Saiba como acabar com a mancha trazida por queimaduras

Ficar muito sem protetor exposto ao sol ou escorregar a panela enquanto você está fazendo aquela comida pode causar uma queimadura desagradável que e deixar marcas horríveis na pele. Mas o que são essas queimaduras afinal?

 

Queimaduras são lesões nos tecidos que envolvem as diversas camadas do corpo como pele, cabelo, pelos, tecidos celular subcutâneo, músculos e por aí vai. Geralmente, são causadas por contatos com objetos super aquecidos (voltamos àquela maldita panela!), mas também podem ser causadas pelos raios ultravioletas (solares) e até mesmo por descargas elétricas.

 

Me queimei! O que fazer?

 

Em caso de acidente envolvendo queimaduras, o primeiro cuidado é extinguir a fonte de calor, ou seja, impedir que permaneça o contato do corpo com o fogo, líquidos e superfícies aquecidas, entre outras causas do acidente.

Em seguida, procure lavar o local atingido com água corrente em temperatura ambiente, de preferência por tempo suficiente até que a área queimada seja resfriada.

Também é importante buscar o auxílio de um profissional de saúde no posto de atendimento mais próximo do local do acidente, para que sejam tomadas as providências necessárias para o sucesso da recuperação e também para evitar o agravamento da lesão.

Se não houver Posto de Saúde nas proximidades, deve-se acionar os serviços de socorro do SAMU ou do Corpo de Bombeiros ou procurar uma Emergência hospitalar.

Os contatos para ligação gratuita são: Samu 192 e Bombeiros 193.

 

Cuidados com a pele queimada

 

Não tente estourar as bolhas provocadas pela queimadura. Elas se manifestam nas queimaduras de segundo grau e devem ser manuseadas apenas por um profissional especializado. Ou seja, não devem ser rompidas, estouradas ou mesmo esvaziadas com uma agulha.

Ao retirar esse curativo natural em casa, o ferimento estará exposto a instrumentos possivelmente contaminados e pode infeccionar.Se houver necessidade de cobrir o ferimento a caminho do serviço de Saúde, o indicado é envolvê-lo num pedaço de pano limpo.

Tecidos ou materiais que grudam no ferimento como o algodão, devem ser evitados. O paciente queimado não deve retirar a roupa que estiver usando, ainda que houver sido atingida pelo fogo. O ideal é molhar a vestimenta e permanecer assim até a chegada ao pronto-socorro, para evitar que as bolhas estourem e que a pele seja arrancada.

Outro cuidado é retirar acessórios como pulseiras e anéis, pois o corpo incha naturalmente após uma queimadura e esses objetos podem ficar presos.

 

Agora minha pele ficou manchada! O que eu faço?

 

Depois que a queimadura cicatriza, podem ficar marcas na pele que são difíceis de apagar. Isso porque a pele na área muda de cor, textura, e, em casos mais graves, se forma uma sobre pele. Existem diversas formas de tratar essas cicatrizes com medicamentos, radiofrequência e cremes médicos, mas também existe uma alternativa natural, utilizando ervas e óleos muito benéficos para a regeneração da derme.

 

Um óleo que sempre é indicado para tratamento dessas manchas causadas pela queimadura é o Óleo de Rosa Mosqueta.

 

Sim, com alto teor de ácidos graxos insaturados, de ácido transretinóico e de vitamina C, o Óleo de Rosa Mosqueta atua na estimulação da renovação celular, o que auxilia na cicatrização de cortes (desde os mais simples até os cirúrgicos) e na recuperação da pele que tenha sofrido queimaduras.

 

Como usar o Óleo de Rosa Mosqueta

 

Nos casos das manchas causadas por queimaduras, deve ser sempre usado o óleo puro. O método de uso se baseia na aplicação do óleo várias vezes ao dia com leves massagens sobre a cicatriz. Para usar o Óleo de Rosa Mosqueta deve-se aplicar algumas gotas sobre a pele, massageando em seguida em movimentos circulares durante 2 a 3 minutos, até à completa absorção do óleo pela pele.

Óleo-de-Rosa-Mosqueta-Mundo-dos-Óleos
Conheça o Óleo de Rosa Mosqueta do Mundo dos Óleos

 

Nunca consuma ou aplique insumos vegetais ou animais sem orientação e acompanhamento de um profissional qualificado e de sua confiança.

“O Ministério da Saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas de que este produto previna, trate ou cure doenças. ”

Onde encontrar: Você encontra esses e outros óleos acessando este link: mundodosoleos.com ou indo até a nossa loja localizada no CLSW 504 Bloco “B” loja 46, Sudoeste, Brasília (DF).

 

Descarte do Óleo

O descarte não adequado dos Óleos pode acarretar entupimento nas tubulações e ainda poluir a água. Por isso, procure locais próprios para o descarte. Armazene em um vidro e dirija-se aos postos de coleta da sua cidade.

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e artigos como esse.


2 comentários

  • Obrigada pelas dicas!

    Silvana
  • Obrigada pelas dicas!

    Silvana Felisbino Nascimento que

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Related Posts

ÓLEOS ESSENCIAIS: EVENTOS ADVERSOS E SEGURANÇA NA INDICAÇÃO
ÓLEOS ESSENCIAIS: EVENTOS ADVERSOS E SEGURANÇA NA INDICAÇÃO
ÓLEOS ESSENCIAIS: EVENTOS ADVERSOS E SEGURANÇA NA INDICAÇÃO   Trabalho de conclusão apresentado ao Curso de Pósgradua...
Read More
Atividade antibacteriana do óleo essencial de Lavandula hybrida Grosso associado á cefalotina contra cepas de Staphylococcus aureus
Atividade antibacteriana do óleo essencial de Lavandula hybrida Grosso associado á cefalotina contra cepas de Staphylococcus aureus
Atividade antibacteriana do óleo essencial de Lavandula hybrida Grosso associado á cefalotina contra cepas de Staphyl...
Read More
Os Melhores Óleos Essenciais para Tireoide
Os Melhores Óleos Essenciais para Tireoide
Os Melhores Óleos Essenciais para Tireoide Publicado em 11/02/2019 por By Samia Aromaterapia A tireóide é uma glâ...
Read More