icon

Óleo de Copaíba: 6 benefícios maravilhosos do “Óleo da Vida”

Extraído da Copaifera, o Óleo de Copaíba, é também conhecido como o “Óleo da Vida’. Seus benefícios já são parte da sabedoria a indígena há centenas de anos. Eles fazem uso tanto da seiva quanto do óleo extraído do tronco para combater doenças da pele, picadas de insetos e para cura e cicatrização de ferimentos.

 

Ela é composta basicamente de hidrocarbonetos (sesquiterpenos) e ácido carboxílico (os diterpenos). Porém, a composição, e as proporções desse composto variam de acordo com a idade da árvore, o tipo, o solo no qual se encontra etc.,

 

Para se ter uma ideia, os seus compostos também são usados pela própria planta para manter longe os agentes nocivos como fungos, bactérias e até animais. Algo extraordinário é que até as cascas estão sendo alvo de pesquisas da Universidade Federal do Amazonas  para combater o vírus HIV, por conta de uma substância encontrada ali chamada de ácido betulínico.

 

Graças a alguns tipos de sesquiterpenos encontrados na copaibeira, o Óleo de Copaíba consegue também ter ação antifúngica, antiedêmica, analgésica e antiinflamatória. Também conseguem atuar na prevenção e no combate de vírus e ajudam a cicatrizar úlceras.

 

Mas não é só por ser usado topicamente pelos índios, e por estar sendo a todo momento estudada por especialistas que o Óleo de Copaíba acabou por receber o nome de “Bálsamo da Amazônia’. Confira aqui as outras ações que juntamente com as apresentadas tornam o esta maravilha amazônica no “Óleo da Vida” e no “Bálsamo da Amazônia”.

 

6 benefícios do Óleo de Copaíba

 

Possui propriedades anti-inflamatórias e bactericidas

Pesquisas demonstraram que o Óleo de Copaíba possui um alto teor de beta cariofileno, um composto químico que também pode ser encontrado no orégano, pimenta do reino, alecrim, manjericão e até mesmo maconha.

Entre outras funções, a substância serve para modular a resposta inflamatória do organismo e bloquear a ação nociva de agentes patogênicos (bactérias, vírus, fungos, protozoários)

 

Ajuda a combate ao Câncer

Estudos realizados pela Universidade de Campinas (Unicamp) apontam que a sesquiterpenos presentes no Óleo de Copaíba conseguem ter uma ação anticancerígena especialmente contra os cânceres de próstata, cólon e mama.

 

Ajuda a combater problemas na pele

A principal indicação do Óleo de Copaíba é para o tratamento da pele. Graças ao seu potencial anti-inflamatório e anti bactericida, o óleo não apenas nutre o tecido como também ajuda a curar condições como pé de atleta, picadas de insetos, erupções, dermatites, feridas, eczema, entre outros.

 

Possui ação tópica

Aplicar o Óleo de Copaíba em regiões específicas pode ajudar até na redução de estrias, celulites, manchas e cicatrizes. Ele também possui propriedades emolientes melhorando a hidratação da pele e também deixando-a mais jovem pois auxilia na produção de colágeno.

Por possuir ação anti-inflamatórias e analgésicas, o Óleo de Copaíba ajuda a diminuir as dores articulares e também relaxar a musculatura.

 

Melhora a respiração

Como dito anteriormente o Óleo de Copaíba possui agentes anti-inflamatórios e analgésicos. Por isso, o óleo pode ser usado como expectorante, pois relaxa os músculos expiratórios – envolvidos na respiração – e desobstrui os alvéolos pulmonares, clareando os canais respiratórios. Desse modo, auxilia no tratamento da asma, bronquite, pneumonia, sinusite, rinite e pigarros.

 

Aromaterapia

Na aromaterapia funciona como um anti-inflamatório. Pesquisa de óleos essenciais encontrou essa essência para ser benéfico no tratamento de problemas de saúde relacionados à ansiedade, congestão mucosa crônica, bronquite, condições irritáveis da bexiga, doenças da pele e diarréia crônica. Óleos essenciais de bálsamo Copaíba são eficazes para reduzir a inflamação, o tratamento de condições fúngicas e aliviar a dor.

 

Contraindicações

Pela sua natureza oleosa, a seiva de copaíba pode acelerar os movimentos intestinais, causando desconforto estomacal e diarréia. Outros possíveis efeitos colaterais do Óleo de Copaíba são vômitos, erupções na pele e alergia. Ele também não é indicado para gestantes e lactantes

Tenha Inúmeros benefícios usando e abusando do “Óleo da Vida”!

Nunca consuma ou aplique insumos vegetais ou animais sem orientação e acompanhamento de um profissional qualificado e de sua confiança.

 

“O Ministério da Saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas de que este produto previna, trate ou cure doenças. ”

 

Onde encontrar: Você encontra esses e outros Óleos acessando este link: mundodosoleos.com ou indo até a nossa loja localizada no CLSW 504 Bloco “B” loja 46, Sudoeste, Brasília (DF).

 

Descarte do Óleo

 

O descarte não adequado dos Óleos pode acarretar entupimento nas tubulações e ainda poluir a água. Por isso, procure locais próprios para o descarte. Armazene em um vidro e dirija-se aos postos de coleta da sua cidade.

 

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e artigos como esse.


2 comentários

  • Muito bom.
    Usei pra dor de ouvido pra minha filha . Nunca mais ela teve problema . Isso há 30 anos.

    Hilda
  • Posso usar na couro cabeludo? Tenho alopecia plano pilar

    ANGELA MARIA GOMES DA ROSA CANHA

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Related Posts

Óleos Essenciais Contra Indigestão
Óleos Essenciais Contra Indigestão
Muitas vezes acontece no verão, especialmente na época do Natal, exagerar na comida . Há muitas ocasiões de convívio ...
Read More
Como a Aromaterapia e os Óleos Essenciais Podem Ajudar no Cansaço
Como a Aromaterapia e os Óleos Essenciais Podem Ajudar no Cansaço
  Você sabia que o cansaço é uma resposta natural do organismo ao excesso de atividades e a correria da vida moderna?...
Read More
Óleo essencial para aumentar testosterona
Óleo essencial para aumentar testosterona
Os 3 principais óleos essenciais para equilibrar os hormônios naturalmenteQuero compartilhar com você como os óleos e...
Read More