Óleo Essencial de Olíbano: benefícios milagrosos que essa raiz divina traz para você

Só para você ter uma pequena ideia de como o Olíbano já é reconhecido por seus benefícios, aí vai uma curiosidade: o Olíbano é uma planta medicinal usada pelos egípcios há mais de 5 mil anos!

 

Usado inicialmente como incenso, o Olíbano logo teve suas propriedades reconhecidas a ponto de o tornarem uma das substâncias mais apreciadas do mundo antigo.

 

Nos tempos antigos, o Olíbano, bem como vários outros aromáticos, era tão valioso quanto gemas ou metais preciosos, daí a oferta de ouro, incenso (Olíbano) e mirra feita pelos três reis mago ao menino Jesus.

 

Seu valor era tanto que a planta teve considerável influência na economia de certos países, sendo causa frequente de disputas políticas.

 

Os antigos egípcios, inclusive, apostavam na resina Olíbano para preparar máscaras faciais de rejuvenescimento.

 

Hoje, além de ser usado na fabricação de incenso e cosméticos, ela também se encarrega de fazer bem para a beleza e a saúde.

 

O produto natural também faz bem para a saúde respiratória, para o sistema digestivo e até mesmo para o trato urinário. Todos os benefícios se devem às propriedades do Olíbano, que são adstringentes, cicatrizantes e anti-inflamatórios.

 

Por meio de extração por destilação é obtido o Óleo Essencial de Olíbano. Assim como a resina, o óleo é rico em diversos nutrientes que podem agir como anti-inflamatório – combatendo enfermidades como artrite reumatoide e doença de Crohn – Ajuda combater a depressão e até induzir células cancerígenas a se suicidarem!

 

Mas vamos aos benefícios dessa maravilha oferecida até ao menino Jesus

 

Benefícios do Óleo Essencial de Olíbano

 

Melhora o Trato Respiratório

 

O uso mais óbvio para o Óleo Essencial de Olíbano é a Aromaterapia. Por possuir um cheiro forte e penetrante, o óleo milenarmente é usado – no caso em forma de incenso – para tratar problemas pulmonares como tosses, catarro, asma laringites e até mesmo bronquites.

 

Isso porque, ao inalar o Óleo Essencial de Olíbano, o mesmo realiza uma lavagem dos membros e mucosas entupidas tanto interna como externamente.

 

Para fazer uso do óleo para inalação a dica é diluir um pouco do óleo em um recipiente com água fervente e aproximar a mistura às vias respiratórias. Ele também pode ser diluído em água (em banhos ou banhos de assento).

 

Funciona como agente anti-inflamatório

 

Segundo a pesquisa publicada pelo periódico Biology of Mood & Anxiety Disorders, a atividade anti-inflamatória e anestésica do Óleo Essencial de Olíbano foi atribuída à capacidade que os ácidos boswélicos, componentes químicos da resina, possuem de regular a produção de citocinas imunes e de infiltrarem leucócitos nas áreas inflamadas.

 

Essas ações são atribuídas à presença de monoterpenos e sesquiterpenos e seus derivados terpenóides em sua constituição química. Os principais constituintes são α- e β-pinene, limonene, myrcene, linalol, entre outros.

 

Por conta disso, como dito anteriormente, o Óleo Essencial de Olíbano pode ajudar a combater patologias como artrite reumatóide – doença inflamatória crônica que geralmente afeta as pequenas articulações das mãos e dos pés – e Doença de Crohn – distúrbio inflamatório sério do trato gastrointestinal.

 

Ajuda a combater a depressão

 

A depressão é uma doença que acomete muitas pessoas. Ela vai além de uma simples tristeza, podendo causar dor de cabeça, insônia, medo excessivo e dor no peito. O Óleo Essencial de Olíbano é indicado para depressivos.

 

Isso porque, quando queimado (você vai precisar de resina para isso), ele libera tetraidrocanabinol – um composto psicoativo de aumento de humor que pode agir como um estabilizador de humor, reduzindo os sintomas de depressão. Também pode ser usado por ansiosos e pessoas com obsessões.

