As capacidades medicinais da fruta já são conhecidas desde a antiguidade. Sabe-se, por exemplo, que a romã é uma fruta anti oxidante, mineralizante e refrescante.
Fruto da romãzeira, ela tem sua origem no oriente médio, mais especificamente na Ásia Menor, onde foi domesticada no Irã (antiga Pérsia). Também é bastante cultivada no mediterrâneo, sendo Israel, um de seus grandes produtores. Ela é uma planta que se adapta a climas tropicais e subtropicais, até no semi-árido.
No Brasil, a romã chegou com a vinda dos portugueses, podendo se achar até dois tipos de romã (a vermelha e a amarela). Apesar de não possuírem diferenças em sabor elas apresentam algumas diferenças: A amarela é nacional, e tem maior quantidade de sementes do que a vermelha – além de ter a casca mais.
É uma fruta exótica e milenar. Para se ter uma ideia, existem registros de restos da fruta em túmulos egípcios com mais de quatro milênios! Mas não foram só os egípcios que fizeram uso dessa fruta. A romã possui uma importância histórica grande, uma vez que faz parte do contexto cultural de muitos povos.
Para os gregos, por exemplo, a fruta era consagrada a Deusa do amor e da beleza, Afrodite. É uma das plantas, que na tradição israelita, que por ela Deus abençoou a terra santa. Na antiguidade judaica, por sua vez, a fruta simbolizava a esperança de que o ano novo que se iniciava seria melhor do que o que se passara.
Em Roma, era um símbolo de ordem e riqueza. Na cultura libanesa, não pode faltar na mesa do Natal, e tem a simbologia de união de todos os homens e mulheres do mundo por causa de suas sementes muito juntas.
A romã é uma fruta de extrema importância no inconsciente coletivo, sendo até citada em clássicos da literatura como “Romeu e Julieta” de William Shakespeare.
Como pode-se perceber, a fruta tem um alto cunho místico, considerada como símbolo da prosperidade e riqueza. Mas os benefícios da romã vão muito além das superstições. Elas trazem benefícios maravilhosos para o corpo. Isso porque ela é rica em vitamina A e em vitaminas do complexo B, além de ser uma excelente fonte de ferro e cálcio.
Óleo de Romã
É possível extrair um óleo maravilhoso da fruta. A sua extração do Óleo de Romã, por sua vez, se dá através da maceração e filtração (Maceration and filtration) da casca e da semente, o que garante uma matéria prima 100% pura e de alto teor nutritivo.
Portanto, quando transformado em óleo, a romã acaba por passar praticamente todas as suas características, fazendo com que o Óleo de Romã seja carregado de antioxidantes.
Esses antioxidantes, por exemplo, têm a capacidade de proteger as células de danos de ADN (ácido desoxirribonucleico) responsáveis provocar uma ruptura dentro do ciclo celular que, em alguns casos, promovem o desenvolvimento do câncer de próstata e mama.
Mas esses não são os únicos benefícios e propriedades que o Óleo de Romã possui. Confira agora as principais maravilhas que o óleo desta fruta mística e milenar pode trazer para a sua vida
Benefícios do Óleo de Romã
Melhora a circulação Sanguínea
Às vezes as artérias ficam bloqueada devido a muitas razões, como maus hábitos alimentares, a formação do sangue espesso, etc. O Óleo de Romã, por sua vez, também contém elevada concentração de ácido púnico, um ácido graxo que possui efeitos antiaterogênicos, isto é, que dificultam a formação de placas nas artérias.
Aumenta a imunidade e previne desequilíbrios hormonais
Os fitoestrogênios contidos no Óleo de Romã são úteis para tratar e prevenir desequilíbrios hormonais, e também a essencial vitamina B, vitamina C, bem como conteúdo mineral do óleo, ajuda a desenvolver, bem como melhorar o sistema de imunidade do corpo
Auxilia na saúde do coração
Os fitoquímicos contidos no Óleo de Romã ajudar a gerenciar os níveis de colesterol dentro do corpo e oferecê-lo com boas gorduras, portanto, ajuda na proteção contra-ataques cardíacos, níveis elevados de pressão arterial, aterosclerose, juntamente com outras doenças cardiovasculares.
Ajuda a perder peso
Os ácidos graxos presentes no Óleo de Romã ajudam a combater os triglicerídeos (gordura que é muito ruim para o sangue e se aloja diretamente na barriga) presentes no corpo. Portanto, quando associada a hábitos saudáveis de alimentação, o óleo ajuda no emagrecimento.
Protege contra dores musculares e inflamações
Os ácidos gordos, tais como o ácido conjugado, contido no Óleo de Romã ajuda o corpo a ser resiliente no sentido de inflamação, alivio de dor muscular e inchaços inferiores dentro do corpo
Nutre a pele
Graças ao gás carbônico extraído do Óleo de Romã, ele se torna eficaz também para hidratar e nutrir a pele, além de protegê-la da ação de radicais livres. A concentração de polifenóis promove uma notável ação antioxidante, que se reflete na diminuição dos sinais de envelhecimento.
Contraindicações
É fundamental lembrar que, ao ser consumida em excesso, a romã pode ser tóxica, levando a efeitos colaterais como enjoo e vômito. A romã é rica em alcaloides e pode se tornar venosa. O que já seria, portanto, uma das contraindicações tanto do óleo quanto do fruto.
Nunca consuma ou aplique insumos vegetais ou animais sem orientação e acompanhamento de um profissional qualificado e de sua confiança.
“O Ministério da Saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas de que este produto previna, trate ou cure doenças. ”
Onde encontrar: Você encontra esses e outros Óleos acessando este link: mundodosoleos.com ou indo até a nossa loja localizada no CLSW 504 Bloco “B” loja 46, Sudoeste, Brasília (DF).
Descarte do Óleo
O descarte não adequado dos Óleos pode acarretar entupimento nas tubulações e ainda poluir a água. Por isso, procure locais próprios para o descarte. Armazene em um vidro e dirija-se aos postos de coleta da sua cidade.
Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e artigos como esse.
2 comentários
Quero um óleo de ROMÃ que seja muito bom para usar no rosto.
Ótimo