A onda agora é o Óleo de Licuri. Quer saber por que? Confira aqui!

A onda agora é o Óleo de Licuri. Quer saber por que? Confira aqui!

O licuri é um coquinho bem pequeno que dá em cachos grandes, numa palmeira bem alta, abundante no norte de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e AlagoasÉ comido cru, quando maduro, torrado, em diversas receitas culinárias.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa do Ministério da Educação concluiu que o licuri é um alimento muito nutritivo, com elevado teor de cobre, ferro, manganês, zinco, cálcio e magnésio. Seu conteúdo nutricional ajuda o bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico, previne a osteoporose, fortalece os ossos, previne aterosclerose, problemas cardíacos, artrite reumatóide, infecções, hipoglicemia, inflamações, lúpus e muitas outras doenças.

Apesar do Óleo de Licuri ser extraído somente da fruta, toda a planta é aproveitada, podendo proporcionar vários tipos de benefícios como as folhas para artesanato, a cera (também das folhas) para produção de papel carbono, graxa para sapato, móveis e pintura de automóveis, a casca do tronco pode ser transformada em combustível para fornos de fábricas de cerâmica, a extração da amêndoa, da onde sai o óleo, pode gerar um leite que pode ser consumido. Enfim, são os mais diversos usos dessa palmeira.

Mas como estamos aqui para falar do Óleo de Licuri, vamos nos ater aos benefícios que essa maravilha da natureza nos traz. let’s go?

Benefícios do Óleo de Licuri

Para os Cabelos

O Óleo de Licuri é rico em ácidos graxos e possui benefícios bem parecidos com o Óleo de Coco. Pode ser usado em todos os tipos de cabelos e, além de nutrir o couro cabeludo e dar brilho aos fios, ele acaba com o tão indesejado frizz. Também pode agir como antiqueda e anticaspa e é um excelente hidratante capilar. O Óleo também pode agir como antiqueda e anticaspa.

Mulheres que possuem os cabelos tipo 4C – aqueles cuja a textura do fio é bem diferente dos demais, pois os cachos não são bem definidos podendo ser bastante volumosos. Em linguagem mais direta: Sabe aquele famoso e lindo Black Power? Então, ele pode ser atingido facilmente por pessoas que possuem o cabelo 4C – podem usar o Óleo de Licuri para fazer o chamado Pré-Poo (tratamento feito com óleos vegetais para proteger o cabelo do ressecamento antes de realizar a lavagem do cabelo com shampoo), ou para umectação capilar o que deixa os fios macios, hidratados e com brilho.

 

Para a Pele

Na pele, o Óleo de Licuri atua como hidratante, protetor e suavizante, aumentando a elasticidade do tecido cutâneo, reduzindo rugas e marcas de expressão. Este é um óleo com baixo índice de acidez e rico em antioxidantes que age contra os radicais livres evitando o envelhecimento precoce da pele.

Sua composição de ácidos graxos é similar à do Óleo de Coco, e os dois, portanto, possuem benefícios parecidos. Com propriedade emoliente, o óleo promove boa espalhabilidade e alta penetração na pele para emulsões.

Para agir de forma mais eficaz, use o Óleo de Licuri uma vez ao dia e outro à noite, especialmente nas zonas propensas à formação de rugas como o contorno dos olhos e os cantos da boca.

 

Controle de Diabetes

O Óleo de Licuri também tem ação positiva no tratamento de diabetes. Isso tudo por conta de possuir manganês em sua composição, que ajuda na síntese de ácidos graxos liberação da insulina e no metabolismo da glicose. Por ser rico em ferro, o fruto também previne a anemia e ajuda no desenvolvimento mental.

oleo-de-licuri-mundo-dos-oleos

Nunca consuma ou aplique insumos vegetais ou animais sem orientação e acompanhamento de um profissional qualificado e de sua confiança.

“O Ministério da Saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas de que este produto previna, trate ou cure doenças. ”

Onde encontrar: Você encontra esses e outros Óleos acessando este link: mundodosoleos.com ou indo até a nossa loja localizada no CLSW 504 Bloco “B” loja 46, Sudoeste, Brasília (DF).

Descarte do Óleo

O descarte não adequado dos Óleos pode acarretar entupimento nas tubulações e ainda poluir a água. Por isso, procure locais próprios para o descarte. Armazene em um vidro e dirija-se aos postos de coleta da sua cidade.

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e artigos como esse.

Voltar para o blog

1 comentário

Tenho uma propriedade no Município de Jacobina-ba e nela tem muitas palmeras de licuri gostaria de saber além da amendoa aquela parte da casca que é bem doce serve para que. Estou ciente de vários benefícios que esta planta nos oferece.

Aurelio da Silva Bulcao Filho

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados