Óleo Essencial de Manjericão para Dores de Cabeça e Enxaqueca

Óleo Essencial de Manjericão para Dores de Cabeça e Enxaqueca

A enxaqueca é o terror para muitos brasileiros. A dor latejante seguida de diversos outros sintomas é capaz de derrubar qualquer um, interferindo diretamente na qualidade de vida do indivíduo. Tem gente que chega a se recolher no quarto escuro. E essa reclusão do convívio pode durar até alguns dias.

Náuseas, vômitos, dor. Muita dor. Ninguém merece uma crise de enxaqueca e a bandida é tão sagaz que pode surgir mesmo em crianças. São inúmeras formas de tratamento, tem remédio de todo tipo, fórmulas novas surgem a todo momento com a velha promessa de alívio rápido. Só quem já vivenciou uma crise para relatar.

A coisa chega a ser tão agressiva que dia desses, soube de um caso que foi confundido com os sintomas da dengue. Mas para os leitores e leitoras, clientes do Mundo dos Óleos, fizemos esse post especial sobre o assunto. Agora, de uma vez por todas, vamos eliminar esse mal das nossas vidas!

Inicialmente, um ponto tem que ficar muito claro. A diferença entre uma dor de cabeça simples como a cefaleia (nome científico) e uma enxaqueca, para que assim, você possa identificar rapidamente do que se trata quando as dores aparecerem. É claro que ninguém quer sentir na pele nenhum desses dois casos, mas é que ainda existe uma grande confusão no assunto. Por isso, vamos lá!

Dor de cabeça x Enxaqueca

 O neurologista, Luís Otávio Caboclo, esclareceu recentemente esta dúvida, durante a sua participação ao programa matinal da TV Globo, Bem Estar. Segundo a literatura médica, “a dor de cabeça comum acontece quando há uma sensação de peso na cabeça inteira, sendo mais comum no fim da tarde, a chamada cefaleia tensional. Essa dor geralmente passa com o uso de analgésicos, ao contrário da enxaqueca, que pode não melhorar com esses medicamentos e exigir o uso de antiinflamatórios ou remédios específicos. ”

Ainda segundo ele, “a enxaqueca é um tipo de cefaleia que atinge apenas um lado da cabeça ou é mais forte apenas de um lado da cabeça, sendo uma dor pulsante e latejante. Além disso, a enxaqueca pode vir associada a outros sintomas e a pessoa pode sentir ainda um incômodo com luzes, barulhos ou cheiros fortes. ” Está explicado o porquê que muitas pessoas durante a crise não suportam cheiros fortes como o de perfumes.

Bem, feita essa explicação, seguimos para a solução do problema. O Óleo Essencial de Manjericão é diferente de tudo o que você já experimentou na vida! Alívio rápido para as dores, o Manjericão é um antiinflamatório eficiente no combate à também à enxaqueca.

O gatilho

Muitos são os fatores desencadeantes de uma forte dor de cabeça e enxaquecas. O problema pode estar relacionado às preocupações, ansiedade, estresse, ficar sem comer, consumo de bebida alcoólica, excesso de café, período menstrual na mulher, poucas horas de sono, claridade, mudanças climáticas, fumo, intolerância à lactose ou doença celíaca (glúten).

A solução

Enfim, descobrimos o que a natureza tem a nos dizer para dar um basta nessas dores que ninguém merece. O Óleo Essencial de Manjericão é indicado pela Aromaterapia como uma forma bem-sucedida de ação na raiz da crise, agindo como um organizador das nossas emoções devido as suas propriedades terapêuticas que combatem até mesmo os sintomas da depressão.

Além disso, o Óleo é analgésico, antiespasmódico, carminativo, digestivo, emenagogo, expectorante, febrífugo, inseticida, sudorífico, tônico e estimulante. No currículo desse Óleo, ainda acrescente uma grande contribuição para a concentração e saúde mental. Esse líquido é capaz de devolver a qualidade de vida que você precisa e merece. Dentre todas essas vantagens, ainda soma-se a sua versatilidade para os cuidados e prevenção de outras doenças que você ainda pode carregar na bolsa. Isso quer dizer que, ao menor sinal que o nosso corpo dê, temos à nossa disposição, a solução para os nossos problemas. Não custa nada lembrar sobre a importância de uma avaliação médica antes de qualquer tratamento. Por isso, procure sempre o seu médico de confiança!

 Como usar: Por inalação com um difusor de aromaterapia, de duas a três vezes por dia,  pode também ser adicionado a uma grande bacia de água quente e o aroma inalado com os olhos fechados, em massagens com o uso de um Óleo Carreador (vegetal) ou durante o banho: adicionando algumas gotas nos cantos do box durante uma boa ducha quente.

Outras dicas importantes durante as crises

Algumas atitudes nos ajudam a melhorar mais rapidamente da dona enxaqueca e também das dores de cabeça. Colocando-as em prática, conseguimos diminuir a sensação de que tem uma britadeira dentro da nossa cabeça.  Identificamos quais são e revelamos tudinho aqui pra você:

 

  • Beba bastante água – assim, diminuímos o grau de acidez no nosso organismo, um dos gatilhos da dor;
  • Tomar banho quente – um excelente meio relaxante;
  • Descansar em um local escuro e silencioso – essa é conhecida e muito eficiente também
  • Refrescar a nuca – água fria é excelente
  • Controlar o estresse. Já aprendemos que o Manjericão é ótimo para isso, mas não custa nada dar aquela respirada de 10 segundo e mentalizar coisas boas quando as coisas apertarem. Procure sempre estar e paz!;
  • Comer bananas – Acredita? O potássio e o magnésio contidos nas amarelinhas são capazes de ajudar no tratamento;
  • Se alimentar bem – manter-se hidratados e também nutridos é fundamental;
  • Massagens – principalmente na parte da cabeça, rosto..
  • Não fazer exercícios durante uma crise de enxaqueca;

Descarte do Óleo

O descarte não adequado dos Óleos pode acarretar entupimento nas tubulações e ainda polui a água. Por isso, procure locais próprios para o descarte. Armazene em um vidro e dirija-se aos postos de coleta da sua cidade.

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e artigos como esse.

Referências:

Os benefícios do Óleo Essencial de Manjericão, Health and Medicine Info. Disponível em: http://pt.healthmedblog.com/health-and-medicine-info/os-beneficios-do-oleo-essencial-de-manjericao/

Manjericão: Conheça essa erva maravilhosa, Beleza e Saúde. Disponível em: http://belezaesaude.com/manjericao/

Tratamento natural para enxaqueca, Cefaleias. Disponível em: http://cefaleias.com.br/tratamentos/enxaqueca-tratamento-natural

Alívio imediato de enxaqueca, Remédios naturais. Disponível em: http://remediosnaturais.info/tratamento/alivio-imediato-dor-de-cabeca/comment-page-1/

Plena Natura, Manjericão: Óleo Essencial. Disponível: http://plena-natura.pt/manjericao-oleo-essencial-oleos-essenciais

Como tratar a enxaqueca de forma natural?NatVim. Disponível em: http://pt-br.natvim.com/treatment/2116-como-tratar-a-enxaqueca-de-maneira-natural

Como tratar a enxaqueca de maneira natural? Melhor com saúde. Disponível em: http://melhorcomsaude.com/tratar-enxaqueca-maneira-natural/

A Aromaterapia Para Cefaleia e Enxaqueca, Cefaleia e enxaqueca. Disponível em: http://www.cefaleia-e-enxaqueca.qns.com.br/aromaterapia-para-cefaleia-e-enxaqueca/

 

 

 

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados