PATCHOULI COMO PREBIÓTICO

PATCHOULI COMO PREBIÓTICO

Nas últimas décadas tem ficado cada vez mais evidente o papel da microbiota intestinal na saúde.

As bactérias boas produzem ácidos graxos extremamente saudáveis que podem, inclusive, melhorar os sintomas de várias doenças difíceis como autismo, colite ulcerativa, doença de Crohn e câncer.

Mas, será que óleos essenciais, além de tudo que já sabemos que eles são capazes de fazer, ainda teriam o poder de influenciar na microbiota intestinal?

É o que sugere um estudo realizado por cientistas chineses e publicado em 2019 na revista científica Frontiers in Pharmacology.

Nessa pesquisa o óleo essencial de Patchouli (Pogostemon cablin) foi administrado por 15 dias em animais.

O Patchouli é usado há milhares de anos pela Medicina Tradicional Chinesa pela sua capacidade de melhorar sintomas de doenças gastrointestinais.

E os resultados são muito interessantes!

Análises fecais e da mucosa intestinal revelaram que esse tratamento foi capaz de melhorar a barreira epitelial do intestino e a atuação de macrófagos que inibem citocinas pró-inflamatórias.

Além disso, o tratamento aumentou a diversidade de bactérias boas produtoras de ácidos graxos saudáveis e diminuiu a presença de bactérias causadoras de doenças.

Já foi mostrado em outros estudos que esse óleo essencial possui propriedades imunomoduladoras, anti-inflamatórias, antioxidantes, antibióticas e anticancerígenas.

Simplesmente incrível, não é mesmo Arnaldo?

Mais uma vez a ciência está embasando a Aromaterapia.

 

Fonte: André Ferraz Aromaterapia - iquilibre

Voltar para o blog

3 comentários

EXCELENTE MATÉRIA!

Ruth

Amei essa informação! Muito obrigada pela dica valiosa.

Ruth

Bom dia!
Me fale mais sobre o Patchuli como prebióticos, e se existem outros que podem servir pra hiperplasia prostática e prostatite. Qual o que pode me ajudar a combater osteoporose e gota.
Acredito muito no tratamento através dos Óleos essenciais.

Severiano Ramos Silva

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados