icon

Para Que Serve o Óleo de Copaíba

O óleo de copaíba vem da copaíba. Existem mais de 70 espécies de árvores de copaíba identificadas, muitas delas na América do Sul e Central. A copaíba produz naturalmente o óleo-resina de copaíba. Este é extraído da árvore perfurando um buraco no tronco. Um tubo é então inserido no orifício, permitindo que o óleo-resina escorra. O óleo-resina de copaíba coletado de várias árvores costuma ser misturado.

Óleo-resina vs. óleo essencial

O óleo essencial de copaíba é feito a partir da resina do óleo de copaíba. É extraído do óleo-resina por meio de um processo de destilação a vapor. Tanto o óleo-resina de copaíba quanto o óleo de copaíba têm sido usados para diversos fins. Continue lendo para saber mais sobre o óleo de copaíba, seus possíveis benefícios e como você pode usá-lo.

Benefícios e usos do óleo de copaíba

As pessoas que vivem em áreas onde crescem árvores de copaíba há muito usam a resina de óleo de copaíba para uma variedade de propósitos diferentes. Alguns deles incluem:

- Como antiinflamatório;

- Para promover a cicatrização de feridas;

- Para fornecer alívio da dor para tratar uma ampla variedade de infecções, incluindo infecções da bexiga, gonorréia e infecções na garganta;

- Para tratar infecções do parasita que causa a leishmaniose;

- Como afrodisíaco;

- Para contracepção em produtos cosméticos, como sabonetes, loções e desodorantes, condicionadoresxampus;

Até agora, muitos dos benefícios potenciais da resina de óleo de copaíba e do óleo de copaíba são baseados em relatos anedóticos. No entanto, isso não quer dizer que os pesquisadores também não tenham investigado os possíveis benefícios.

Embora muitos dos estudos tenham sido conduzidos em animais, os resultados foram, em sua maioria, promissores. Vamos dar uma olhada no que algumas das pesquisas dizem até agora.

Anti-inflamatório

A inflamação está associada a uma variedade de doenças e condições. Por isso, pesquisas sobre os efeitos anti-inflamatórios da copaíba podem influenciar no desenvolvimento de tratamentos futuros.

Um estudo de 2014 avaliou os efeitos da resina de óleo de copaíba em um modelo de camundongo com esclerose múltipla (EM). Eles descobriram que o tratamento com resina de óleo de copaíba fez duas coisas:

- Produção reduzida de algumas moléculas associadas à inflamação

- Reduziu a quantidade de radicais de oxigênio, o que pode levar a danos celulares

Outro estudo de 2017 em ratos analisou os efeitos do tratamento com resina de óleo de copaíba em lesões na língua. O tecido da língua de ratos tratados com resina de óleo de copaíba apresentou menor presença de células imunes associadas à inflamação. Um estudo de 2018 avaliou o efeito da resina de óleo de copaíba em um modelo de colite em ratos. Eles descobriram que, embora a resina de óleo de copaíba reduzisse a inflamação e os radicais de oxigênio, não impedia os danos ao cólon.

Actividade antimicrobiana

Um estudo de 2016 avaliou a atividade antimicrobiana da resina de óleo de copaíba contra uma cepa padrão da bactéria Staphylococcus aureus, que pode causar infecções de pele e feridas. Os pesquisadores descobriram que mesmo baixas concentrações de resina de óleo de copaíba foram capazes de inibir o crescimento bacteriano. Outro estudo de 2016 avaliou a atividade de um gel de resina de óleo de copaíba nas espécies de bactérias Streptococcus presentes nos dentes. O estudo constatou que o gel apresentou atividade antimicrobiana contra todas as espécies testadas. No entanto, mais pesquisas são necessárias para determinar a natureza e a eficácia dessa atividade.

Alívio da dor

Um estudo de 2018 comparou o efeito da massagem com óleo essencial de copaíba e óleo essencial Deep Blue em pessoas com artrite. Eles descobriram que, quando comparada à massagem com óleo de coco, a mistura de copaíba e Deep Blue levou a uma diminuição nos escores de dor, um aumento na força dos dedos e melhorou a destreza dos dedos.

