POTENCIAL DO ÓLEO ESSENCIAL DE PIMENTA ROSA PARA FORTALECER A MEMÓRIA

POTENCIAL DO ÓLEO ESSENCIAL DE PIMENTA ROSA PARA FORTALECER A MEMÓRIA

Memórias delineiam nossa história, trazendo significado ao presente e reacendendo o passado ao eternizar lembranças, que como fotografias permanecerão para sempre gravadas em nossa retina.

Um estudo egípcio apresentou o potencial neuroprotetor do óleo essencial de pimenta rosa/ aroeira frutos (Schinus terebinthifolius) para melhorar a cognição e fortalecer a memória em casos de disfunções e déficits.

Avaliado em condições laboratoriais com cobaias, o óleo essencial foi aplicado em diferentes concentrações (10, 25 e 50 μL / L). O tratamento com óleo essencial exibiu efeitos positivos sobre o fortalecimento da memória, em modelos de testes comportamentais. Os resultados indicam que o seu desempenho está relacionado a modulação do sistema neuronal colinérgico e a uma ação antioxidante.

Notou-se com a intervenção o aumento da atividade de importantes enzimas antioxidantes no sistema nervoso central. Dentre elas: Superóxido dismutase (SOD), Cloranfenicol acetiltransferase (CAT) e Glutationa peroxidase (GPX).

Já a relação entre o sistema colinérgico e doenças neurodegenerativas como, por exemplo, o Alzheimer, é estudada há décadas. É apontado que modificações neuroquímicas e disfunções colinérgicas estão envolvidas em alterações de memória, aprendizagem e atenção.

Além das atuações neuroprotetoras e antioxidantes o óleo essencial de pimenta rosa, também demonstrou no referido estudo efeitos ansiolíticos.

Sabe-se que o estresse, a ansiedade e a depressão não só podem comprometer o desempenho da memória, como também são condições que podem estar associadas a disfunções cognitivas.

Assim sendo o estudo indica o potencial do óleo essencial de pimenta rosa para fornecer suporte adicional ao fortalecimento da memória e proteger o cérebro contra disfunções no sistema colinérgico.

ATENÇÃO: Ressaltamos que o estudo foi realizado em condições laboratoriais. Assim sendo, as dosagens, diluições e formas de aplicação não devem ser reproduzidas equitativamente. Estas devem ser adequadas e adaptadas as doses fisiológicas e terapêuticas indicadas para cada fim ou paciente aos quais se destinam.

COMO USAR O ÓLEO ESSENCIAL PARA ESSA CONDIÇÃO?

A inalação propicia que os constituintes do óleo essencial atinjam mais rapidamente a circulação sanguínea. Após a inalação, além de acionar o sistema neurológico cerebral, o óleo essencial atinge o fluxo sanguíneo por meio da troca respiratória pulmonar.

O uso via inalação é recomendado para todas as doenças relacionadas aos pulmões, coração, cérebro ou sangue, bem como questões psicoemocionais. Pode ser realizada por intermédio de um difusor atomizador de ambiente (6-15 gotas), ou difusor pessoal /colar aromático (1-3 gotas).

Quer conhecer de perto os benefícios dos óleos essenciais?

👉 Você encontra nossos produtos em nossas lojas física e virtual. Acesse: https://www.mundodosoleos.com/catalogsearch/result/…

#PraCegoVer: Imagem de um recipiente com frutos de pimenta rosa in natura. À esquerda está um frasco do óleo essencial Laszlo e acima o título do texto.

GRUPO LASZLO

REFERÊNCIAS:

FÁBIÁN LÁSLZÓ

TODIRASCU-CIORNEA, Elena et al. “Schinus terebinthifolius Essential Oil Attenuates Scopolamine-Induced Memory Deficits via Cholinergic Modulation and Antioxidant Properties in a Zebrafish Model.” Evidence-based complementary and alternative medicine: eCAM vol. 2019 5256781. 2 Dec. 2019.

VENTURA, Ana L. M. et al. Sistema colinérgico: revisitando receptores, regulação e a relação com a doença de Alzheimer, esquizofrenia, epilepsia e tabagismo. Rev. psiquiatr. clín, São Paulo, v. 37, n. 2, p. 66-72, 2010.

LASZLO
O Essencial em sua Vida.

#aromaterapia #aromacologia #aromatologia #oleoessencial #oleosessenciais #laszlo #laszloaromaterapia #laszloaromatologia #laszloaromacologia #editoralaszlo #emporiolaszlo #fabianlaszlo #aromas #massagem #massoterapia #perfumes #beleza #perfumaria #reiki #medicina #enfermagem #fitoterapia #plantasmedicinais #homeopatia #saude #schinusterebinthifolius #memória #cognição #pimentarosa

 

 


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Related Posts

Elaboração de fórmulas farmacêuticas de uso tópico utilizando óleo essencial extraído do capim limão
Elaboração de fórmulas farmacêuticas de uso tópico utilizando óleo essencial extraído do capim limão
RESUMO   Óleos essenciais são mistura de compostos, que podem ser extraídos de plantas aromáticas por destilação de a...
Read More
ÓLEOS ESSENCIAIS: EVENTOS ADVERSOS E SEGURANÇA NA INDICAÇÃO
ÓLEOS ESSENCIAIS: EVENTOS ADVERSOS E SEGURANÇA NA INDICAÇÃO
ÓLEOS ESSENCIAIS: EVENTOS ADVERSOS E SEGURANÇA NA INDICAÇÃO   Trabalho de conclusão apresentado ao Curso de Pósgradua...
Read More
Atividade antibacteriana do óleo essencial de Lavandula hybrida Grosso associado á cefalotina contra cepas de Staphylococcus aureus
Atividade antibacteriana do óleo essencial de Lavandula hybrida Grosso associado á cefalotina contra cepas de Staphylococcus aureus
Atividade antibacteriana do óleo essencial de Lavandula hybrida Grosso associado á cefalotina contra cepas de Staphyl...
Read More