ÓLEO ESSENCIAL DE PIMENTA NEGRA AJUDA NA ESTABILIDADE CORPORAL DE IDOSOS
O tempo está continuamente deixando sinais em nosso corpo, interna e externamente. Cada fase da nossa vida nos traz mudanças estruturais e funcionais, que vão ritmando a passagem dos anos por nós.
Quando envelhecemos as atividades dos nossos sistemas visual, vestibular e musculoesquelético são as principais afetadas e acabam por comprometer o nosso equilíbrio e a nossa estabilidade postural. É por isto que idosos possuem reflexos mais lentos e uma propensão maior a ocorrência de quedas e desequilíbrios.
Um estudo demonstrou que o óleo essencial de pimenta negra (Piper nigrum) auxilia na estabilidade postural de idosos, controlando oscilações, otimizando as funções motoras e reduzindo o risco de quedas e lesões.
Realizado com 33 voluntários com problemas de equilíbrio, vítimas de acidente vascular cerebral (AVC) crônico e paralisia de metade do corpo, o estímulo olfativo foi realizado por meio de um colar aromático contendo o óleo essencial de pimenta negra. Cada participante foi orientado a inalar o óleo essencial durante um minuto com os olhos abertos e um minuto com os olhos fechados, realizando uma pausa de dois minutos de descanso entre as inalações.
Os resultados e os déficits de equilíbrio foram medidos a partir da frequência de oscilações posturais durante o estado de permanência postural. Após os estímulos olfativos as dimensões das oscilações reduziram de 521.3± 397.6 para 394.6±249.1, revelando a contribuição do óleo essencial.
O óleo essencial de pimenta negra possui como constituinte majoritário o beta-cariofileno, um sesquiterpeno conhecido por suas propriedades neuroprotetoras e antioxidantes. Estudos evidenciam as atividades neuroprotetoras do beta-cariofileno, capaz de inibir a morte celular, o estresse oxidativo e a neuroinflamação, além de viabilizar a expressão de proteínas que estão envolvidas com as funções cognitivas.
Além das propriedades particulares do óleo essencial de pimenta negra, o estímulo olfativo ativa uma área da ínsula, região cerebral que está envolvida no processamento de diversas informações, como informações viscerais motoras e sensoriais.
A manutenção do equilíbrio corporal é um processo automático e inconsciente, no entanto pode ser um dos maiores desafios para pessoas idosas, aumentando a propensão de quedas e provocando insegurança, irritabilidade, ansiedade e depressão. Um terço das pessoas acima dos 60 anos cai ao menos uma vez ao ano e a metade chega a cair com frequência regular, resultando em lesões, fraturas e até mesmo episódios mais graves.
Quer melhorar a sua qualidade de vida com os óleos essenciais?
Você encontra os nossos produtos em qualquer revenda Laszlo e em nossas lojas física e virtual. Acesse:
REFERÊNCIAS:
FÁBIÁN LÁSZLÓ
BUSHATSKY, Angela. Alterações do equilíbrio corporal no envelhecimento. Redação Portal do Envelhecimento
FERREIRA, Danilo. Avaliação do efeito protetor do beta-cariofileno em modelos celulares de doenças neurodegenerativas. 2014. 71 p. Tese apresentada ao programa de Pós-Graduação (Pós-Graduação em Toxicologia)- Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, 2014.
GIM, Mi-Na et al. The effect of olfactory stimuli on the balance ability of stroke patients. J Phys Ther Sci. 2015 Jan; 27(1): 109–113. Published online 2015 Jan 9.