icon

Manteiga de Cupuaçu: Hidratação e proteção para pele e cabelos

Você já comeu cupuaçu? Ela é uma fruta extremamente saborosa típica da região nordeste brasileira principalmente no Estado do Amazonas. Mesmo sendo característica da região norte e nordeste brasileiro, atualmente já existem plantações dessa planta para suprir alguns mercados do sul do país e do exterior.

Por ter um sabor bem forte é comumente usado para fazer sorvetes sucos e viaminas deliciosas que são admirados e todo o Brasil. Ela também pode fazer parte de doces deliciosos como cremes, geleias, licores e bombons.

A fruta vem do cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum), que é uma planta tropical, nativa da floresta amazônica. É uma pequena árvore de 4m a 8m (quando cultivada) ou de até 18m de altura (na mata alta, em árvores silvestres) e pertence à mesma família e gênero do cacau.

Mas você sabia que além de possuir um gosto maravilhoso o cupuaçu tem uma grande versatilidade podendo ser utilizado em fins farmacêuticos e cosméticos? Um dos produtos que é amplamente utilizado na medicina farmacêutica e cosmética é a Manteiga de Cupuaçu.

Características da Manteiga

A Manteiga do Cupuaçu é extraída das sementes que contêm aproximadamente 45% de óleo. A produção em plantios comerciais se inicia a partir do terceiro ano e alcança em média 12 frutos por árvore. Sua polpa e sua manteiga têm crescente importância nas exportações da região.

É um produto natural de origem vegetal, com textura similar a uma pasta, de cor esbranquiçada, e utilizado principalmente para combater o ressecamento da pele e dos cabelos, pois mantém a sua hidratação, entre outras diversas propriedades citadas a seguir.

Pele: Hidratação e Proteção

A Manteiga de Cupuaçu apresenta alta capacidade de absorção de líquidos, cerca de duas vezes superior à da lanolina, que é proveniente de origem animal, e também diminui a perda de água, sendo importante fator de equilíbrio hídrico. Isso a torna uma ótima alternativa vegana aos derivados animais.

Ela também é adicionada a várias fórmulas naturais de benefício para a pele, protegendo-a contra os efeitos nocivos dos raios UVA e UVB. Esta proteção de amplo espectro permite que a pele danificada recupere melhor, restaurando sua elasticidade e suavidade.  Além disso, a Manteiga de Cupuaçu apresenta efeito calmante e antiinflamatório  para irritações e inflamações da pele como eczema, psoríase e dermatite.

Devido às propriedades já faladas, a manteiga também possui efeitos benéficos às mãos e aos pés proporcionando maciez às cutículas, além de agir como um excelente hidratante para os pés cansados e, àqueles que apresentam rachaduras, auxilia no processo de cicatrização, acelerando a reestruturação da pele lesionada.

Cabelo: Nutrição e Brilho

Nos cabelos, a Manteiga de Cupuaçu proporciona nutrição e hidratação profunda, promovendo suavidade e maciez aos cabelos, aumentando a sua umidade natural e elasticidade, condicionando-os e evitando a desidratação. É ideal também para cabelos quebradiços, secos e ressecados devido à longa duração das propriedades de hidratação que repõem a umidade, promovendo a selagem das cutículas e proporcionando um brilho saudável com redução no volume das madeixas.

E o mais fantástico de tudo isso é saber que é possível usufruir de todas essas propriedades cosméticas de uma maneira sustentável, com mínimo impacto ambiental. Para isso, é necessário utilizar a Manteiga de Cupuaçu 100% pura, ou seja, não adicionada de outros componentes sintéticos ou obtidas por modo diferente da prensagem a frio que foi descrita anteriormente. Se quiser usufruir de toda essa beleza trazida pela Amazônia, basta clicar aqui em baixo e fazer o seu pedido! Corra e aproveite a última semana da nossa Black Friday!

Nunca consuma ou aplique insumos vegetais ou animais sem orientação e acompanhamento de um profissional qualificado e de sua confiança.

“O Ministério da Saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas de que este produto previna, trate ou cure doenças. ”

Onde encontrar: Você encontra esses e outros Óleos acessando este link: mundodosoleos.com ou indo até a nossa loja localizada no CLSW 504 Bloco “B” loja 46, Sudoeste, Brasília (DF).

Descarte do Óleo

O descarte não adequado dos Óleos pode acarretar entupimento nas tubulações e ainda poluir a água. Por isso, procure locais próprios para o descarte. Armazene em um vidro e dirija-se aos postos de coleta da sua cidade.

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e artigos como esse.


2 comentários

  • Ola!
    Minha vó preparava a manteiga de cupuaçu e usava na área dos olhos, em queimaduras e machucados.
    Bom artigo sobre a manteiga de cupu principalmenre para quem não conhece as propriedades dessa nutritiva fruta.
    No entanto, no primeiro paragrafo houve um erro geográfico: " Ela é uma fruta extremamente saborosa típica da região nordeste brasileira principalmente no Estado do Amazonas."
    No nordeste brasileiro o cupuaçuzeiro jamais cresceria, confundiu a região do norte do Brasil com a região nordeste, e do mesmo modo transportou o estado do Amazonas para o nordeste.

    Vida
  • Olá
    Gostaria de saber mais sobre os beneficios

    Luciene

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Related Posts

Agravos advindos da pandemia por COVID-19 como estresse e ansiedade e como aliviá-los por meio das técnicas estéticas
Agravos advindos da pandemia por COVID-19 como estresse e ansiedade e como aliviá-los por meio das técnicas estéticas
RESUMO São muitos os benefícios descritos na literatura quanto a utilização da aromaterapia e terapias manuais. O obj...
Read More
DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÃO CAPILAR CONDICIONANTE LEAVEIN CONTENDO ÓLEO DE ARGAN, ÓLEO DE COCO OU ÓLEO DE SEMENTE DE UVA
DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÃO CAPILAR CONDICIONANTE LEAVEIN CONTENDO ÓLEO DE ARGAN, ÓLEO DE COCO OU ÓLEO DE SEMENTE DE UVA
RESUMO Com o surgimento das técnicas de alisamento do cabelo, sejam definitivas ou não, o padrão de beleza passou a ...
Read More
USO DO ÓLEO DE SUCUPIRA NA TERAPÊUTICA
USO DO ÓLEO DE SUCUPIRA NA TERAPÊUTICA
RESUMO O presente artigo buscou discutir a utilização do óleo de sucupira na terapêutica, a espécie Bowdichia major M...
Read More