Você sabe porque o Óleo de Melaleuca está sendo um dos queridinhos de venda no Brasil? A resposta é simples: porque ele pode ser usado tanto em produtos de beleza quanto cosméticos como até em produtos de limpeza! Vamos te explicar o porquê disso agora! Confira:
Melaleuca
A melaleuca é originária da Austrália, onde era amplamente utilizada pelas tribos aborígenes no tratamento de diarreias, dores, feridas, limpeza dos dentes, etc. Há muito tempo a melaleuca extrapolou as fronteiras da Oceania, passando a ser cultivada também na América do Sul, Europa e Ásia!
Mas muito antes de emplacar nos rótulos, a melaleuca, ou também conhecida como plantinha milagrosa já era muito utilizada pelos aborígenes, que perceberam suas propiedades antisépticas, antibióticas e antifúngicas, no tratamento de feridas e queimaduras.
Propriedades do Óleo Essencial de Melaleuca
O óleo retirado das folhas destas espécies de melaleuca é amarelo claro (quase transparente) e tem um cheiro, digamos, marcante! Embora o perfume não seja exatamente o que podemos chamar de gostoso, este óleo tem tantos benefícios e ações que você não imagina! Confira alguns deles:
Os principais constituintes do Óleo Essencial de Melaleuca (também conhecido como Óleo de Tea Tree são: alfa-pineno, beta pineno, sabineno, mirceno, alfa-felandreno, alfa-terpineno, limoneno, cineol, gama-terpineno, para-cimeno, terpinoleno, linalol, terpineol e alfa-terpineol.
Benefícios do Óleo Essencial de Melaleuca
Alivia dores musculares
Você que vai sempre à academia deve conviver constantemente com aquelas dores muito chatas e indesejadas causadas pelo esforço físico. Resultado: tem dias que o músculo está tão rígido que é só tocar nele para vir aquele berro de dor! Quando isso acontecer, ao invés de ir correndo pegar um relaxante muscular (que às vezes até eliminam todo o esforço feito pelo músculo e, por consequência, os seus ganhos) use o Óleo Essencial de Melaleuca!
As propriedades anti-inflamatórias do óleo o tornam um poderoso aliado ao combate das dores musculares pós-treino, estimulando o fluxo sanguíneo para a área específica, acelerando a cicatrização e aumentando a taxa de novos tecidos e no crescimento celular.
Ajuda no combate a infecções vaginais e Candidíase
Um estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, estimou que provavelmente 55,7% de todas as mulheres terão pelo menos um episódio de infecção vaginal por fungos (como a candidíase) ao longo de suas vidas. Cremes vaginais antifúngicos e medicamentos por via oral são os tratamentos mais indicados pelos médicos. Mas uma pesquisa da University of Western Australia comprovou que o Óleo Essencial de Melaleuca, mesmo em baixas concentrações, é capaz de eliminar o principal fungo causador da candidíase. Alguns banhos de assento terapêuticos por semana podem ajudar a tratar e evitar reinfecções.
Combate a Acne
A acne é causada quando há o aumento de secreção de sebo pelas glândulas sebáceas e células mortas obstruindo os poros da pele. Esse sebo acumulado libera algumas substâncias que causa inflamação no local, um meio propício para o desenvolvimento de bactérias, especialmente nesse caso, a Propionibacterium acnes, causadora da acne. Por possuir uma forte ação antimicrobiana e ampla, o uso do Óleo Essencial de Melaleuca em contato com os poros elimina bactérias como a Propionibacterium acnes.
Alivia vários tipos de Infecção
Agradeça aos terpenoides e eucaliptol, fitoquímicos presentes na tea tree, pelas propriedade medicinais, que garantem um cheirinho refrescante e combatem bactérias e fungos. Para congestionamentos nasais causados por resfriados e sinusites, por exemplo, uma inalação de vapor d’água com o Óleo Essencial de Melaleuca pode ajudar a liberar as vias respiratórias.
Receita sem erros!
Ferva uma bacia pequena de água e adicione 3 gotas do óleo, enquanto ela esquenta. Tire do fogo, apoie o recipiente com a água em um lugar seguro (cuidado para não se queimar) e coloque uma toalha sobre a cabeça. Inale profundamente o vaporzinho refrescante por 15 minutos.
Protege e perfuma a casa
O Óleo Essencial de Melaleuca pode muito bem ser usado na sua casa. Isso porque suas propriedades conferem a ele uma forte ação antifúngica e bactericida, além de deixar um cheirinho muito agradável na sua casa.
Confira algumas receitas maravilhosas para usar o Óleo Essencial de Melaleuca na sua casa:
Combatendo o Mofo
Para acabar com o mofo, em um recipiente spray coloque um litro d’água, junte meio copo de vinagre e 15 gotas do Óleo Essencial de Melaleuca. Pulverize sobre a zona interessada e deixe agir por tanto tempo possível.
Limpando o Chão
Junte 15 gotas do Óleo Essencial de Melaleuca com outras 15 de eucalipto em meio copo de bicarbonato e deixe tudo dissolver-se em um balde d’água. Obtenha assim um ótimo produto para limpar o chão.
Louça limpa
Derrame poucas gotas do Óleo Essencial de Melaleuca de tempos em tempos na sua máquina de lavar louças. Isso irá ajudará a desinfetar tanto as louças quanto a própria máquina
Protege as unhas
Para as unhas, o principal benefício do Óleo Essencial de Melaleuca é o seu efeito antisséptico. Ela age em todas infecções bacterianas, reduzindo a multiplicação de fungos e bactérias. As propriedades antibactericida e antifúngica do óleo garantem unhas lisas e sem manchas. Ele ainda colabora na regeneração de unhas deformadas.
Contraindicações e Efeitos colaterais
O Óleo Essencial de Melaleuca não deve ser consumido por via oral, apenas ser usado externamente. Em raros casos, foram relatadas irritações com o contato direto com a pele, ocasionando em dermatite de contato alérgico.
Nunca consuma ou aplique insumos vegetais ou animais sem orientação e acompanhamento de um profissional qualificado e de sua confiança.
“O Ministério da Saúde adverte: não existem evidências científicas comprovadas de que este produto previna, trate ou cure doenças. ”7
Onde encontrar: Você encontra esses e outros Óleos acessando este link: mundodosoleos.com ou indo até a nossa loja localizada no CLSW 504 Bloco “B” loja 46, Sudoeste, Brasília (DF).
Descarte do Óleo
O descarte não adequado dos Óleos pode acarretar entupimento nas tubulações e ainda poluir a água. Por isso, procure locais próprios para o descarte. Armazene em um vidro e dirija-se aos postos de coleta da sua cidade.
Estamos também nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook e acompanhe novidades e artigos como esse.