Óleo de semente de Abóbora Estimula o Crescimento Capilar em Homens com Alopecia Androgenética

Óleo de semente de Abóbora Estimula o Crescimento Capilar em Homens com Alopecia Androgenética

Óleo de Semente de Abóbora Estimula o Crescimento Capilar em Homens com Alopecia Androgenética

 

Que os produtos oriundos de plantas são bem vistos pelos consumidores não há dúvidas; também ninguém duvida que os fito-ingredientes apresentam um incrível potencial para o tratamento de diversas doenças. O que me surpreende positivamente no artigo que vou apresentar a vocês hoje são dois fatos principalmente; o primeiro é por tratar-se de um composto “fito” (derivado de planta) tendo eficácia avaliada através de estudo clínico, randomizado, duplo-cego e controlado por placebo (ISTO É TRABALHOSO, PRECISA DE APROVAÇÃO EM COMITÊ DE ÉTICA, RECRUTAMENTO DE MUITOS VOLUNTÁRIOS E MUITOS PROFISSIONAIS TRABALHANDO NO PROJETO); o segundo é por ver um resultado bastante satisfatório no tratamento da alopecia androgenética.

O fito-ativo utilizado no estudo foi o ÓLEO DE SEMENTE DE ABÓBORA, um produto rico em ácidos graxos essenciais, beta-caroteno, luteína, game e beta-tocoferol e fitoesterois, substâncias com inúmeras propriedades, como anti-inflamatória e antioxidante. O estudo foi realizado em 76 homens, com idade média de 46 anos (mais ou menos 10 anos) com alopecia androgenética leve a moderada (de II a V na escala de Hamilton-Norwood) que havia iniciado há cerca de 10 anos. O tratamento consistiu na administração, por via oral, de 400 mg de óleo de semente de abóbora (2 cápsulas de 100 mg de antes do café da manhã e 2 antes do jantar) ou placebo diariamente, durante 24 semanas. Aqui cabe o comentário: TODOS OS DIAS POR 24 SEMANAS TOTALIZAM 168 DIAS, o que equivale a aproximadamente 5 MESES E MEIO. Recado para os pacientes: mais uma demonstração de que é necessário PERSISTÊNCIA e PACIÊNCIA no tratamento da calvície. 

mundo-dos-oleos-foto-alopecia-androgenetica
Fotografia global de 3 pacientes após
24 semanas de tratamento com 400 mg
de óleo de semente de abóbora por dia.

 

As mudanças ao final do tratamento foram avaliadas de quatro formas: fotografia global, auto-avaliação dos participantes da pesquisa (pacientes), espessura dos cabelos e densidade capilar (estes dois últimos utilizando a técnica de fototricografia).  Os pacientes que usaram o óleo de semente de abóbora relataram ao final do estudo perceber melhora em maior proporção do que aqueles tratados

com placebo. Na avaliação feita por profissionais a partir da comparação entre fotografias de antes e depois de 24 semanas de tratamento, 44,1% dos pacientes foram classificados com melhora leve a moderada no quadro de calvície para o grupo tratado, versus 7,7% no grupo placebo. Além disso, a contagem de cabelos no couro cabeludo teve um aumento de 40% nos pacientes tratados com óleo de semente de abóbora, comparado a 10% nos tratados com placebo. Não houve diferença para nenhum grupo na espessura dos fios.

Em estudos prévios com animais demonstrou-se que o óleo de abóbora quando ingerido por via oral, durante 12 meses, foi capaz de diminuir o tamanho da próstata no tratamento da hiperplasia benigna de próstata, provavelmente por inibir a enzima 5-alfa-redutase, o que configura um efeito antiandrogênico. 

O próprio autor comenta no artigo que uma das limitações do mesmo é não apresentar estudo histológico para comprovação do efeito, tampouco do mecanismo de ação específico. Além disso, a técnica de fototricografia não é tão precisa quanto outras, como o TrichoScan, por exemplo. Ainda assim, há méritos no estudo. Até então não tinha ouvido falar sobre o óleo de semente de abóbora como um composto em potencial para o tratamento da alopecia androgenética. Temos agora mais um derivado natural para prestarmos atenção. Espero que surjam novas publicações. Até a próxima!

Fonte: Cho et al. Effect of Pumpkin Seed Oil on Hair Growth in Men with Androgenetic Alopecia: A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Trial. 2014.

Profa. Tatiele Katzer

Farmacêutica (CRF-RS 14858), doutoranda em Nanotecnologia Farmacêutica (UFSM-RS), mestre em Ciências Farmacêuticas (UFRGS), docente do C.S.T. Estética e Cosmética (UNISC-RS) e de pós-graduações na área de Pele, Cosmetologia e Tricologia (ABT, IESA, UNISC). 

Voltar para o blog

1 comentário

Prezado (a).
Li a matéria sobre os resultados do óleo da semente de abóbora, tanto para recuperar cabelos para quem tem calvície e para quem tem problemas com a próstata. Gostaria de tirar uma dúvida. O texto informou sobre as cápsulas da semente de abóbora, porém a foto mostra o frasco de óleo. Desculpe pela dúvida, mas este frasco é em óleo ou contém as cápsulas? Se for em cápsulas, quantas cápsulas tem este pote? Obrigado

EDUARDO RIBEIRO NETO

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados