Óleo de Linhaça: Conheça os principais benefícios e saiba como usar

Conhecida na região da Mesopotâmia desde 5 mil a.C., a linhaça – semente do linho – é um cereal sem glúten. Utilizada na culinária, há alguns anos tem conquistado adeptos entre as pessoas que buscam alimentos saudáveis e funcionais. Por possuir muitas propriedades nutricionais, o uso contínuo da linhaça traz muitos benefícios ao organismo e, consequentemente, à saúde.

Óleo de Linhaça vem das sementes da planta do linho (Linum usitatissimum L.). Extraído mediante prensagem a frio e filtração O óleo é 100% puro e natural contendo ácidos graxos ômega-3 e 6, que são necessários para a saúde. O Óleo de Linhaça contém o ácido graxo essencial alfa-linolênico (ALA), que o corpo converte em ácido eicosapentaenóico (EPA) e docosahexaenóico (DHA), os ácidos graxos ômega-3 encontrados no óleo de peixe.

Benefícios do Óleo de Linhaça

Ajuda a emagrecer

Óleo de Linhaça possui lignanas, substâncias semelhantes aos hormônios estrógenos que levam à redução do colesterol total e do LDL (colesterol ruim) e à regulação da pressão arterial. O Óleo de Linhaça também ajuda a evitar que as células de gordura fiquem sobrecarregadas e consequentemente inflamadas, ou seja, com muita gordura.

A linhaça também é rica em ácidos graxos, que ajudam na redução de triglicerídeos, na regulação da pressão arterial e no combate à inflamação das células de gordura. Além disso, os ácidos graxos presentes no Óleo de Linhaça também agem estimulando a saciedade.

Reduz a Inflamação, dores e inchaços

Omega-3 os ácidos gordos parecem limitar a reação inflamatória associada a inflamações dores e inchaços tanto internos quanto externos. Nos casos de pessoas com lúpus, por exemplo, estudos mostram que o Óleo de Linhaça, não só reduziu a inflamação nas articulações, pele e rins, como também reduziu os níveis de colesterol, que pode ser elevada pela doença.

Em pacientes com o quadro de gora, o Óleo de Linhaça pode ajudar a diminuir a dor, muitas vezes súbita e grave da articulação ou inchaço sintoma característico dessa condição 

Além disso, o ómega-3 ácidos gordos presentes no Óleo de Linhaça  ajuda a aumentar a absorção de iodo (um mineral encontrado frequentemente em níveis baixos em mulheres que sofrem de seios fibrocística). Isso credencia o Óleo de Linhaça, a ser uma boa alternativa para o tratamento desta condição frequentemente dolorosa.

Podendo ser somado aos benefícios do Óleo de Linhaça, acabamos tendo o controle da constipação, hemorroidas, doenças diverticular e cálculos biliares. Isso porque o óleo é rico em fibras, linhaça moída o que pode ajudar a aliviar a passagem das fezes e, assim, aliviar a prisão de ventre, hemorroidas e doença diverticular.

Ajuda a combater o Câncer

Um estudo realizado em 2015 foi descoberto que o ácido alfa linolênico, o ALA, encontrado em abundância no Óleo de Linhaça, é capaz de reduzir o crescimento das células de câncer de mama. Outro estudo indicou que o consumo regular de óleo de linhaça dourada é uma forma complementar de terapia natural para controlar o câncer de mama.

Por isso, diversos especialistas já afirmam os benefícios do Óleo de Linhaça para o tratamento e a prevenção de alguns tipos de câncer, principalmente o de mama.

Melhora a saúde do coração

Algumas pesquisas também indicam que consumir alimentos ricos no ALA e presentes no Óleo de Linhaça, podem ajudar a prevenir e até combater algumas doenças do coração.

Isso acontece porque este ácido graxo tem o poder de diminuir a pressão arterial, ajudar a equilibrar os níveis de colesterol e também pode regular os batimentos cardíacos. Por isso, o consumo regular de ALA já foi associado à diminuição de riscos de ataque cardíaco e doenças no sistema cardiovascular.

Dicas de consumo

Óleo de Linhaça Líquido

Não há dosagem recomendada para o Óleo de Linhaça. A melhor dose para você depende de uma série de fatores e devem ser determinados em consulta com seu nutricionista ou médico. Porém, inúmeros nutricionistas recomendam que seja ingerida uma colher do óleo antes do almoço e uma antes do jantar, sempre meia hora antes para que os seus efeitos sejam potencializados.

 

Óleo de Linhaça em Cápsulas

 

cápsula de Óleo de Linhaça veio para facilitar o consumo do produto. Nessa apresentação, o óleo de linhaça é encapsulado tornando assim mais prática sua tomada diária. O ideal é tomar uma cápsula duas vezes ao dia, 30 minutos antes das principais refeições, com um copo de água.


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Related Posts

ARTIGO CIENTÍFICO -Determinação do Perfil de Ácidos Graxos do Óleo da Amêndoa do Fruto do Licuri
ARTIGO CIENTÍFICO -Determinação do Perfil de Ácidos Graxos do Óleo da Amêndoa do Fruto do Licuri
TÍTULO: DETERMINAÇÃO DO PERFIL DE ÁCIDOS GRAXOS DO ÓLEO DA AMÊNDOA DO FRUTO DO LICURI (SYAGRUS CORONATA (MARTIUS) BEC...
Read More
Saboroso e com Muitos Nutrientes, Óleo de Licuri Previne Doenças e tem usos Cosméticos
Saboroso e com Muitos Nutrientes, Óleo de Licuri Previne Doenças e tem usos Cosméticos
Mais conhecido regionalmente, o óleo extraído do semiárido nordestino pode ser usado na cozinha ou em cosméticos Pro...
Read More
Aromaterapia Para Melasmas e Manchas Escuras na Pele
Aromaterapia Para Melasmas e Manchas Escuras na Pele
AROMATERAPIA PARA MELASMAS E MANCHAS ESCURAS DE PELE Você sabia que 90% das pessoas que têm melasmas (manchas escuras...
Read More