icon

Para combater gripes e resfriados: Óleo Essencial de Cravo

Você é do tipo que adoece rapidamente ou conhece alguém assim? Muito provavelmente a recorrência desse quadro pode estar associada ao enfraquecimento das defesas do organismo. Aí é batata! Tosse, dores no corpo, febre, nariz congestionado, aparecem sem muito esforço, basta pegar um ventinho mais forte, ou experimentar o arrocho das temperaturas baixas e já era. Lá está você no hospital, ostentando uma lista de medicamentos nada invejável.

Pensando nessas situações, que ninguém quer passar, iniciamos uma série de textos sobre os Óleos capazes de nos ajudar a prevenir as doenças comuns do inverno e que nos ensinam como utilizar os Óleos em caso de sintomas como esses que listamos acima. Em nossas buscas, identificamos Óleo Essencial de Cravo como um dos aliados importantes para superarmos os efeitos provenientes da mudança do clima repentina. Afinal de contas, curtir o inverno com saúde é muito melhor, não é verdade?

Dor de garganta: Adicione 6 gotas do Óleo de Cravo em um copo com água morna e faça gargarejo com a substância pela manhã e à noite. Repita o procedimento até sanr o problema.

Dor de cabeça: Frequente em quadros de gripes e resfriados, a dor de cabeça pode ser atenuada com a aplicação de algumas gotas do Óleo misturadas com uma pitada de sal e aplicadas nas têmporas.

Dor de ouvido: Os efeitos de uma gripe ou resfriado podem resultar na dor de ouvido. O Óleo Essencial de Cravo também é eficaz no combate ao problema. Combine quantidades iguais de Óleo Essencial de Cravo e Óleo de Gergelim e aqueça ligeiramente a mistura. Embeber uma bola de algodão na mistura e coloque dentro do canal auditivo.

Aplicar algumas gotinhas aquecidas também ajudam no alívio da dor, isto porque as propriedades anestésicas e antibacterianas que compõem a fórmula do Óleo Vegetal de Cravo são essenciais para esse tipo de problema.

Sistema imunológico: Ingerir 3 gotas em meio copo de água, 3 vezes por semana, é o que recomenda o site “Remédio Caseiro” para obter melhoras da circulação sanguínea e sistema imunológico, além de regular a temperatura corporal.

Muito se falou sobre gripe e resfriado. Você sabe explicar a diferença entre um e outro e como distinguir os seus sintomas? O Dr. Arthur Frazão, clínico geral, resumiu para o site “Tua Saúde”. Para ele, “a principal diferença entre a gripe e o resfriado é a intensidade de seus sintomas e o local das vias respiratórias afetadas. De modo geral, na gripe os sintomas são mais intensos e no resfriado são mais leves e têm uma menor duração”, revelou.

Na tabela a seguir estão resumidas as principais diferenças entre gripe e resfriado: 

Cuidados e contraindicações

Conservar em recipiente hermético, local seco e arejado, temperatura em torno de 25 Graus Celsius, não expor este produto ao calor e nem raios solares, assim como não utilizar materiais metálicos no seu manuseio, pois acelera o processo de oxidação. Não recomendado para gestantes, lactantes e crianças. A dose máxima a ser consumida não pode passar de 3 miligramas, do contrário, pode se tornar tóxico.

 Produto impróprio para frituras

Nunca consuma ou aplique insumos vegetais ou animais sem orientação e acompanhamento de um profissional qualificado e de sua confiança.

“O Ministério da Saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas de que este produto previna, trate ou cure doenças.”

Onde encontrar: Você encontra esses e outros Óleos acessando este link: mundodosoleos.com ou indo até a nossa loja localizada no CLSW 504 Bloco “B” loja 46, Sudoeste, Brasília (DF).

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e artigos como esse. Gostou do artigo? Já usou algum desses óleos? Conte pra gente e compartilhe pelo Facebook.


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Related Posts

Emulsão hidrogelificada de óleo de linhaça e proteína de ervilha como estratégia para melhorar a qualidade nutricional, tecnológica e sensorial de hambúrgueres
Emulsão hidrogelificada de óleo de linhaça e proteína de ervilha como estratégia para melhorar a qualidade nutricional, tecnológica e sensorial de hambúrgueres
Resumo: Emulsões hidrogelificadas (HEs) produzidas com óleo de linhaça e diferentes níveis de proteína de ervilha (PE...
Read More
Prospecção das propriedades farmacobotânicas do óleo essencial in natura e nanoencapsulado de Siparuna guianensis Aubl. em modelo experimental para doença de Alzheimer
Prospecção das propriedades farmacobotânicas do óleo essencial in natura e nanoencapsulado de Siparuna guianensis Aubl. em modelo experimental para doença de Alzheimer
Resumo:  O aumento da expectativa de vida da população, de países desenvolvidos e em desenvolvimento, tem sido a pri...
Read More
ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DO ÓLEO ESSENCIAL DAS FOLHAS DE Psidium guajava NO CONTROLE DE Colletotrichum truncatum
ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DO ÓLEO ESSENCIAL DAS FOLHAS DE Psidium guajava NO CONTROLE DE Colletotrichum truncatum
RESUMO Júnior, Weber Dias Ferreira. Atividade antifúngica do óleo essencial das folhas de Psidium guajava no controle...
Read More