selvagem por centenas de anos sem ter sido notada pela maior parte do mundo. Apenas as tribos nativas da região estavam interessadas em colher o grão e usar seu precioso óleo no tratamento dos cabelos e disfunções da pele. Era prática comum usá-lo também no tratamento de ferimentos.

Hoje os cientistas têm pesquisado as aparentemente ilimitadas possibilidades desta fonte natural. Sua versatilidade está refletida na produção de uma vasta linha de produtos: cosméticos, velas, lubrificantes, pneus e redutores de apetite. Continuam as pesquisas sobre sua aplicação para fins farmacêuticos.

Além disso devido a sua tolerância a temperaturas extremamente elevadas, ele também já foi muito usado como um óleo para cozinha. Outras utilidades eram extraídas de seu grão, que era moído para preparar uma bebida similar ao café e prover farinha para fazer o pão.

Outra peculiaridade do Óleo de Jojoba é que ele é o único que mostra uma estreita semelhança com sebo humano, uma substância oleosa secretada pelas glândulas de óleo abaixo da superfície da pele.

Óleo de Jojoba, por sua vez, é composto por 96% de ceramida, além de ácido mirístico e vitaminas A, B1, B2 e E, que garantem diversos benefícios para pele, cabelo e sistema imunológico.

Mas estas não são as únicas vantagens dessa maravilha que até hoje é intitulada “Ouro do Deserto”. Confira aqui 8 incríveis benefícios do Óleo de Jojoba:

 

1 – Pode combater células cancerígenas

 

Assim como as folhas da planta, o Óleo de Jojoba é uma rica fonte de alfa-tocoferol, ou Vitamina E, que é um poderoso antioxidante que ajuda a prevenir ou inibir a oxidação de danos causados pelos radicais livres no seu corpo. Ao neutralizar os efeitos nocivos dos radicais livres, os antioxidantes ajudam na prevenção de doenças graves como o câncer.

 

2 – Possui propriedades hidratantes para a Pele

 

Óleo de Jojoba pode ser utilizado como hidratante fácil ou corporal. Isso porque, como falamos antes, ele é rico em ceramidas que é um importante composto do estrato córneo da epiderme, que é responsável pela barreira de permeabilidade da pele, evitando a penetração de agentes danosos do meio ambiente e a perda transepidermal de água, mantendo a pele hidratada. Apesar de produzir um brilho à primeira vista, ele é rapidamente absorvido pela pele sem deixar para trás nenhum resíduo.

Quando aplicado sobre a pele, o Óleo de Jojoba forma uma barreira de proteção, ajudando a reter a umidade e manter o equilíbrio do pH correto. Isso impede que a secagem da pele e mantém-la suave e macia.

 

3 – Funciona como um anti-inflamatório da pele

 

Além das propriedades emolientes e umectantes da ceramida citadas no tópico anterior, a vitamina E presente no Óleo de Jojoba confere efeito antioxidante e o ácido mirístico proporciona ação anti-inflamatória e protege de irritações.

 

4 – Ajuda a combater a formação de espinhas e Acnes

 

O terror dos adolescentes! Espinhas e Acnes! Mas porque isso ocorre principalmente nessa fase da vida?

Simples. É porque durante a puberdade – ou em outras fases quando os níveis de hormônio estão muito altos – pode ocorrer a presença de sebo demais na pele, algo que pode deixá-la oleosa e causar a acne e espinhas.

E se isso esteticamente é feio, pode ser ainda pior para a saúde. Esse acúmulo de sebo e oleosidade pode combinar com a sujeira e células mortas da pele e entupir os poros dela. Isto faz com que haja o crescimento das bactérias, levando à infecção.

É aí que entra o Óleo de Jojoba. Quando aplicado topicamente, o óleo pode ajudar a remover o acúmulo ou excesso de óleo, contribuindo para que os níveis de óleo fiquem equilibrados. Com efeito, ele dissolve o excesso de óleo que obstrui os poros, evitando assim a Acne. Concomitantemente, O Óleo de Jojoba tem propriedades antimicrobianas, que podem impedir o crescimento de bactérias que provoca espinhas.

 

5 – Auxilia no tratamento de lesões na pele

 

Uma pesquisa realizada na Alemanha no ano de 2012 analisou a habilidade do Óleo de Jojoba de diminuir lesões na pele e melhorar a sua condição geral em 194 participantes.

