Os Segredos do Extrato de Jambu

Os Segredos do Extrato de Jambu

O jambu (Spilanthes oleracea) é uma planta medicinal também conhecida como jambú, jabuaçú, jaburama, agrião-do-Pará, planta-dor-de-dente e paracress (inglês). Inclui os sinônimos botânicos Acmella oleracea e Spilanthes acmella. Pertence à família Asteraceae.

BENEFÍCIOS DO JAMBU

O jambu é nativo do Brasil, sendo encontrado principalmente nas regiões Nordeste e Norte. Possui folhas verdes escuras que são comestíveis enquanto frescas e usadas medicinalmente há muitos séculos. Apesar de ser uma planta brasileira, se adaptou para o cultivo em várias outras regiões do mundo, sendo inclusive uma especiaria na culinária chinesa. O extrato concentrado do jambu é um agente aromatizante em muitos países do mundo. Das folhas se produz o óleo de jambu, rico em propriedades e com grandes concentrações de vitamina C.

Na medicina alternativa, é comum o uso das folhas e flores através de infusão para o tratamento de dispepsia, malária, infecções na boca e garganta. A decocção ou infusão das folhas e flores é um remédio tradicional para a gagueira, dor de dente e estomatite, além de possuir forte ação diurética. O jambu possui em sua constituição química flavonoides, esteróis, lactonas de sesquiterpeno e amidas, que tem efeitos anestésicos. Mastigar uma folha é suficiente para entorpecer a boca e causar uma sensação de formigamento na língua.

 

SPILANTHOL

O jambu é utilizado para aliviar dores de dente, vez que o efeito analgésico da planta é atribuído a presença em sua composição de substâncias contendo N-isobutilamida, como o spilanthol, que mostrou ser um eficaz sialagogo, ou seja, um medicamento cujas propriedades são capazes de incitar, provocar, a secreção de saliva.

O spilanthol é também um insecticida potente, capaz de matar as larvas de mosquito a uma concentração de 1/100.000. O spilanthol pertence a uma família química com uma estrutura relativamente simples. De um ponto de vista farmacológico, está relacionado com carisoprodol (um produto farmacêutico ativo sintético), que podem ser comparados em função da sua atividade miorrelaxante (que causa relaxamento de músculo esquelético).

CONTRAINDICAÇÕES E EFEITOS COLATERAIS DO JAMBU

O uso é contraindicado o uso durante a gravidez.

CURIOSIDADES

A planta é muito utilizada na culinária típica do Amazonas, Acre, Rondônia e Pará, sendo um ingrediente comum em pratos como o tacacá e o pato no tucupi.

O Extrato Glicólico de Jambu

Spilanthes oleracea

A tintura alcoólica de jambu tem propriedades bastante analgésicas, de formigueiro e relaxamento e pode ser usada em produtos orais e de cuidados de rosto.

Um membro da família das margaridas e girassóis, estas bonitas e pequenas flores adicionam um aroma cítrico com um toque de efervescente eletricidade.

Quando usadas em produtos de boca e dentes, as flores jambu dão uma sensação de formigueiro na língua e aumentam a salivação. Também têm propriedades anestésicas e são comummente usadas para dores de dentes. O composto responsável por estes efeitos na boca é também responsável pelo relaxamento dos músculos do rosto e, em consequência, reduz a aparência de rugas quando aplicado na pele.

Voltar para o blog

6 comentários

Olá. Quero saber se o uso do extrato glicolico de jambu é seguro para uso em sobremesas e se ele não perde a capacidade de formigamento após o preparo a quente ou a frio ou pelo tempo. Grata

Ana

Boa tarde! Gostaria de tirar umas duvidas sobre o extrato.

Denis Rogério da Silva

Quero comprar óleo de jambu

Josias Guimarães Moreira

Gostaria de adquirir para uso pessoal e revenda.

Josias Guimarães Moreira

Bom dia!
Gostaria de adquirir o oleio de jambu da Amazônia.

NEWTON

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados