Óleo Essencial de Melaleuca: Conheça 7 benefícios desse queridinho do Mundo dos Óleos

Não fique achando que é um trava-língua. Também conhecida como Tea Tree ou Árvore Chá, a Melaleuca vem de uma árvore comum da Austrália e está em praticamente em tudo o que consumimos, de produtos de limpeza para casa até pastas de dente. Mas muito antes de emplacar nos rótulos, a plantinha milagrosa já era velha conhecida dos aborígenes, que perceberam suas propriedades antissépticas, antibióticas e antifúngicas, no trato de feridas e queimaduras.

 

Já o Óleo Essencial de Melaleuca possui um aroma forte e um cheiro semelhante a noz-moscada, sendo utilizado na aromaterapia para aliviar dores, estresse e tensão, além de auxiliar no tratamento de problemas respiratórios, incluindo dores de garganta, tosse, asma, bronquite, dentre outras condições de saúde. Ajuda a combater vários tipos de vírus, tais como varicela, gripe, sarampo, herpes e verrugas. Costuma ser combinado com lavanda, proporcionando forte ação antibacteriana.

 

Os principais constituintes do seu óleo essencial são: alfa-pineno, beta pineno, sabineno, mirceno, alfa-felandreno, alfa-terpineno, limoneno, cineol, gama-terpineno, para-cimeno, terpinoleno, linalol, terpinenol e alfa-terpineol. O óleo essencial da melaleuca possui inúmeros benefícios, incluindo propriedades antissépticas, antifúngicas, antibacterianas e antiviróticas.

 

7 Benefícios incríveis do Óleo Essencial de Melaleuca

1 – Ajuda a combate a acne e inflamação da pele

 

  • A acne é causada quando há o aumento de secreção de sebo pelas glândulas sebáceas e células mortas, obstruindo os poros da pele. Esse sebo acumulado libera algumas substâncias que causa inflamação no local, um meio propício para o desenvolvimento de bactérias, especialmente nesse caso, a Propionibacterium acnes, causadora da acne. Por possuir uma forte ação antimicrobiana e ampla, o uso do Óleo Essencial de Melaleuca em contato com os poros elimina bactérias como a Propionibacterium acnes.

 

  • Óleo Essencial de Melaleuca também é um antibiótico e antisséptico poderoso e, ao mesmo tempo, é suave, o que ajuda na redução das bactérias que se alojam sobre a pele.

 

2 – Combate Inflamações e infecções internas

 

  • Ajuda a amenizar a otite, uma infecção no ouvido médio, normalmente associada a problemas nas amígdalas. Também pode atenuar inflamações nos intestinos, como a enterite, e ajuda a expelir parasitas intestinais.

 

  • Além disso, acredita-se que o Óleo Essencial de Melaleuca ajuda a proporcionar proteção contra o efeito da terapia de raios X no tratamento do câncer de mama. Parece reduzir as marcas de cicatriz quando aplicado antes do tratamento, pois sua película protetora forma uma espécie de barreira contra a profunda penetração desses raios.

 

3 – Alivia dores

 

  • Princípios ativos encontrados no Óleo Essencial de Melaleuca aliviam e relaxam dores musculares. As propriedades anti-inflamatórias são ótimas para tratar aquelas dores pós-treino. Ele estimula o fluxo sanguíneo para a área específica, acelerando a cicatrização e aumentando a taxa de novos tecidos e no crescimento celular.

 

4 – Ajuda a tratar das mais diversas infecções

 

  • Agradeça aos terpenóides e eucaliptol, fitoquímicos presentes na tea tree, pelas propriedades medicinais, que garantem um cheirinho refrescante e combatem bactérias e fungos. Para congestionamentos nasais causados por resfriados e sinusites, por exemplo, uma inalação de vapor d’água com o óleo pode ajudar a liberar as vias respiratórias.

 

5 – Ajuda no combate a infecções vaginais e Candidíase

 

  • Um estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, estimou que provavelmente 55,7% de todas as mulheres terão pelo menos um episódio de infecção vaginal por fungos (como a candidíase) ao longo de suas vidas. Cremes vaginais antifúngicos e medicamentos por via oral são os tratamentos mais indicados pelos médicos. Mas uma pesquisa da University of Western Australia comprovou que o Óleo Essencial de Melaleuca, mesmo em baixas concentrações, é capaz de eliminar o principal fungo causador da candidíase. Alguns banhos de assento terapêuticos por semana podem ajudar a tratar e evitar reinfecções.

6 – Fortalecimento do sistema imunológico em geral

 

  • Uma massagem com o Óleo Essencial de Melaleuca antes de uma cirurgia ajudará a fortalecer o organismo. A planta também é eficaz na redução de choques pós-operatórios. Suas excelentes propriedades antivirais e germicidas são úteis no tratamento de infecções repetitivas e da fraqueza decorrentes de viroses. Também age como revigorante nos períodos de convalescência

 

7 – Protege e perfuma a casa

 

  • Óleo Essencial de Melaleuca pode muito bem ser usado na sua casa. Isso porque suas propriedades conferem a ele uma forte ação antifúngica e bactericida, além de deixar um cheirinho muito agradável na sua casa. Caso queira saber algumas receitas maravilhosas para tirar mofos, limpar a louça e até o chão confira aqui

Recomendações de Uso

 

Óleo Essencial de Melaleuca não pode ser ingerido sem a orientação médica adequada! Por isso, quem opta por ter o óleo essencial, deve saber que ele é muito potente, mas a sua utilização com fins médicos só deve ser feita sob orientação médica. Nunca substitua sua visita ao médico ou as instruções médicas por soluções caseiras!

 

Óleo-Essencial-de-Melaleuca-Mundo-dos-Óleos
Conheça os benefícios desse queridinho do Mundo dos Óleos

 

Nunca consuma ou aplique insumos vegetais ou animais sem orientação e acompanhamento de um profissional qualificado e de sua confiança.

 

“O Ministério da Saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas de que este produto previna, trate ou cure doenças. ”

 

Onde encontrar: Você encontra esses e outros Óleos acessando este link: mundodosoleos.com ou indo até a nossa loja localizada no CLSW 504 Bloco “B” loja 46, Sudoeste, Brasília (DF).

 

Descarte do Óleo

 

O descarte não adequado dos Óleos pode acarretar entupimento nas tubulações e ainda poluir a água. Por isso, procure locais próprios para o descarte. Armazene em um vidro e dirija-se aos postos de coleta da sua cidade.

Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e artigos como esse.


Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados

Related Posts

Os Melhores Óleos Essenciais para Tireoide
Os Melhores Óleos Essenciais para Tireoide
Os Melhores Óleos Essenciais para Tireoide Publicado em 11/02/2019 por By Samia Aromaterapia A tireóide é uma glâ...
Read More
Jurema-Branca - Um Óleo Essencial de Tradições Brasileiras
Jurema-Branca - Um Óleo Essencial de Tradições Brasileiras
JUREMA-BRANCAUm óleo essencial de tradições brasileiras Com muita honra e felicidade, a Laszlo traz pela primeira vez...
Read More
4 Óleos Essenciais que Reduzem a Retenção de Água e o Inchaço nas Pernas
4 Óleos Essenciais que Reduzem a Retenção de Água e o Inchaço nas Pernas
4 Óleos Essenciais que Reduzem a Retenção de Água e o Inchaço nas PernasVocê sente suas pernas, tornozelos ou pés inc...
Read More