ÓLEO ESSENCIAL DE MELISSA PARA DOR DE NEUROPATIA DIABÉTICA 🍃🍃

 

ÓLEO ESSENCIAL DE MELISSA PARA DOR DE NEUROPATIA DIABÉTICA 🍃🍃

O diabetes predispõe o organismo ao desenvolvimento de inúmeras outras disfunções, trazendo em seu encalço manifestações clínicas aflitivas, como as provocadas pela neuropatia diabética.

Um estudo realizado no Irã evidenciou as contribuições do óleo essencial de melissa (Melissa officinalis), para auxiliar no alívio complementar de dores e distúrbios sensoriais dolorosos consequentes do diabetes.

Avaliado em condições laboratoriais em cobaias, o óleo essencial foi aplicado internamente nas dosagens de 0,02 e 0,04 mg / dia, durante quatro semanas. Todos os parâmetros avaliados equiparavam-se ao modelo de desenvolvimento da condição, e seus principais aspectos, em humanos.

O emprego do óleo essencial de melissa foi responsável por reduzir a hipersensibilidade, com apresentação de escalas de dores significativamente reduzidas, em relação ao grupo não tratado.

Na fase secundária de manifestação da dor, os níveis de sensibilidade do grupo tratado constavam em 53.1 ± 8.7, enquanto o grupo não tratado apresentava níveis médios de 62 ± 7.5. Avaliações secundárias demonstraram uma expressiva diferenciação dos níveis de dor, com resultados de 2,48 ± 0,13 e 96,8 ± 1,9 entre o grupo tratado e o não tratado, respectivamente.

A neuropatia diabética abrange um largo espectro de manifestações, que estão relacionadas ao sistema nervoso periférico. Os seus sintomas podem ser variáveis de paciente para paciente, envolvendo e exibindo diferentes formas clínicas, mecanismos fisiopatológicos, meios de instalação e/ou progressão.
Não obstante, a hipersensibilidade a dor é uma das complicações mais comuns nos quadros de neuropatia diabética.

Rico em aldeídos terpênicos o óleo essencial de melissa é conceituado pelo seu desempenho como anti-inflamatório, analgésico e sedativo, características que corroboram os efeitos positivos evidenciados pelo estudo. O citral (geranial e neral), seu princípio ativo, é capaz de agir tanto sobre as estruturas receptoras de dor periféricas, como também diretamente sobre o sistema nervoso central, provocando efeitos analgésicos. Estudos complementares revelam que suas atuações antidor são especialmente úteis em condições que envolvam nervos sensoriais superficiais.

Assim sendo, o óleo essencial de melissa apresenta potencial para coadjuvar no alívio de dores relacionadas a neuropatia diabética, promovendo maior bem-estar a pacientes diagnosticados com esta condição.

ATENÇÃO: Ressaltamos que o estudo foi realizado em condições laboratoriais. Assim sendo, as dosagens, diluições e formas de aplicação não devem ser reproduzidas equitativamente. Estas devem ser adequadas e adaptadas as doses fisiológicas e terapêuticas indicadas para cada fim ou paciente aos quais se destinam.

COMO USAR O ÓLEO ESSENCIAL PARA ESSA CONDIÇÃO? 🍃🍃

Em síntese, os óleos essenciais podem exercer atuações analgésicas via inalação ou uso tópico. A melhor abordagem, todavia, deverá ser escolhida de acordo com o caso a ser tratado em questão. A inalação propicia que os constituintes do óleo essencial atinjam mais rapidamente a circulação sanguínea. Após a inalação, além de acionar o sistema neurológico cerebral, o óleo essencial atinge o fluxo sanguíneo por meio da troca respiratória pulmonar. Esta é a via de atuação indicada, por exemplo, para o cuidado do campo psicoemocional e pode ser realizada por intermédio de um difusor atomizador de ambiente (6-15 gotas) ou difusor pessoal/colar aromático (1-3 gotas. Já o uso tópico, geralmente é viabilizado por meio da técnica da massagem. O óleo essencial é adicionado a um óleo vegetal carreador e a massagem ajuda na penetração dos óleos nos tecidos, entregando-os diretamente onde são mais necessários e permitindo o tratamento local ou através de nervos e meridianos. Tisserand e Young (2013) recomenda que o nível máximo de concentração para uso cutâneo do óleo essencial de melissa seja de 0,9%.

Quer conhecer de perto este óleo raro, nobre e poderoso?

Você encontra todos os nossos produtos em nossa loja física e virtual. Acesse: https://www.mundodosoleos.com/catalogsearch/result/…

PraCegoVer: Imagem da melissa in natura em um vaso. À direita está um frasco do óleo essencial de melissa Laszlo e acima o título do texto.
GRUPO LASZLO

REFERÊNCIAS:

FÁBIÁN LÁSZLÓ

HASANEIN, Parisa, RIAHI, Hassan.Antinociceptive and Antihyperglycemic Effects of Melissa officinalis Essential Oil in an Experimental Model of Diabetes. Medical principles and practice : international journal of the Kuwait University, Health Science Centre vol. 24,1 (2015): 47-52.

NASCIMENTO, Osvaldo José Moreira do; PUPE, Camila Castelo Branco; CAVALCANTI, Eduardo Boiteux Uchôa. Neuropatia diabética. Rev. dor, São Paulo, v.17, supl.1, p. 46-51, 2016.
TISSERAND, Robert; YOUNG, Rodney. Essential Oil Safety - E-Book: A Guide for Health Care Professionals. [S. l.]: Elsevier Health Sciences, 2013.


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Related Posts

Atividade antibacteriana do óleo essencial de Lavandula hybrida Grosso associado á cefalotina contra cepas de Staphylococcus aureus
Atividade antibacteriana do óleo essencial de Lavandula hybrida Grosso associado á cefalotina contra cepas de Staphylococcus aureus
Atividade antibacteriana do óleo essencial de Lavandula hybrida Grosso associado á cefalotina contra cepas de Staphyl...
Read More
Os Melhores Óleos Essenciais para Tireoide
Os Melhores Óleos Essenciais para Tireoide
Os Melhores Óleos Essenciais para Tireoide Publicado em 11/02/2019 por By Samia Aromaterapia A tireóide é uma glâ...
Read More
Jurema-Branca - Um Óleo Essencial de Tradições Brasileiras
Jurema-Branca - Um Óleo Essencial de Tradições Brasileiras
JUREMA-BRANCAUm óleo essencial de tradições brasileiras Com muita honra e felicidade, a Laszlo traz pela primeira vez...
Read More