Você sabe por que os mosquitos preferem picar você?

Se você acha que é o único alvo de mosquitos da galáxia, isso pode ter uma explicação. E fique tranquilo (a), você não está só. Mas, saiba que as danadinhas dos mosquitos fêmeas (sim, porque quem adora tomar o nosso sangue de canudinho são as fêmeas! Pasmem! E somente elas.) possuem uma predileção, digamos, especial, por vítimas com determinadas características que poderíamos avaliar como “suculentas”.

Vejamos, se você se enquadra em algumas delas. Desta forma, estaremos a poucos passos de desvendar o mistério da perseguição desses insetos.

Tipo sanguíneo

É, se você nasceu com o tipo sanguíneo “O”, lamentamos informar, mas você foi sorteado ainda na barriga da sua mamãe. Desde o início da década de 1970, especialistas já vem desenvolvendo estudos nesta área, e a partir, de alguns testes e análises, comprovou-se que as pessoas com este tipo sanguíneo atraem mais o paladar dos mosquitos. Em 2004, uma nova amostragem foi realizada com voluntários de diferentes tipos sanguíneos e adivinhem só, as pessoas com o tipo “O” foram as mais assediadas.

Pessoas que transpiram muito

Uma pesquisa da Universidade da Califórnia constatou que o ácido láctico presente em nosso suor é responsável por atrair as anteninhas espertas dos mosquitos. A substância é tão forte e atrativa para eles, que funciona como um prato saboroso de macarronada. Sendo assim, pessoas que transpiram muito têm mais tendência de atrair esses incômodos visitantes. Não por acaso, os repelentes vendidos nas lojas possuem a tarefa de modificar o nosso a fim de confundir os insetos.

Homens

A ala masculina está mais suscetível à ser atacada. Não se sabe qual causa, motivo, razão ou circunstância especial os fazem ser alvos fáceis dos mosquitos. Tem algo a ver com os hormônios liberados. No entanto, algumas observações científicas levam a crer que os homens são mais perseguidos do que as mulheres e crianças.

Consumo de cerveja

Atrás de um bom motivo para parar de beber? Então, está aí. Estudo realizado em 2002 na Toyama Medical and Pharmaceutical University, no Japão, mostrou que consumir uma simples lata de cerveja pode fazer com que uma pessoa pareça mais apetitosa para os insetos. E isso independe de tipo sanguíneo ou outras variáveis.

Lugares escuros

Quem acha que vai conseguir fugir dos ataques apagando as luzes, acaba de ter o seu plano frustrado. Esses insetos enxergam melhor na escuridão do que em ambientes coloridos. Ou seja, todas as vezes que você bolou esse plano “imbatível”, você muniu ainda mais o inimigo.

Grávidas

Nos estágios mais avançados da gravidez, as mulheres respiram 21% a mais. Só esse processo é responsável por si só em atrair mosquitos devido ao dióxido de carbono resultantes da sua respiração. Além disso, a barriga das grávidas é quase um grau mais quente do que o normal, o que produz substâncias no suor muito atrativas para os mosquitos.

Vento ou brisa

Aí, quando você acha que deitando perto da janela aberta, tudo vai melhorar por conta leve brisa que paira sobre o ambiente, vem a ciência e te mostra o quão ingênuos nós somos.

A corrente de ar dissemina o CO2 e seus odores pelo ambiente, espalhando o cheiro de petisco no ar. Resultado: mais visitas!

É importante salientarmos que todos nós somos alvos desses insetos. Apenas, apresentamos que existem pessoas com maior possibilidade de se tornarem alvos de picadas.

Repelente caseiro

Se você já tentou diversas marcas de repelente, mas não obteve sucesso ou se sua pele apresentou irritação, algum tipo de alergia, ou simplesmente deseja dar uma economizada com um produto totalmente natural e de qualidade superior aos que você conhece por aí, experimente a seguinte receita caseira:

Em 1/2 litro de álcool, acrescente 10 gramas de cravo-da-índia (2 colheres sopa) e misture a 100 ml de Óleo de Coco. A solução vai impedir novas picadas e proteger a sua pele.

Sabe por quê?

O cravo-da-índia é uma especiaria muito utilizada por pescadores, pois é rico em substâncias como eugenol, um inseticida eficiente contra insetos. O Óleo de Coco também afasta os mosquitos. Se não deu tempo de passar o repelente e você recebeu uma picada, o Óleo vai atuar no alívio da coceira e da irritação da pele. Além desses benefícios, o líquido ainda auxilia quem quer perder peso, doa hidratação aos cabelos, cuida da pele, dentre outras maravilhas que até você duvida.

Com um vidrinho deste Óleo, você consegue utilizar em diferentes tipos de finalidade pelo melhor um custo-benefício. Experimente adicionar mais saúde e bem estar à sua vida!

Zika Vírus

Em tempos de Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikunguny e do zika vírus, causador da microencefalia, os cuidados devem ser redobrados, como por exemplo, não deixar água parada em pneus, pratinhos de plantas (coloque areia dentro dos recipientes), piscinas desprotegidas, baldes ou qualquer recipiente que acumule água e que possa tornar-se criadouro dos mosquitos.

Fique de olho também na manutenção das calhas de sua casa,locais onde há retenção da água da chuva, invista em telas nas janelas e esteja atento a qualquer iminência de risco de procriação do inseto. Todo cuidado é pouco e o repelente por si só não protege o seu lar e nem a sua família. Ele é apenas um complemento individual!

*Com informações do Site Super Abril

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e artigos como esse.


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Related Posts

Aromaterapia Para Melasmas e Manchas Escuras na Pele
Aromaterapia Para Melasmas e Manchas Escuras na Pele
AROMATERAPIA PARA MELASMAS E MANCHAS ESCURAS DE PELE Você sabia que 90% das pessoas que têm melasmas (manchas escuras...
Read More
Óleos Essenciais Podem Ser Alternativa Para Conservar Alimentos
Óleos Essenciais Podem Ser Alternativa Para Conservar Alimentos
Óleos Essenciais Podem Ser Alternativa Para Conservar Alimentos   Utilizados pelos chineses há mais de 4 mil anos, os...
Read More
Inalação com Óleos Essenciais
Inalação com Óleos Essenciais
INALAÇÕES COM ÓLEOS ESSENCIAIS   A INALAÇÃO é indispensável para quem tem problemas nas vias respiratórias. A inalaçã...
Read More