Óleo de Semente de Uva: Três benefícios comprovados deste maravilhoso óleo

Conhecidamente deliciosa e nutritiva a uva é fruta batida na dieta dos brasileiros. São inúmeros doces, e pratos maravilhosos que podem ser feitos a partir dessa preciosidade e forma de fruta.

 

Mas você sabia que ela é altamente importante para a nossa dieta e saúde corporal? Pois bem, é sim!

 

A uva é fonte de carboidratos, importantes para o fornecimento de energia para o corpo. Também contém vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais como ferro, cálcio e potássio.

 

A casca da uva rosada possui uma substância cardioprotetora chamada resveratrol, que ajuda no controle do colesterol, na diminuição da formação de coágulos sanguíneos e na prevenção da trombose. Por este motivo, o vinho e o suco de uva são considerados alimentos funcionais

 

Para se ter uma ideia, de acordo com a sua composição química, o suco de uva pode ser comparado com o leite humano, é um alimento de alto valor calórico altamente nutritivo. Além do poder nutritivo, as uvas também ajudam o corpo a tirar elementos intoxicantes, purificar o corpo pela ação de diferentes ácidos naturais.

 

Historicamente, há indícios de que a origem da uva tenha sido no Egito, nas redondezas do rio Nilo, mas há também alguns relatos sobre o vinho em passagens bíblicas nas qual Noé trazia em sua arca sementes de uva e que as havia plantado assim que chegou em terra firme.

 

Óleo de Semente de Uva

 

Assim como a grande maioria das frutas, de sua semente é possível fazer um óleo conhecido como Óleo de Semente de Uva. Embora a uva seja uma fruta altamente nutritiva, boa parte de suas propriedades não são transmitidas ao óleo.

 

Mas isso não quer dizer que o óleo também não é rico em nutriente. O Óleo de Semente de Uva apresenta um alto teor de ácidos graxos poli-insaturados (como ômegas 6 e 9) e Vitamina E.

 

O processo de extração do óleo se dá através da trituração das sementes das uvas e da prensagem a frio de forma a obter o Óleo de Semente de Uva. É um processo demorado e custoso, já que, para produzir um litro de óleo, são consumidos quase 200 kg de semente de uva, mas o resultado final é um óleo de altíssima qualidade e pureza.

 

Benefícios do Óleo de Semente de Uva

 

Ajuda a reduzir os níveis de colesterol do corpo

 

O alto teor de ômega 6 do Óleo de Semente de Uva garante que uma boa dose de ácido linoleico seja convertida em ácido gama-linolênico (GLA), um tipo de ácido graxo que tem função anti-inflamatória.

 

Quando convertido em outra molécula – o DGLA – o ácido linoleico pode reduzir a oxidação das lipoproteínas de baixa densidade – ou colesterol LDL, como é conhecido.

 

E além de auxiliar na redução das taxas de colesterol ruim, o óleo de semente de uva também pode contribuir para a elevação dos níveis de HDL, o colesterol que tem efeito cardioprotetor.

 

Ajuda no tratamento da pele

 

Como dissemos antes, o Óleo de Semente de Uva é rico em vitamina E. Essa vitamina funciona como um antioxidante no corpo que neutralizam os radicais livres, impedindo-os de destruir ou danificar as células saudáveis do nosso corpo.

 

Além disso, a vitamina E é especificamente relacionada com a melhoria da saúde da pele e regeneração de células. Isto significa que a pele está melhor protegida contra danos do sol, assim como a degradação natural da idade que ocorre quando os radicais livres estão presentes no corpo.

 

Os nutrientes do Óleo de Semente de Uva protegem também a pele contra os raios ultravioleta, e podem até mesmo melhorar o aspecto de manchas e sinais causados pela exposição excessiva ao sol.

 

Mais um dos benefícios do Óleo de Semente de Uva para a pele: como é anti-inflamatório e levemente adstringente, ajuda a tratar a acne e facilita a remoção de cravos. Assim, tonifica a pele como um todo e deixa o tecido com um aspecto mais jovial.

 

Ótimo para nutrir e hidratar os cabelos

 

Óleo de Semente de Uva é ótimo para hidratação de pontas ressecadas, atua na prevenção de queda de cabelo e evita que os fios se tornem quebradiços.

 

Quanto ao uso capilar terapêutico, o Óleo de Semente de Uva é muito eficaz no tratamento contra dermatite seborreica (caspa), ajudando a remover os “flocos de pele” do couro cabeludo, mantendo-o hidratado.

 

Outra vantagem do Óleo de Semente de Uva: como é mais leve que o óleo de coco e o azeite, ele não deixa o cabelo com aspecto oleoso. Além disso, a gordura é praticamente inodora e pode ser deixada na ponta dos fios sem enxague.

 

Tratamento com o Óleo de Semente de Uva

 

Para um tratamento mais profundo dos fios, aplique o Óleo de Semente de Uva levemente aquecido por todo o comprimento e deixe durante toda a noite.

 

Se preferir, faça um tratamento mais rápido, deixando o óleo sobre os frios por 1-2 horas antes de enxaguar em água fria.

 

Para o dia a dia, aplique algumas gotas do Óleo de Semente de Uva nas pontas, mas não enxague.

Óleo-de-Semente-de-Uva-Mundo-dos-Óleos
Tenha três benefícios comprovados do Óleo de Semente de Uva na sua casa!

 

Nunca consuma ou aplique insumos vegetais ou animais sem orientação e acompanhamento de um profissional qualificado e de sua confiança.

 

“O Ministério da Saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas de que este produto previna, trate ou cure doenças. ”

 

Onde encontrar: Você encontra esses e outros Óleos acessando este link: mundodosoleos.com ou indo até a nossa loja localizada no CLSW 504 Bloco “B” loja 46, Sudoeste, Brasília (DF).

 

Descarte do Óleo

 

O descarte não adequado dos Óleos pode acarretar entupimento nas tubulações e ainda poluir a água. Por isso, procure locais próprios para o descarte. Armazene em um vidro e dirija-se aos postos de coleta da sua cidade.

 

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e artigos como esse.


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Related Posts

Aromaterapia Para Melasmas e Manchas Escuras na Pele
Aromaterapia Para Melasmas e Manchas Escuras na Pele
AROMATERAPIA PARA MELASMAS E MANCHAS ESCURAS DE PELE Você sabia que 90% das pessoas que têm melasmas (manchas escuras...
Read More
Óleos Essenciais Podem Ser Alternativa Para Conservar Alimentos
Óleos Essenciais Podem Ser Alternativa Para Conservar Alimentos
Óleos Essenciais Podem Ser Alternativa Para Conservar Alimentos   Utilizados pelos chineses há mais de 4 mil anos, os...
Read More
Inalação com Óleos Essenciais
Inalação com Óleos Essenciais
INALAÇÕES COM ÓLEOS ESSENCIAIS   A INALAÇÃO é indispensável para quem tem problemas nas vias respiratórias. A inalaçã...
Read More