ÓLEOS ESSENCIAIS DE ESPRUCE E ABETO PARA O TRATAMENTO DE ARTRITE REUMATOIDE E OSTEOARTRITE

ÓLEOS ESSENCIAIS DE ESPRUCE E ABETO PARA O TRATAMENTO DE ARTRITE REUMATOIDE E OSTEOARTRITE

ÓLEOS ESSENCIAIS DE ESPRUCE E ABETO PARA O TRATAMENTO DE ARTRITE REUMATOIDE E OSTEOARTRITE

A artrite reumatoide e a osteoartrite são doenças crônicas e degenerativas que provocam alterações estruturais e funcionais nas articulações.

A artrite reumatoide é uma doença autoimune e caracteriza-se pela inflamação nos tecidos que formam as articulações, já a osteoartrose provoca a degeneração articular. Embora distintas, apresentam sintomas e alguns fatores etiológicos semelhantes, comprometendo a mobilidade e a capacidade funcional de seus pacientes.

Atualmente os tratamentos destas doenças incluem o uso de drogas anti-inflamatórias, drogas antirreumáticas e agentes imunobiológicos, no entanto, ainda existem diversas dúvidas e controvérsias sobre a melhor terapia ou escolha de agentes farmacológicos empregados para a remissão da doença, cuja escolha é sempre baseada no equilíbrio entre a sua eficácia e a sua segurança.

O acetato de bornila, principal componente de óleos essenciais derivados de coníferas como os espruces e os abetos, demonstrou em um estudo, reduzir a inflamação e a degeneração articular, efeitos que até então nunca haviam sido relatados sobre este princípio ativo em estudos anteriores.

As pesquisas foram realizadas com condrócitos humanos, células presentes no tecido cartilaginoso. As amostras de cartilagem foram retiradas do fêmur de pacientes submetidos à substituição protética e foram tratadas com 50 e 100 µg / mL de acetato de bornila.

O mecanismo de ação do acetato de bornila envolve a sua capacidade de inibir a atuação da IL-1b, uma molécula proteica pró-inflamatória. A IL-1b estimula os condrócitos a liberar citocinas pró-inflamatórias, seguidas de uma série de reações fisiológicas e patológicas. Ela perturba o estado de equilíbrio de funções e composições químicas na cartilagem, que provocam a morte celular no local e consequentemente a sua degradação.

O acetato de bornila também demonstrou aumentar a expressão de citocinas anti-inflamatórias, atenuando as respostas inflamatórias e os danos articulares provocados pela artrite reumatoide e osteoartrite.

O acetato de bornila é encontrado na composição química dos seguintes óleos da Laszlo, na porcentagem de:

– ESPRUCE NEGRO – 40-42% (1º teor mais alto!!!)
– ESPRUCE CANADENSE E ABETO SIBERIANO – 30-35% (2º teor mais alto!!!)
– ABETO PRATA – 20-25%
– ESPRUCES BRANCO & ABETO BALSÂMICO – 15-20%
– ABETO DOUGLAS, ABETO DO CÁUCASO, HINOKI – 8-15%
– PINHEIRO SILVESTRE – 5-10%

Você encontra estes produtos em:

Abeto

https://www.mundodosoleos.com/abeto-balsamo-oleo-essencial-…

Espruce

https://www.mundodosoleos.com/esprucenegro-essencial-10ml-l…

Voltar para o blog

2 comentários

Muito boa a matéria, foi útil, pra mim que tenho problemas no joelho.

Maria Aparecida do Amaral

boa tarde, gostei muito do site, é de fácil navegação e bonito, além disso é informativo. muito importante que as empresas que comercializam óleos essenciais passem a credibilidade que a ciência dá ao uso dos óleos pq tem muita crendice envolvendo as terapias. neste sentido permita sugerir que inclua as referências dos estudos citados (link) nos seus artigos para que as informações sobre as propriedades e funções dos óleos essenciais alcancem ainda mais eficiência. parabéns! abraços!!

Rosimeire B. Gusmão

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados