Óleo de Linhaça: Conheça os principais benefícios e saiba como usar

Óleo de Linhaça: Conheça os principais benefícios e saiba como usar

Conhecida na região da Mesopotâmia desde 5 mil a.C., a linhaça – semente do linho – é um cereal sem glúten. Utilizada na culinária, há alguns anos tem conquistado adeptos entre as pessoas que buscam alimentos saudáveis e funcionais. Por possuir muitas propriedades nutricionais, o uso contínuo da linhaça traz muitos benefícios ao organismo e, consequentemente, à saúde.

Óleo de Linhaça vem das sementes da planta do linho (Linum usitatissimum L.). Extraído mediante prensagem a frio e filtração O óleo é 100% puro e natural contendo ácidos graxos ômega-3 e 6, que são necessários para a saúde. O Óleo de Linhaça contém o ácido graxo essencial alfa-linolênico (ALA), que o corpo converte em ácido eicosapentaenóico (EPA) e docosahexaenóico (DHA), os ácidos graxos ômega-3 encontrados no óleo de peixe.

Benefícios do Óleo de Linhaça

Ajuda a emagrecer

Óleo de Linhaça possui lignanas, substâncias semelhantes aos hormônios estrógenos que levam à redução do colesterol total e do LDL (colesterol ruim) e à regulação da pressão arterial. O Óleo de Linhaça também ajuda a evitar que as células de gordura fiquem sobrecarregadas e consequentemente inflamadas, ou seja, com muita gordura.

A linhaça também é rica em ácidos graxos, que ajudam na redução de triglicerídeos, na regulação da pressão arterial e no combate à inflamação das células de gordura. Além disso, os ácidos graxos presentes no Óleo de Linhaça também agem estimulando a saciedade.

Reduz a Inflamação, dores e inchaços

Omega-3 os ácidos gordos parecem limitar a reação inflamatória associada a inflamações dores e inchaços tanto internos quanto externos. Nos casos de pessoas com lúpus, por exemplo, estudos mostram que o Óleo de Linhaça, não só reduziu a inflamação nas articulações, pele e rins, como também reduziu os níveis de colesterol, que pode ser elevada pela doença.

Em pacientes com o quadro de gora, o Óleo de Linhaça pode ajudar a diminuir a dor, muitas vezes súbita e grave da articulação ou inchaço sintoma característico dessa condição 

Além disso, o ómega-3 ácidos gordos presentes no Óleo de Linhaça  ajuda a aumentar a absorção de iodo (um mineral encontrado frequentemente em níveis baixos em mulheres que sofrem de seios fibrocística). Isso credencia o Óleo de Linhaça, a ser uma boa alternativa para o tratamento desta condição frequentemente dolorosa.

Podendo ser somado aos benefícios do Óleo de Linhaça, acabamos tendo o controle da constipação, hemorroidas, doenças diverticular e cálculos biliares. Isso porque o óleo é rico em fibras, linhaça moída o que pode ajudar a aliviar a passagem das fezes e, assim, aliviar a prisão de ventre, hemorroidas e doença diverticular.

Ajuda a combater o Câncer

Um estudo realizado em 2015 foi descoberto que o ácido alfa linolênico, o ALA, encontrado em abundância no Óleo de Linhaça, é capaz de reduzir o crescimento das células de câncer de mama. Outro estudo indicou que o consumo regular de óleo de linhaça dourada é uma forma complementar de terapia natural para controlar o câncer de mama.

Por isso, diversos especialistas já afirmam os benefícios do Óleo de Linhaça para o tratamento e a prevenção de alguns tipos de câncer, principalmente o de mama.

Melhora a saúde do coração

Algumas pesquisas também indicam que consumir alimentos ricos no ALA e presentes no Óleo de Linhaça, podem ajudar a prevenir e até combater algumas doenças do coração.

Isso acontece porque este ácido graxo tem o poder de diminuir a pressão arterial, ajudar a equilibrar os níveis de colesterol e também pode regular os batimentos cardíacos. Por isso, o consumo regular de ALA já foi associado à diminuição de riscos de ataque cardíaco e doenças no sistema cardiovascular.

Dicas de consumo

Óleo de Linhaça Líquido

Não há dosagem recomendada para o Óleo de Linhaça. A melhor dose para você depende de uma série de fatores e devem ser determinados em consulta com seu nutricionista ou médico. Porém, inúmeros nutricionistas recomendam que seja ingerida uma colher do óleo antes do almoço e uma antes do jantar, sempre meia hora antes para que os seus efeitos sejam potencializados.

 

Óleo de Linhaça em Cápsulas

 

cápsula de Óleo de Linhaça veio para facilitar o consumo do produto. Nessa apresentação, o óleo de linhaça é encapsulado tornando assim mais prática sua tomada diária. O ideal é tomar uma cápsula duas vezes ao dia, 30 minutos antes das principais refeições, com um copo de água.

Voltar para o blog

2 comentários

Comprei hoje o Óleo de Linhaça para diminuir o meu colesterol…conselho da minha sobrinha Leila Fabbri que usou e teve grande resultado

Dorothéa Teixeira de Andrade

Oi,boa tarde eu comprei hoje o óleo e vou começar a tomar diariamente,e os benefícios são muitos bons.

Hermínio Moura Filho

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados