Óleo Essencial de Cardamomo aquece e melhora a respiração

Quem não gosta daquele chilli maravilhoso? Mas a diferença entre um chili bom e um chilli estupendo está na adição de um simples ingrediente. Seu nome? Cardamomo

 

Sim o Cardamomo! Apesar não participar da receita original, é ele que ajuda a dar aquele gostinho ardido que todo chilli tem que ter!

 

Mas você sabia que além de dar aquele gostinho a mais nos alimentos ele é usado a milhares de anos para tratar de problemas de saúde? Conheça então um pouco mais sobre essa belezura!

Cardamomo

 

Essa especiaria aromática de sabor adocicado, refrescante e picante, o cardamomo (Elettaria cardamomum) vem de uma planta de cerca de 1,50 metro de altura originária de Malabar, no sudoeste da Índia.

 

Surgiu na Europa por meio das rotas de exploração do Oriente e durante a Idade Média era cultivado nos mosteiros. As suas sementes eram usadas na fabricação de uma massa doce que os monges mastigavam como chiclete.

 

O cardamomo foi mencionado pela primeira vez na história em textos medicinais do século IV A.C. Os romanos utilizavam-no para curar doenças urinárias e como descongestionante estomacal.

 

Na Grécia Antiga era um ingrediente de luxo e na Costa de Malabar (India) junto com a pimenta e a canela, o cardamomo era um dos mais valiosos itens comercializados até ao século XIX. Com o passar dos anos foi sendo disseminado e tornou-se um dos mais importantes ingredientes da culinária do Oriente Médio.

 

Os frutos do cardamomo contêm cápsulas alongadas ou redondas que protegem cerca de 20 sementes. É uma das especiarias mais caras do mundo, depois do açafrão e da baunilha, e é amplamente utilizada nas cozinhas indiana, árabe e chinesa. Os melhores frutos são os provenientes da Índia e da Guatemala.

 

Até hoje, o uso do cardamomo nas medicinas populares e tradicionais, assim como na homeopatia e fitoterapia, tem por objetivo tratar alguns desconfortos digestivos e intestinais, gases, dilatação do abdômen. Depois de toda essa explicação dá para entender como ele se tornou uma das especiarias mais caras do mundo.

 

Óleo Essencial de Cardamomo

 

Por meio de processo de destilação e vapor do cardamomo é possível obter o Óleo Essencial de Cardamomo. Assim como a especiaria, o óleo é rico em minerais essenciais como manganês, zinco, ferro, cobre, potássio além de vitaminas que garantem inúmeros benefícios que ajudam o corpo a se sentir saudável e nutrido.

Benefícios do Óleo Essencial de Cardamomo

Ajuda o coração e acelera o metabolismo

 

Por ser considerado uma excelente fonte de minerais, Óleo Essencial de Cardamomo é utilizado por muitas pessoas para promover a saúde de várias maneiras. Isso porque o teor de ferro e cobre presente no óleo é crucial para o metabolismo de energia celular, bem como a geração de corpúsculos vermelhos do sangue.

 

Além disso, o potássio presente no óleo pode ser útil para manter a saúde cardiovascular. O manganês impulsiona a propriedade antioxidante, trabalhando como um cofator para a enzima antioxidante chamada “superóxido dismutase“.

 

Colabora para o bom funcionamento do sistema digestivo

 

Assim como desde os tempos antigos o cardamomo era usado para ajudar no trato digestivo. Assim como a especiaria, muitos utilizam o Óleo Essencial de Cardamomo para tratar essa enfermidade uma vez que o mesmo é conhecido por ser muito poderoso na estimulação do sistema digestivo além de aumentar a capacidade de absorção de alimentos.

 

É dito também que ele pode facilitar a nossa atividade regular do estômago, mantendo a secreção normal de sucos gástricos, ácido clorídrico (HCL), enzimas e bile.

 

Corrobora para reduzir a pressão arterial

 

Acelerar o metabolismo nem sempre tem muito a ver com o aumento da pressão arterial. É o caso do Óleo Essencial de Cardamomo.