 

Mas se você também se está se sentindo cansado, tente adicionar algumas gotas desse óleo essencial em seu banho. Isso porque ele é considerado um sedativo natural o que o faz ser usado para induzir sentimentos de paz, relaxamento e satisfação favoráveis à espiritualidade.

 

É importante ressaltar que a depressão é uma doença séria. Caso você sofra dessa doença, procure um psicólogo ou o seu médico.

 

Controle de células cancerígenas

 

Um artigo intitulado Chemistry and Biology of Essential Oils of Genus Boswellia, do departamento de biologia da Universidade de Nizwa, Oman, revisado e publicado em 2013 por Hidayat Hussain conclui que o Óleo Essencial de Olíbano (Boswellia carterii) possui a capacidade de suprimir a viabilidade reprodutiva de células cancerígenas da bexiga e de melanoma maligno, levando-as a entrarem em apoptose, ou seja, morte celular. Segundo a pesquisa, o Óleo Essencial de Olíbano conseguiu distinguir células cancerígenas da bexiga de células normais e suprimiu a viabilidade celular do câncer.

 

“O  Óleo Essencial de Olíbano pode representar uma terapia alternativa barata para os doentes atualmente sofrem de câncer de bexiga”, disse o pesquisador chefe Dr. Hsueh-Kung Lin da Universidade de Oklahoma.

 

Outra curiosidade – por alguns pode ser entendido como milagre – do Óleo Essencial de Olíbano é que ele já “curou” um Cancer de Cérebro Glioblastoma Multiforme de Grau 4. O depoimento desse caso você pode conferir aqui.

 

Outras aplicações interessantes do Óleo Essencial de Olíbano

 

 

CONTRAINDICAÇÕES

 

Por ser um produto natural, o Óleo Essencial de Olíbano não causa nenhum mal a sua saúde, por isso não possui nenhum tipo de contraindicação e nenhum tipo de efeito colateral. No entanto, ao usar o Óleo Essencial de Olíbano pela primeira vez, é recomendável que você aplique em uma pequena região visível, e espere por alguns minutos para ver se você tem alergia a esse produto.

 

No caso de alguma reação alérgica, lave imediatamente a pele com água corrente, sem esfregá-la e procure um médico. Para quem possui alguma alergia a esse produto, não é recomendável que continue usando-o.

Óleo-Essencial-de-Olíbano-Mundo-dos-Óleos
Tenha todos os benefícios divinos que essa raiz carrega em sua composição!

Nunca consuma ou aplique insumos vegetais ou animais sem orientação e acompanhamento de um profissional qualificado e de sua confiança.

 

“O Ministério da Saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas de que este produto previna, trate ou cure doenças. ”

 

Onde encontrar: Você encontra esses e outros Óleos acessando este link: mundodosoleos.com ou indo até a nossa loja localizada no CLSW 504 Bloco “B” loja 46, Sudoeste, Brasília (DF).

 

Descarte do Óleo

 

O descarte não adequado dos Óleos pode acarretar entupimento nas tubulações e ainda poluir a água. Por isso, procure locais próprios para o descarte. Armazene em um vidro e dirija-se aos postos de coleta da sua cidade.

 

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e artigos como esse.


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Related Posts

Aromaterapia Para Melasmas e Manchas Escuras na Pele
Aromaterapia Para Melasmas e Manchas Escuras na Pele
AROMATERAPIA PARA MELASMAS E MANCHAS ESCURAS DE PELE Você sabia que 90% das pessoas que têm melasmas (manchas escuras...
Read More
Óleos Essenciais Podem Ser Alternativa Para Conservar Alimentos
Óleos Essenciais Podem Ser Alternativa Para Conservar Alimentos
Óleos Essenciais Podem Ser Alternativa Para Conservar Alimentos   Utilizados pelos chineses há mais de 4 mil anos, os...
Read More
Inalação com Óleos Essenciais
Inalação com Óleos Essenciais
INALAÇÕES COM ÓLEOS ESSENCIAIS   A INALAÇÃO é indispensável para quem tem problemas nas vias respiratórias. A inalaçã...
Read More