O Óleo de Sucupira não é crendice! Ele tem benefícios que você nem imagina!

O tronco retorcido desta árvore finca raízes profundas no solo do cerrado. A sucupira gosta de espalhar suas sementes por todo o interior do Brasil, mas ela oferece mais do que flor e sombra que ela oferece para nós.

 

Tanto é verdade que ela é de uso comum e no interior do país a semente é um santo remédio. Mas esse uso popular realmente tem ações que funcionam de verdade?

 

Foi essa dúvida que fez a Universidade de Campinas (UNICAMP) a estudar a sucupira no intuito de saber qual são os seus benefícios reais para a nossa saúde bem como para o combate de doenças.

 

Ao longo de 11 anos os laboratórios do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas Biológicas e Agrícolas (CPQBA) da UNICAMP estudou os poderes medicinais da sucupira. Atualmente já foram comprovados cientificamente que as sementes da Sucupira têm substâncias que estão envolvidas com o processo de inibição da dor da inflamação e de certos tipos de Câncer, como o de próstata, por exemplo.

 

Extração do Óleo de Sucupira

 

Óleo de Sucupira, por sua vez, é feito a partir da parte interna da semente de sucupira da variedade branca. A parte de dentro da semente é bastante oleosa e, uma vez que a casca dura for retirada, não é difícil extrair o óleo.

 

Entretanto, é sempre bom dar uma olhada junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se ele está liberado, ou seja, se faz parte dos fitoterápicos aprovados pela instituição.

 

Benefícios do Óleo de Sucupira

 

Os índios utilizavam o Óleo de Sucupira para diminuir os sintomas de dores, principalmente as que estão associadas à inflamação nas articulações, como é o caso da artrite, artrite reumatóide, reumatismo e artrose. Mas essa maravilha ainda tem mais destaques. Confira:

 

1 – Propriedade Antisséptica

 

Óleo de Sucupira é indicado para evitar a contaminação em uma ferida, machucado aberto, inibir a proliferação de bactérias e micro-organismos na superfície da pele e de mucosas.

Ele possui seu valor antisséptico reconhecido por quem o utiliza.

 

2 – Propriedade Antibiótica

 

Sua função antibiótica indica que pode ser utilizado para combater as infecções causadas por bactérias no corpo humano.

 

3 – Propriedade Anti-inflamatória

 

As inflamações nos tecidos podem ser inibidas pelo uso do Óleo de Sucupira. Dores musculares também podem ser amenizadas com a utilização do óleo, tanto ingerido quanto usado em massagem local.

 

4 – Propriedade Analgésica

 

Óleo de Sucupira é utilizado para o alívio de diversos tipos de dores, especialmente dores relacionadas a inflamações.

 

Diferentemente dos primeiros benefícios apresentados no início do texto, o Óleo de Sucupira não tem uma comprovação científica, embora muitas pessoas sejam adeptas por afirmarem perceber as vantagens da sua utilização. Garanto que algum parente seu que vive no campo vai confirmar tudo o que dissemos aqui!

 

Como usar o Óleo de Sucupira

 

O óleo pode ser usado através da ingestão de cápsulas, sendo duas vezes ao dia antes das principais refeições.

 

Sob a forma de óleo extraído da semente, devem ser ingeridas 5 gotas duas vezes ao dia.

Para problemas como dermatoses, feridas e que necessitem de ação antisséptica, antibiótica e analgésica, aplique o óleo no local fazendo uma massagem para sua melhor absorção. Faça a aplicação de algumas gotas 2 vezes ao dia.

 

Óleo de Sucupira não tem contraindicações informadas, porém é sempre importante consultar o médico antes da ingestão e utilização de qualquer produto com fins medicinais. A partir do aval dele, você poderá iniciar seu uso e se beneficiar com o óleo.

Óleo-de-Sucupira-Mundo-dos-Óleos
Ganhe todos os benefícios do cerrado usando o Óleo de Sucupira

Nunca consuma ou aplique insumos vegetais ou animais sem orientação e acompanhamento de um profissional qualificado e de sua confiança.

 

“O Ministério da Saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas de que este produto previna, trate ou cure doenças. ”

Onde encontrar: Você encontra esses e outros Óleos acessando este link: mundodosoleos.com ou indo até a nossa loja localizada no CLSW 504 Bloco “B” loja 46, Sudoeste, Brasília (DF).

 

Descarte do Óleo

O descarte não adequado dos Óleos pode acarretar entupimento nas tubulações e ainda poluir a água. Por isso, procure locais próprios para o descarte. Armazene em um vidro e dirija-se aos postos de coleta da sua cidade.

 

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e artigos como esse.


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Related Posts

Óleos Essenciais Podem Ser Alternativa Para Conservar Alimentos
Óleos Essenciais Podem Ser Alternativa Para Conservar Alimentos
Óleos Essenciais Podem Ser Alternativa Para Conservar Alimentos   Utilizados pelos chineses há mais de 4 mil anos, os...
Read More
Inalação com Óleos Essenciais
Inalação com Óleos Essenciais
INALAÇÕES COM ÓLEOS ESSENCIAIS   A INALAÇÃO é indispensável para quem tem problemas nas vias respiratórias. A inalaçã...
Read More
Óleo de semente de Abóbora Estimula o Crescimento Capilar em Homens com Alopecia Androgenética
Óleo de semente de Abóbora Estimula o Crescimento Capilar em Homens com Alopecia Androgenética
Óleo de Semente de Abóbora Estimula o Crescimento Capilar em Homens com Alopecia Androgenética   Que os produtos oriu...
Read More