Essas pessoas aplicam máscaras de argila com Óleo de Jojoba de duas a três vezes por semana. O resultado foi que 54% dos participantes relataram terem suas lesões na pele diminuídas de maneira significativa depois de seis semanas de uso do produto.

 

6 – Colabora no tratamento de queimaduras solares

 

Graças ao teor de vitamina E encontrado no Óleo de Jojoba é que o produto pode auxiliar nos casos de queimaduras solares, que é uma das principais causas de câncer na pele. Isso acontece por meio da ação do nutriente de ser absorvida pela camada da epiderme da pele.

 

7 – Protege contra efeitos da Radioterapia e ajuda na cicatrização

 

Óleo de Jojoba também é fonte de vitaminas do complexo B, como é o caso da vitamina B5. O nutriente, que também é conhecido pelo nome de ácido pantotênico, ajuda no tratamento de reações na pele causadas pela radioterapia, além de poder acelerar o processo de cura de cortes e feridas.

Além disso, a vitamina E contribui ainda para benefícios do Óleo de Jojoba como o processo de aceleração da regeneração celular e auxílio no tratamento de cicatrizes.

Se você é um aficionado por esses estudos saiba aqui que um estudo mostrou como o Óleo de Jojoba acelerou a regeneração cutânea em ferimentos, marcas de cicatriz e queimaduras e também em peles irritadas causadas por lâminas de barbear

 

8 – Hidrata e ajuda o cabelo a crescer naturalmente

 

Óleo de Jojoba possui ação umectante, lubrificante, emoliente e restauradora, de modo que nutre, amacia e restaura os fios em profundidade, podendo, inclusive, ser usado por meninas de cabelos mistos ou oleosos, pois ele ajuda a reduzir a oleosidade no couro cabeludo e a combater a caspa. No mais, doa brilho aos fios e promove maciez.

Mas uma ação que vem dando destaque ao “Ouro do Deserto” é a sua capacidade de fazer o cabelo crescer novamente. Mas como se dá isso?

Muitas vezes, o acúmulo de sebo no couro cabeludo impede os fios de crescerem além de provocar a queda. O Óleo de Jojoba, por sua vez, consegue dissolver o sebo acumulado, além de ajudar a regular a oleosidade. É por esse motivo, aliás, que o óleo ajuda no crescimento dos fios, pois quando esse excesso de sebo é removido, o cabelo volta a crescer normalmente.

 

Dica: Faça um condicionador maravilhoso com o Óleo de Jojoba

 

Se você tem cabelos secos, aproveite todos os benefícios da Jojoba fazendo o condicionador conforme a receita abaixo. Para preparar o condicionador natural de Jojoba, ideal para cabelos ressecados, você irá precisar de:

 

 

Em um recipiente não metálico, adicione todos os ingredientes e misture bem, até formar uma mistura homogênea. Após lavar os cabelos com seu shampoo habitual, aplique o condicionador ao longo dos fios, deixando agir por aproximadamente 5 minutos. Enxágue e em seguida aplique seu condicionador habitual.

 

Contraindicações

 

Óleo de Jojoba é seguro para a maioria das pessoas quanto aplicado na pele, inclusive para as mulheres grávidas e em processo de amamentação de seus bebês. Os efeitos colaterais que podem surgir em decorrência de seu uso são reações alérgicas e a erupção cutânea.

Entretanto, o Óleo de Jojoba não pode ser ingerido porque contém um composto chamado ácido erúcico que pode causar reações adversas graves como danos ao coração.

Compre o Óleo de Jojoba e ganhe todos os benefícios do “Ouro do Deserto”

 

Nunca consuma ou aplique insumos vegetais ou animais sem orientação e acompanhamento de um profissional qualificado e de sua confiança.

 

“O Ministério da Saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas de que este produto previna, trate ou cure doenças. ”

 

Onde encontrar: Você encontra esses e outros Óleos acessando este link: mundodosoleos.com ou indo até a nossa loja localizada no CLSW 504 Bloco “B” loja 46, Sudoeste, Brasília (DF).

 

Descarte do Óleo

O descarte não adequado dos Óleos pode acarretar entupimento nas tubulações e ainda poluir a água. Por isso, procure locais próprios para o descarte. Armazene em um vidro e dirija-se aos postos de coleta da sua cidade.

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e artigos como esse.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados