Óleo de Copaíba: 6 benefícios maravilhosos do “Óleo da Vida”

Extraído da Copaifera, o Óleo de Copaíba, é também conhecido como o “Óleo da Vida’. Seus benefícios já são parte da sabedoria a indígena há centenas de anos. Eles fazem uso tanto da seiva quanto do óleo extraído do tronco para combater doenças da pele, picadas de insetos e para cura e cicatrização de ferimentos.

 

Ela é composta basicamente de hidrocarbonetos (sesquiterpenos) e ácido carboxílico (os diterpenos). Porém, a composição, e as proporções desse composto variam de acordo com a idade da árvore, o tipo, o solo no qual se encontra etc.,

 

Para se ter uma ideia, os seus compostos também são usados pela própria planta para manter longe os agentes nocivos como fungos, bactérias e até animais. Algo extraordinário é que até as cascas estão sendo alvo de pesquisas da Universidade Federal do Amazonas  para combater o vírus HIV, por conta de uma substância encontrada ali chamada de ácido betulínico.

 

Graças a alguns tipos de sesquiterpenos encontrados na copaibeira, o Óleo de Copaíba consegue também ter ação antifúngica, antiedêmica, analgésica e antiinflamatória. Também conseguem atuar na prevenção e no combate de vírus e ajudam a cicatrizar úlceras.

 

Mas não é só por ser usado topicamente pelos índios, e por estar sendo a todo momento estudada por especialistas que o Óleo de Copaíba acabou por receber o nome de “Bálsamo da Amazônia’. Confira aqui as outras ações que juntamente com as apresentadas tornam o esta maravilha amazônica no “Óleo da Vida” e no “Bálsamo da Amazônia”.

 

6 benefícios do Óleo de Copaíba

 

Possui propriedades anti-inflamatórias e bactericidas

Pesquisas demonstraram que o Óleo de Copaíba possui um alto teor de beta cariofileno, um composto químico que também pode ser encontrado no orégano, pimenta do reino, alecrim, manjericão e até mesmo maconha.

Entre outras funções, a substância serve para modular a resposta inflamatória do organismo e bloquear a ação nociva de agentes patogênicos (bactérias, vírus, fungos, protozoários)

 

Ajuda a combate ao Câncer

Estudos realizados pela Universidade de Campinas (Unicamp) apontam que a sesquiterpenos presentes no Óleo de Copaíba conseguem ter uma ação anticancerígena especialmente contra os cânceres de próstata, cólon e mama.

 

Ajuda a combater problemas na pele

A principal indicação do Óleo de Copaíba é para o tratamento da pele. Graças ao seu potencial anti-inflamatório e anti bactericida, o óleo não apenas nutre o tecido como também ajuda a curar condições como pé de atleta, picadas de insetos, erupções, dermatites, feridas, eczema, entre outros.

 

Possui ação tópica

Aplicar o Óleo de Copaíba em regiões específicas pode ajudar até na redução de estrias, celulites, manchas e cicatrizes. Ele também possui propriedades emolientes melhorando a hidratação da pele e também deixando-a mais jovem pois auxilia na produção de colágeno.

Por possuir ação anti-inflamatórias e analgésicas, o Óleo de Copaíba ajuda a diminuir as dores articulares e também relaxar a musculatura.

 

Melhora a respiração

Como dito anteriormente o Óleo de Copaíba possui agentes anti-inflamatórios e analgésicos. Por isso, o óleo pode ser usado como expectorante, pois relaxa os músculos expiratórios – envolvidos na respiração – e desobstrui os alvéolos pulmonares, clareando os canais respiratórios. Desse modo, auxilia no tratamento da asma, bronquite, pneumonia, sinusite, rinite e pigarros.

 

Aromaterapia

Na aromaterapia funciona como um anti-inflamatório. Pesquisa de óleos essenciais encontrou essa essência para ser benéfico no tratamento de problemas de saúde relacionados à ansiedade, congestão mucosa crônica, bronquite, condições irritáveis da bexiga, doenças da pele e diarréia crônica. Óleos essenciais de bálsamo Copaíba são eficazes para reduzir a inflamação, o tratamento de condições fúngicas e aliviar a dor.

 

Contraindicações

Pela sua natureza oleosa, a seiva de copaíba pode acelerar os movimentos intestinais, causando desconforto estomacal e diarréia. Outros possíveis efeitos colaterais do Óleo de Copaíba são vômitos, erupções na pele e alergia. Ele também não é indicado para gestantes e lactantes

Óleo-de-Copaíba-Mundo-dos-Óleos
Tenha Inúmeros benefícios usando e abusando do “Óleo da Vida”!

Nunca consuma ou aplique insumos vegetais ou animais sem orientação e acompanhamento de um profissional qualificado e de sua confiança.

 

“O Ministério da Saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas de que este produto previna, trate ou cure doenças. ”

 

Onde encontrar: Você encontra esses e outros Óleos acessando este link: mundodosoleos.com ou indo até a nossa loja localizada no CLSW 504 Bloco “B” loja 46, Sudoeste, Brasília (DF).

 

Descarte do Óleo

 

O descarte não adequado dos Óleos pode acarretar entupimento nas tubulações e ainda poluir a água. Por isso, procure locais próprios para o descarte. Armazene em um vidro e dirija-se aos postos de coleta da sua cidade.

 

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e artigos como esse.


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Related Posts

ARTIGO CIENTÍFICO -Determinação do Perfil de Ácidos Graxos do Óleo da Amêndoa do Fruto do Licuri
ARTIGO CIENTÍFICO -Determinação do Perfil de Ácidos Graxos do Óleo da Amêndoa do Fruto do Licuri
TÍTULO: DETERMINAÇÃO DO PERFIL DE ÁCIDOS GRAXOS DO ÓLEO DA AMÊNDOA DO FRUTO DO LICURI (SYAGRUS CORONATA (MARTIUS) BEC...
Read More
Saboroso e com Muitos Nutrientes, Óleo de Licuri Previne Doenças e tem usos Cosméticos
Saboroso e com Muitos Nutrientes, Óleo de Licuri Previne Doenças e tem usos Cosméticos
Mais conhecido regionalmente, o óleo extraído do semiárido nordestino pode ser usado na cozinha ou em cosméticos Pro...
Read More
Aromaterapia Para Melasmas e Manchas Escuras na Pele
Aromaterapia Para Melasmas e Manchas Escuras na Pele
AROMATERAPIA PARA MELASMAS E MANCHAS ESCURAS DE PELE Você sabia que 90% das pessoas que têm melasmas (manchas escuras...
Read More