Leishmaniose

A leishmaniose é uma condição causada por parasitas do gênero Leishmania. É espalhado pela picada de um flebotomíneo. A forma cutânea da leishmaniose causa a formação de lesões cutâneas e úlceras. Um estudo de 2011 investigou os efeitos da resina de óleo de copaíba em camundongos com leishmaniose cutânea. Eles descobriram que o tratamento oral e combinado oral-tópico resultou em um tamanho de lesão significativamente menor. Investigações posteriores descobriram que a resina de óleo de copaíba pode afetar as membranas celulares do parasita Leishmania.

Riscos e precauções

A ingestão de altas doses de resina de óleo de copaíba pode causar problemas digestivos, como náuseas, vômitos e diarreia. Os óleos essenciais não devem ser ingeridos. Até o momento, possíveis perigos ou interações não foram relatados para o óleo essencial de copaíba.

Os óleos essenciais são muito concentrados e devem sempre ser diluídos quando aplicados topicamente. Se você está preocupado com uma possível reação cutânea, teste um pouco de óleo essencial de copaíba diluído em sua pele antes de usá-lo em aplicações maiores.

A maioria dos óleos essenciais são usados como aromaterapia e difundidos no ar. Pense nas outras pessoas na sala, incluindo animais de estimação, que podem estar inalando a aromaterapia.

Além disso, se estiver grávida, amamentando ou tiver algum problema de saúde subjacente, consulte seu médico antes de usar o óleo essencial de copaíba. Alguns óleos essenciais podem ser perigosos para mulheres grávidas, crianças e animais de estimação.

Como usar o óleo de copaíba


Você pode aplicar o óleo essencial de copaíba topicamente para coisas como inflamação, dor ou cicatrização de feridas.

Ao usar óleos essenciais para aplicações tópicas, certifique-se sempre de diluí-los adequadamente em um óleo transportador. Existem muitos óleos transportadores diferentes disponíveis, mas alguns exemplos incluem óleo de abacate, óleo de jojoba, óleo de amêndoa e óleo de semente de uva.

A diluição que você usa pode variar, no entanto, três a cinco gotas de óleo essencial por onça de óleo transportador é uma diluição recomendada comum.

Você pode usar o óleo essencial de copaíba topicamente de várias maneiras, inclusive como compressa, óleo de massagem ou creme ou loção.

O take-away


O óleo-resina de copaíba e o óleo de copaíba são derivados de muitas espécies de copaíba. O óleo-resina de copaíba tem sido usado na medicina tradicional para muitos fins, inclusive como antiinflamatório e para ajudar na cicatrização de feridas.

Grande parte da pesquisa sobre produtos de copaíba é focada na resina de óleo de copaíba. Propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas foram observadas. Atualmente, as pesquisas sobre os benefícios do óleo essencial de copaíba para a saúde ainda são limitadas.

Ao usar a aromaterapia, considere outras pessoas que possam inalá-la. Se você optar por usar o óleo essencial de copaíba topicamente, certifique-se de diluí-lo adequadamente no óleo transportador. Não ingerir óleos essenciais.

 


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Related Posts

Misture o óleo de mamona com bicarbonato de sódio: O truque de mágica das esteticistas para a pele
Misture o óleo de mamona com bicarbonato de sódio: O truque de mágica das esteticistas para a pele
Composto por ácido ricinoleico (85%), o óleo de rícino sempre foi conhecido por suas poderosas propriedades laxativas...
Read More
Óleos essenciais que eliminam pulgas e carrapatos de sua casa
Óleos essenciais que eliminam pulgas e carrapatos de sua casa
Confira como se livrar de vez dessas pragas que fazem mal para você e, principalmente, para cães e gatos. O método é ...
Read More
Óleos que Protegem seus Cabelos no Verão
Óleos que Protegem seus Cabelos no Verão
Por mais que o verão de 2023 esteja bastante diferente do que estamos acostumados, com muitas chuvas e alguns dias at...
Read More