Como Fazer o Óleo do Bom Samaritano?

Como Fazer o Óleo do Bom Samaritano?

O óleo do Bom Samaritano é um produto natural feito a partir da mistura de óleos essenciais com o óleo de oliva. Os óleos essenciais utilizados na mistura incluem mirra, cássia, cálamo, canela e cardamomo. Essa mistura é inspirada em uma passagem bíblica do Novo Testamento, na qual um homem ferido é ajudado pelo Bom Samaritano.

Parábola do Bom Samaritano é uma famosa parábola do Novo Testamento que aparece unicamente em Lucas 10:25–37. O ponto de vista majoritário indica que esta parábola foi contada por Jesus a fim de ilustrar que a compaixão deveria ser aplicada a todas as pessoas, e que o cumprimento do espírito da Lei é tão importante quanto o cumprimento da letra da Lei. Jesus coloca a definição de próximo num contexto mais amplo, além daquilo que as pessoas geralmente consideravam como tal.

O óleo do Bom Samaritano é frequentemente usado para fins medicinais e terapêuticos, como um óleo de massagem ou em aromaterapia. Devido aos seus óleos essenciais, o óleo do Bom Samaritano é conhecido por seus efeitos antissépticos, anti-inflamatórios e analgésicos. Também é utilizado para ajudar a tratar infecções respiratórias e para promover a cicatrização de feridas.

Entre essas finalidades do óleo do Bom Samaritano estão:

Propriedades anti-inflamatórias: devido aos seus óleos essenciais, o óleo do Bom Samaritano pode ajudar a reduzir a inflamação em várias partes do corpo.

Efeito analgésico: o óleo do Bom Samaritano pode ajudar a aliviar a dor devido à sua capacidade de estimular a circulação sanguínea e reduzir a inflamação.

Aromaterapia: o óleo do Bom Samaritano é frequentemente usado em aromaterapia devido ao seu aroma agradável e propriedades relaxantes.

Propriedades antissépticas: os óleos essenciais presentes no óleo do Bom Samaritano têm propriedades antissépticas, o que significa que podem ajudar a prevenir e tratar infecções bacterianas e fúngicas.

Cuidados com a pele: o óleo do Bom Samaritano pode ajudar a hidratar e nutrir a pele e promover a cicatrização de feridas.

Ingredientes da passagem:
 - Óleo Essencial de Cássia  - 10 gotas
 - Óleo Essencial de Cálamo  - 10 gotas
 - Óleo Essencial de Canela  - 10 gotas
 - Óleo de Oliva - 60ml
Outra Receita mais popular, em conta e comum com os mesmos efeitos:
- 500ml de Óleo de Oliva
O óleo carreador / base pode ser: óleo de oliva, óleo de amêndoas ou óleo mineral.
A proporção deve ser 1 de óleo essencial puro para 5 do óleo base.
Preparo:

Mistura-se os 5 óleos essenciais puros (canela + cravo da índia + limão + alecrim + eucalipto) com o óleo carreador base (óleo de oliva, ou óleo de amêndoas ou óleo mineral, escolha um destes).
* Misturá-los com uma colher de madeira (metal oxida o óleo e ele estraga mais rápido) até obter uma mistura homogênea.
Recomendações:

- Prepare em local fresco sem expor os óleos à luz direta;
- Usar luvas e um recipiente de vidro;
- Não exponha muito os óleos ao ar. Em vez disso, mantenha-os em um recipiente de vidro âmbar fechado, para evitar que eles volatilizem e evaporem.
Modo de Uso:
Massagem: O óleo do Bom Samaritano pode ser usado como óleo de massagem, Massageie suavemente o óleo na área desejada até que seja completamente absorvido.
Inalação: O óleo do Bom Samaritano pode ser usado para inalação em um difusor de aromaterapia ou em uma tigela de água quente. Adicione algumas gotas do óleo ao difusor ou à tigela de água quente e inspire o vapor.
Cuidados com a pele: O óleo do Bom Samaritano pode ser aplicado diretamente na pele para ajudar a hidratar e nutrir a pele.
Ingestão: O óleo do Bom Samaritano não é normalmente ingerido, mas em alguns casos, pode ser adicionado a alimentos ou bebidas para dar sabor ou fornecer benefícios medicinais.

 

É importante lembrar que a ingestão do óleo do Bom Samaritano deve ser feita sob a orientação de um profissional de saúde qualificado.

Caso considere usar o óleo do Bom Samaritano para qualquer finalidade medicinal, é sempre recomendável conversar com um profissional de saúde qualificado antes de fazê-lo.

Voltar para o blog

6 comentários

posso preparar o óleo e guardar em vidrinhos de plástico com tampa?

Luciana Andrade Borges Rodrigues

Passei na perna da minha cachorra que está velhinha e mancando muito. Em dois dias parou de mancar, se sinto que vou resfriar passo tbm … excelente acompanhado de nossas orações

Cristina

Esse óleo é maravilhoso, não somente para hidratar a pele, mas principalmente fechar e cicatrizar feridas na pele. Obrigada Nossa Senhora por esse presente maravilhoso que a Senhora nos deu.

Heleny Picetskei

Vou fazer

Creonicia

Uma composição de essências extraordinárias. Muito interessante e indicada para o conforto e bem-estar de qualquer ambiente. Muito bom.

Antônio Militão de Lima

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

Artigos Relacionados