 

Por ser diurético, o Óleo Essencial de Cardamomo promove a descarga de urina, os que o usam em sua alimentação alegam que eventualmente ajuda a manter os rins em perfeito estado.

 

Todo esse argumento se baseia no fato de que, por ser diurético, o Óleo Essencial de Cardamomo livres de depósitos de ureia e Cálcio, eliminando os materiais tóxicos do nosso corpo, reduzindo a pressão arterial elevada.

 

Aromaterapia: Aquentador

 

Óleo Essencial de Cardamomo é muito utilizado na Aromaterapia como um óleo aquecedor. Isso faz com que ele seja muito útil para aquecer o corpo, promovendo uma melhor transpiração, além de ajudar a aliviar tosses moderadas e sensação de frio.

Modo de uso na Aromaterapia:

 

Você pode colocar 3 ou 4 gotas do Óleo Essencial de Cardamomo diluído em um óleo de transporte (Óleo de Coco é uma ótima aposta) e colocá-lo em um difusor para promover a transpiração mais fluida e leve. Todo esse procedimento pode ser feito durante 30 minutos 3 vezes ao dia.

 

Outra dica é misturar 2 gotas do Óleo Essencial de Cardamomo em 5 ml de Óleo de Coco e aplicar externamente na zona do peito com uma massagem circular e suave para ajudar na respiração. Essa aplicação pode até ajudar no controle dos sintomas da asma e na bronquite.

 

Utilizar essa quantidade para fazer massagens no estômago também ajuda a estimular o apetite.

Óleo-Essencial-de-Cardamomo-Mundo-dos-Óleos
o óleo é rico em minerais essenciais como manganês, zinco, ferro, cobre, potássio além de vitaminas que garantem inúmeros benefícios que ajudam o corpo a se sentir saudável e nutrido

Nunca consuma ou aplique insumos vegetais ou animais sem orientação e acompanhamento de um profissional qualificado e de sua confiança.

 

“O Ministério da Saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas de que este produto previna, trate ou cure doenças. ”

 

Onde encontrar: Você encontra esses e outros Óleos acessando este link: mundodosoleos.com ou indo até a nossa loja localizada no CLSW 504 Bloco “B” loja 46, Sudoeste, Brasília (DF).

 

Descarte do Óleo

 

O descarte não adequado dos Óleos pode acarretar entupimento nas tubulações e ainda poluir a água. Por isso, procure locais próprios para o descarte. Armazene em um vidro e dirija-se aos postos de coleta da sua cidade.

 

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e artigos como esse.


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Related Posts

Óleo de semente de Abóbora Estimula o Crescimento Capilar em Homens com Alopecia Androgenética
Óleo de semente de Abóbora Estimula o Crescimento Capilar em Homens com Alopecia Androgenética
Óleo de Semente de Abóbora Estimula o Crescimento Capilar em Homens com Alopecia Androgenética   Que os produtos oriu...
Read More
ARTIGO CIENTÍFICO - Desenvolvimento de Filmes Extrusados com Micropartículas de Óleo Essencial de Orégano e Aplicação na Conservação de Massa Fresca
ARTIGO CIENTÍFICO - Desenvolvimento de Filmes Extrusados com Micropartículas de Óleo Essencial de Orégano e Aplicação na Conservação de Massa Fresca
DESENVOLVIMENTO DE FILMES EXTRUSADOS COM MICROPARTÍCULAS DE ÓLEO ESSENCIAL DE ORÉGANO E APLICAÇÃO NA CONSERVAÇÃO DE M...
Read More
ARTIGO CIENTÍFICO - Tratamento Alternativo de Queimadura de Terceiro Grau em Cadela Associado a Reconstrução Cirúrgica da Pele – Relato de Caso
ARTIGO CIENTÍFICO - Tratamento Alternativo de Queimadura de Terceiro Grau em Cadela Associado a Reconstrução Cirúrgica da Pele – Relato de Caso
TRATAMENTO INTENSIVO ALTERNATIVO DE QUEIMADURA DE TERCEIRO GRAU EM CADELA ASSOCIADO A RECONSTRUÇÃO CIRÚRGICA DE PELE ...
Read More