Óleo de Pequi: a força do cerrado em forma de Óleo

Óleo de Pequi: a força do cerrado em forma de Óleo

O pequi é uma fruta nativa do cerrado brasileiro, muito utilizada na cozinha nordestina, do centro-oeste e norte de Minas Gerais. Em Goiás e Mato Grosso, é conhecido como o rei do cerrado, tal o seu valor como alimento.

 

A árvore do pequi atinge geralmente 10 metros de altura, tronco com ramos grossos, normalmente tortuosos, de casca áspera e rugosa de cor castanha acinzentada.

 

Por ser uma árvore característica do cerrado brasileiro, o pequizeiro é protegido por lei que impede seu corte e comercialização em todo o território nacional.

 

Folhas pilosas, cobertas com pelos curtos, compostas, formadas por três folíolos com as bordas recortadas, tendo as nervuras bem marcadas. Suas folhas, ricas em tanino, fornecem substância tintorial, usadas pelas tecelãs.

 

Já o seu fruto – o Pequi – é rico em nutrientes diversos, como, fibras, ácidos graxos, ômega 9, fósforo, proteína, magnésio e vitaminas A e E.  O óleo extraído possui praticamente as mesmas substâncias, e, por isso, ele traz inúmeros benefícios para a saúde do seu corpo, pele e cabelos! Quer dizer, ele é bom para tudo!

 

Benefícios do Óleo de Pequi

 

Ótimo para proteger o coração!

 

Óleo de Pequi é cheio de ácidos graxos mono saturados, que diminuem os níveis elevados de colesterol no sangue e protege seu coração.

 

Além disso, o Óleo de Pequi também constrói as paredes de artéria e vasos sanguíneos, impedindo assim os ataques cardíacos, doenças cardíacas coronárias e derrames.

 

Óleo de Pequi ainda ajuda o corpo a utilizar a vitamina K, promovendo o alargamento dos vasos sanguíneos, evitando, assim, a formação de coágulos de sangue, além de fazer parte do processo de formação dos glóbulos vermelhos

 

Perfeito para a saúde dos olhos

 

Para você que quer melhorar a saúde dos seus olhos e sua visão, o Óleo de Pequi é maravilhoso. Isso porque ele contém Vitamina A em abundância, que é rica em carotenoides que agem como antioxidantes.

 

Isso significa que, usando o Óleo de Pequi ou comendo pequi, você pode prevenir a degeneração macular e aumentar a clareza em sua visão. O Óleo de Pequi previne os danos dos radicais livres e melhora a saúde ocular.

 

Formidável para os seus cabelos

 

Por ter vitaminas A e E, o Óleo de Pequi ajuda no crescimento saudável dos cabelos, além de diminuir o volume dos fios deixando-os com aspecto mais hidratado.

 

Se utilizado regularmente, o cabelo cresce mais saudável e sem frizz. Ele também diminui irritações do couro cabeludo, regenera a fibra capilar, e promove um alto brilho e sedosidade aos fios.

 

Maravilhoso para a sua pele!

 

Na pele, o Óleo de Pequi pode ser usado para evitar o envelhecimento precoce, graças às suas vitaminas A e E que combatem os radicais livres. Também pode ser útil no tratamento da pele seca. Nos casos de eczema, dermatites e pele rachada, por suas qualidades anti-inflamatórias, o óleo de pequi pode ser de grande ajuda.

 

Guerreiro contra o Câncer

 

Mais um dos benefícios do Óleo de Pequi é que ele apresenta ação antioxidante. Em outras palavras, isso significa que o produto pode contribuir com o combate aos radicais livres encontrados no organismo, que causam doenças graves como o câncer e estão associados ao processo de envelhecimento precoce.

 

Estupendo para a saúde digestiva

 

Óleo de Pequi também é composto por fibras. O nutriente é conhecido por melhorar o sistema digestivo, diminuir a prisão de ventre, as cólicas, o inchaço e a diarreia. As fibras também contribuem a eliminação do colesterol ruim do organismo, além de fazer bem à saúde do coração.


Tenha todos os benefícios do cerrado com o Óleo de Pequi do Mundo dos Óleos

Nunca consuma ou aplique insumos vegetais ou animais sem orientação e acompanhamento de um profissional qualificado e de sua confiança.

 

“O Ministério da Saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas de que este produto previna, trate ou cure doenças. ”

 

Onde encontrar: Você encontra esses e outros Óleos acessando este link: mundodosoleos.com ou indo até a nossa loja localizada no CLSW 504 Bloco “B” loja 46, Sudoeste, Brasília (DF).

 

Descarte do Óleo

O descarte não adequado dos Óleos pode acarretar entupimento nas tubulações e ainda poluir a água. Por isso, procure locais próprios para o descarte. Armazene em um vidro e dirija-se aos postos de coleta da sua cidade.

 

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e artigos como esse.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados