A formação de cicatrizes é um processo natural e inevitável decorrente da forma que o tecido de mamíferos se regenera.
A cicatrização é um processo complexo que envolve inflamação, proliferação celular e remodelação de tecidos.
O problema é que muitas vezes a formação da cicatriz acontece de forma anormal gerando queloides, levando a profundas consequências físicas, psicológicas, estéticas e sociais.
Alguns dos problemas incluem coceira, rigidez, contrações cicatriciais e dor, além de ansiedade, distúrbios de humor, diminuição da auto-estima e isolamento social.
Mas… os cosméticos inteligentes podem ajudar!
Foi o que mostrou um estudo realizado por cientistas norte-americanos e publicado em 2021 na revista científica Dermatology and Therapy.
Entre todos óleos essenciais bons para cicatrização, Copaíba (Copaifera sp.) foi escolhido devido suas já conhecidas propriedades anti-inflamatórias e antibióticas.
42 pacientes com cicatrizes hipertróficas (queloides) foram divididos em dois grupos, em que um deles usou um gel placebo e o outro usou um gel com óleo de Copaíba, duas vezes por dia durante 84 dias.
As cicatrizes no grupo que usou o gel com Copaiba diminuíram significativamente e 89% dos pacientes classificaram o tratamento como muito satisfatório, dizendo que recomendariam esse tratamento.
Apesar do estudo não deixar claro a dosagem utilizada, podemos considerar que de 3% a 5% é suficiente para alcançar resultados satisfatórios, podendo ser aumentada dependendo da gravidade da queloide.
E esse é mais um dos inúmeros benefícios que os cosméticos inteligentes podem oferecer para você, sua família e pacientes.
Fonte: André Ferraz Aromaterapia - iquilibre