A foliculite é um problema que atinge tanto homens como mulheres. Esta inflamação na raiz dos pelos, cientificamente denominada como infecção dos folículos pilosos, causa incômodo principalmente com o aparecimento dos conhecidos “carocinhos” na pele, o famoso pelo encravado. Acontece principalmente devido a uma ferida que dá entrada para algum vírus, bactéria ou fungos.
Como surge?
Muito comum após uma depilação mal sucedida, ela manifesta-se geralmente nas regiões das coxas, axilas, virilhas, pernas e nádegas das mulheres. Já nos homens, os pelos tendem a dar trabalho ao fazer a barba.
Ainda que raro, o problema pode aparecer também no couro cabeludo.
Conheça todos os tipos de foliculite
Como identificar uma foliculite?
As características visuais consistem na apresentação de uma área mais áspera, vermelhidão e coceira. A pessoa ainda pode sentir dor, inchaço e em alguns casos pode detectar a formação de bolhas e pus.
Por isso, atenção nestas dicas para prevenir e ampliar o seu leque de opções na hora de cuidar desta inflamação.
Óleos Essenciais cicatrizantes
Já falamos por aqui sobre os benefícios deste Óleo para inflamações na pele decorrentes da acne. Age na raiz do problema, eliminando microorganismos que causam a infecção nos folículos.
Este Óleo é quase um coringa quando o assunto é pele. Veja aqui a versatilidade do seu uso. Indicado especialmente para quem tem a pele sensível, esse produto é utilizado por sua ação cicatrizante, que ajudará a recuperar a pele da lesão e a fechar o corte.
Mix de Óleos
Acrescente em30 ml de gel neutro:
5 gotas de Óleo Essencial Lavanda;
8 gotas de Óleo Essencial Melaleuca e
2 gotas de Óleo Essencial Palmarosa.
Confira os dez cuidados ao fazer a barba e evitar pelo encravado
Prevenção
Manter a pele limpa, seca e livre de escoriações ou irritações pode ajudar a prevenir a foliculite. Certas pessoas são mais propensas a infecções, como as pessoas com diabetes. Se você tem algum problema médico que o torna mais propenso a contrair infecções, algumas precauções podem ser importantes.
Evite lavagens antissépticas rotineiramente, pois deixam a pele e seca e matam bactérias protetoras. Mantenha a pele hidratada. Tome cuidado ao fazer a barba, use gel de barbear, espuma ou sabão para lubrificar as lâminas e evitar cortes.
Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia
Onde encontrar: Você encontra esses e outros Óleos acessando este link: mundodosoleos.com ou indo até a nossa loja localizada no CLSW 504 Bloco “B” loja 46, Sudoeste, Brasília (DF).
Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no facebook e acompanhe novidades e artigos como esse. Gostou do artigo? Já usou algum desses óleos? Conte pra gente e compartilhe pelo Facebook