Óleo de Macadâmia: 7 benefícios maravilhosos dessa noz deliciosa

Provavelmente você já deve ter experimentado algum docinho com uma noz bem gostosa e amanteigada. Se não, deveria. Eu mesmo adoro o sorvete de macadâmia! Se você não experimentou, vai correndo na sorveteria e peça uma bola agora! Garanto que você não vai se arrepender!

 

Mas falando sério agora, você sabe o que é e para que serve essa noz? Então vem que eu te explico.

 

macadâmia é uma árvore de porte alto, nativa da Austrália e muito predominante no Havaí. Seu fruto, também chamado de macadâmia, é uma noz fina envolvida em uma casca. Ela contém diversos minerais e componentes benéficos ao nosso organismo, como potássio, fósforo, cálcio, magnésio, vitaminas e proteínas – sua composição pode variar de acordo com o local de crescimento da árvore.

 

Óleo de Macadâmia

 

Na cozinha, o Óleo de Macadâmia serve para temperar saladas, refogar vegetais, fritar e basicamente para qualquer outro uso que um óleo tem na culinária. O gosto do Óleo de Macadâmia é um pouco adocicado, mas muito saboroso, além de ser um óleo bastante saudável.

 

Assim como a noz, o Óleo de Macadâmia é fonte de diversos nutrientes importantes para a nossa saúde e oferece grandes quantidades de vitamina A, proteína, antioxidantes, aminoácidos, flavonoides, ácido fólico e ácidos graxos.

 

Benefícios do Óleo de Macadâmia

Os benefícios do óleo desta noz são inúmeros e vão desde a melhora da saúde do coração até a diminuição dos níveis de triglicerídeos, aumento da energia, melhora da digestão, prevenção de doenças crônicas, entre outros benefícios surpreendentes. Confira:

1 – Melhora a saúde do coração

O teor de ácido oleico elevado no Óleo de Macadâmia (ainda maior do que o óleo de oliva) faz com que seja importante para reequilibrar os níveis de colesterol e, na verdade, reduzir a quantidade de triglicéridos no sangue – Os triglicerídeos são essencialmente gordura no sangue, o que pode ser muito perigoso para o coração, pois ele pode entupir as artérias, aumentando suas chances de aterosclerose, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

2 – Ajuda a perder peso

A gordura monoinsaturada é a responsável pelos benefícios do Óleo de Macadâmia para a perda de peso. O ácido palmitoleico e o ácido graxo ômega 7 podem ajudar na queima de gordura, além de diminuir o apetite.

O ácido palmitoleico ainda tem o poder de acelerar o metabolismo, o que ajuda a queimar gorduras, além de reduzir o armazenamento das gorduras consumidas através dos alimentos.

3 – Melhora a saúde dos ossos e dos dentes

Óleo de Macadâmia é também fonte de muitos minerais, entre eles, o fósforo. O fósforo é um mineral fundamental para a saúde dos ossos e dos dentes, além de ajudar no metabolismo e na absorção de outros nutrientes.

Além disso, o Óleo de Macadâmia também é rico em cálcio, outro mineral conhecido por seus benefícios tanto para os ossos quanto para os dentes. Já o manganês presente nas macadâmias vai colaborar com o aumento de tecido ósseo, ajudando a fortificar os ossos e prevenir doenças como a osteoporose e artrite.

4 – Hidrata e protege a pele e os cabelos

Óleo de Macadâmia também pode ser aplicado diretamente no rosto, hidratando peles secas e frágeis. O ácido palmitoleico protege os lipídios da pele contra a oxidação e é responsável pela hidratação e perda de umidade da pele, garantindo uma aparência saudável e também tem propriedades regenerativas. É um ácido presente no sebo humano e, por isso, possui extrema afinidade com a pele e com os óleos naturais produzidos no couro cabeludo, conseguindo penetrar com eficácia nas áreas aplicadas, além de nutrir e hidratar sem deixar a pele ou os cabelos oleosos.

5 – Da aquela energia para o corpo

Embora os benefícios para a saúde do coração e equilíbrio do colesterol sejam claros, as nozes de Macadâmia também apresentam um extremamente elevado número de calorias, o que pode representar um impulso rápido de energia para o corpo, algo que o óleo também pode fornecer.

No entanto, você deve ter cuidado com a quantidade de nozes de Macadâmia e Óleo de Macadâmia que você consome. Isto porque ele pode traduzir rapidamente em ganho de peso e obesidade, que vem com sua própria longa lista de riscos para a saúde.

6 – Melhora a saúde dos olhos

Alguns dos antioxidantes no Óleo de Macadâmia têm sido muito associados à saúde dos olhos, ou seja, impedem a degeneração macular e o retardamento do desenvolvimento de catarata. Isto é conseguido através do mesmo processo de radicais livres neutralizantes como os outros efeitos antioxidantes de Óleo de Macadâmia.

7 – Colabora para a saúde do sistema nervoso

Mais um dos benefícios do Óleo de Macadâmia bastante evidente é a sua colaboração para uma boa saúde do cérebro e do sistema nervoso. O cobre, contido em sua composição, é um mineral muito importante para que os neurotransmissores possam exercer o seu trabalho de enviar sinais químicos a todo o sistema nervoso.

Óleo-de-Macadâmia-Mundo-dos-Óleos
Óleo de Macadâmia a partir de R$ 24,90

Nunca consuma ou aplique insumos vegetais ou animais sem orientação e acompanhamento de um profissional qualificado e de sua confiança.

“O Ministério da Saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas de que este produto previna, trate ou cure doenças. ”

Onde encontrar: Você encontra esses e outros Óleos acessando este link: mundodosoleos.com ou indo até a nossa loja localizada no CLSW 504 Bloco “B” loja 46, Sudoeste, Brasília (DF).

Descarte do Óleo

O descarte não adequado dos Óleos pode acarretar entupimento nas tubulações e ainda poluir a água. Por isso, procure locais próprios para o descarte. Armazene em um vidro e dirija-se aos postos de coleta da sua cidade.

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e artigos como esse.

 


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Related Posts

ARTIGO CIENTÍFICO - Desenvolvimento de Filmes Extrusados com Micropartículas de Óleo Essencial de Orégano e Aplicação na Conservação de Massa Fresca
ARTIGO CIENTÍFICO - Desenvolvimento de Filmes Extrusados com Micropartículas de Óleo Essencial de Orégano e Aplicação na Conservação de Massa Fresca
DESENVOLVIMENTO DE FILMES EXTRUSADOS COM MICROPARTÍCULAS DE ÓLEO ESSENCIAL DE ORÉGANO E APLICAÇÃO NA CONSERVAÇÃO DE M...
Read More
ARTIGO CIENTÍFICO - Tratamento Alternativo de Queimadura de Terceiro Grau em Cadela Associado a Reconstrução Cirúrgica da Pele – Relato de Caso
ARTIGO CIENTÍFICO - Tratamento Alternativo de Queimadura de Terceiro Grau em Cadela Associado a Reconstrução Cirúrgica da Pele – Relato de Caso
TRATAMENTO INTENSIVO ALTERNATIVO DE QUEIMADURA DE TERCEIRO GRAU EM CADELA ASSOCIADO A RECONSTRUÇÃO CIRÚRGICA DE PELE ...
Read More
Perguntas Frequentes Sobre o Óleo de Coco
Perguntas Frequentes Sobre o Óleo de Coco
Perguntas Frequentes Sobre o Óleo de Coco   O óleo de coco, um dos antigo vilões da boa alimentação ganha ag...
Read More