POTENCIAL DO ÓLEO ESSENCIAL DE PIMENTA ROSA PARA FORTALECER A MEMÓRIA

POTENCIAL DO ÓLEO ESSENCIAL DE PIMENTA ROSA PARA FORTALECER A MEMÓRIA

POTENCIAL DO ÓLEO ESSENCIAL DE PIMENTA ROSA PARA FORTALECER A MEMÓRIA

Memórias delineiam nossa história, trazendo significado ao presente e reacendendo o passado ao eternizar lembranças, que como fotografias permanecerão para sempre gravadas em nossa retina.

Um estudo egípcio apresentou o potencial neuroprotetor do óleo essencial de pimenta rosa/ aroeira frutos (Schinus terebinthifolius) para melhorar a cognição e fortalecer a memória em casos de disfunções e déficits.

Avaliado em condições laboratoriais com cobaias, o óleo essencial foi aplicado em diferentes concentrações (10, 25 e 50 μL / L). O tratamento com óleo essencial exibiu efeitos positivos sobre o fortalecimento da memória, em modelos de testes comportamentais. Os resultados indicam que o seu desempenho está relacionado a modulação do sistema neuronal colinérgico e a uma ação antioxidante.

Notou-se com a intervenção o aumento da atividade de importantes enzimas antioxidantes no sistema nervoso central. Dentre elas: Superóxido dismutase (SOD), Cloranfenicol acetiltransferase (CAT) e Glutationa peroxidase (GPX).

Já a relação entre o sistema colinérgico e doenças neurodegenerativas como, por exemplo, o Alzheimer, é estudada há décadas. É apontado que modificações neuroquímicas e disfunções colinérgicas estão envolvidas em alterações de memória, aprendizagem e atenção.

Além das atuações neuroprotetoras e antioxidantes o óleo essencial de pimenta rosa, também demonstrou no referido estudo efeitos ansiolíticos.

Sabe-se que o estresse, a ansiedade e a depressão não só podem comprometer o desempenho da memória, como também são condições que podem estar associadas a disfunções cognitivas.

Assim sendo o estudo indica o potencial do óleo essencial de pimenta rosa para fornecer suporte adicional ao fortalecimento da memória e proteger o cérebro contra disfunções no sistema colinérgico.

ATENÇÃO: Ressaltamos que o estudo foi realizado em condições laboratoriais. Assim sendo, as dosagens, diluições e formas de aplicação não devem ser reproduzidas equitativamente. Estas devem ser adequadas e adaptadas as doses fisiológicas e terapêuticas indicadas para cada fim ou paciente aos quais se destinam.

COMO USAR O ÓLEO ESSENCIAL PARA ESSA CONDIÇÃO?

A inalação propicia que os constituintes do óleo essencial atinjam mais rapidamente a circulação sanguínea. Após a inalação, além de acionar o sistema neurológico cerebral, o óleo essencial atinge o fluxo sanguíneo por meio da troca respiratória pulmonar.

O uso via inalação é recomendado para todas as doenças relacionadas aos pulmões, coração, cérebro ou sangue, bem como questões psicoemocionais. Pode ser realizada por intermédio de um difusor atomizador de ambiente (6-15 gotas), ou difusor pessoal /colar aromático (1-3 gotas).

Quer conhecer de perto os benefícios dos óleos essenciais?

👉 Você encontra nossos produtos em nossas lojas física e virtual. Acesse: https://www.mundodosoleos.com/catalogsearch/result/…

#PraCegoVer: Imagem de um recipiente com frutos de pimenta rosa in natura. À esquerda está um frasco do óleo essencial Laszlo e acima o título do texto.

GRUPO LASZLO

REFERÊNCIAS:

FÁBIÁN LÁSLZÓ

TODIRASCU-CIORNEA, Elena et al. “Schinus terebinthifolius Essential Oil Attenuates Scopolamine-Induced Memory Deficits via Cholinergic Modulation and Antioxidant Properties in a Zebrafish Model.” Evidence-based complementary and alternative medicine: eCAM vol. 2019 5256781. 2 Dec. 2019.

VENTURA, Ana L. M. et al. Sistema colinérgico: revisitando receptores, regulação e a relação com a doença de Alzheimer, esquizofrenia, epilepsia e tabagismo. Rev. psiquiatr. clín, São Paulo, v. 37, n. 2, p. 66-72, 2010.

LASZLO
O Essencial em sua Vida.

#aromaterapia #aromacologia #aromatologia #oleoessencial #oleosessenciais #laszlo #laszloaromaterapia #laszloaromatologia #laszloaromacologia #editoralaszlo #emporiolaszlo #fabianlaszlo #aromas #massagem #massoterapia #perfumes #beleza #perfumaria #reiki #medicina #enfermagem #fitoterapia #plantasmedicinais #homeopatia #saude #schinusterebinthifolius #memória #cognição #pimentarosa

 

 

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados